Conheça seus aprendizes
Quem são? De onde eles vêm? O que já sabem? O que desejam aprender?
Quem são? De onde eles vêm? O que já sabem? O que desejam aprender?
São mínimas as barreiras para inscrição em um MOOC, por isso qualquer pessoa pode se tornar um participante, independente do nível de formação (ensino médio, graduação, etc), localização, língua, ou background acadêmico.
Problema
Desenvolver um produto de sucesso, sem conhecer o público-alvo e seus respectivos interesses, necessidades e desejos, ou sem a participação de uma amostra desse público no processo de desenvolvimento é um grande desafio. No contexto dos MOOCs, essa situação é ainda mais difícil devido ao grande número de participantes e à diversidade sócio-econômica-cultural e educacional dos mesmos. O MOOC deve ser projetado tendo quem em mente?
Força
Solução
Um esboço inicial das personas (categorias ou grupos de aprendizes) que representam seu público-alvo pode ser o primeiro passo. Tente descobrir mais informações e características desses grupos de aprendizes. Comece a pensar em estratégias flexíveis que abordem esses grupos e trazem boas experiências de aprendizagem. Tente construir um curso que seja adequado para mais de um grupo, mesmo sabendo que agradar a todos é sempre uma tarefa impossível.
Ação
O padrão Coleção de Personas e Estórias pode te ajudar a fazer o esboço inicial dos grupos de aprendizes. Para coletar dados sobre a sua audiência você também pode usar outras técnicas de coleta de dados:
Os dados coletados podem ser organizados na forma de Mapa Conceitual, para que análises sejam feitas.
Referências
Este padrão é uma adaptação de Know your audiences. Criado por Steven Warburton (2015), MOOC Design Patterns Project. Disponível em http://www.moocdesign.cde.london.ac.uk/outputs/patterns.