Coleção de personas e estórias

Uma forma de conceituar o público-alvo e suas características.

Você está prestes a estreitar a relação com o público-alvo do seu MOOC e definir uma estratégia que te ajude a compreendê-lo melhor, a fim de desenvolver um curso que atenda as necessidades deles de forma mais efetiva. Também quer usar isso para redirecionar a construção do conteúdo, atividades de ensino e avaliação, bem como estratégias de marketing para divulgação do curso.

Problema

É difícil, caro e trabalhoso entrar em contato com o público-alvo. Você e seu MOOC têm problemas para encontrar uma maneira simples e eficaz de fazer isso.

Força

  • O conceito de persona pode ser um primeiro passo na busca pela compreensão do público-alvo.
  • Perguntas mal construídas podem atrapalhar, em vez de ajudar.

Solução

Utilize o template Na posição de (função, perfil), eu (devo, quero, gostaria de) (ação ou objetivo), com o propósito de (valor para a vida pessoal e/ou profissional. Exemplo: Eu, na função de professora, quero aprender a desenvolver um MOOC, com o propósito de disseminar o conhecimento que eu tenho estudado, lecionado e investigado nos últimos anos.

Em inglês: As (function, job title or user profile), I (should, want to, would like to) (action or goal), with the purpose of (value for personal or professional life).

Ação

A técnica de Estórias de Usuários pode ser utilizada para identificar requisitos úteis para construir um curso e as principais personas a serem alcançadas pelo mesmo. Para isso, um questionário online (por exemplo: Google Forms) pode ser usado. Dentre outras seções e questões do seu interesse, crie uma seção com os campos:

· Se os usuários deste curso forem classificados de acordo com suas características comuns, você gostaria de ficar em qual grupo? (persona)

· O que você gostaria de aprender durante um curso sobre <coloque o título/tema/conteúdo principal"? Você também pode falar sobre recursos ou características úteis para você! (conteúdo ou habilidades que o participantes gostaria de desenvolver)

· Por que você gostaria de aprender o que descreveu anteriormente? Ou, se você descreveu recursos ou características, por que eles deveriam existir no curso? (motivação, valor)

A primeira questão diz respeito à identificação das personas. Para guiar o usuário e facilitar a análise posterior, coloque algumas opções pré-definidas, ou seja, defina alguns tipos de usuários que você acha que podem se interessar pelo curso. Entretanto, use a opção “outros” ou um espaço em aberto, para que novos tipos sejam inseridos pelos respondentes do questionário.

A sugestão é que as demais questões sejam abertas, para que as respostas não fiquem limitadas.

O questionário pode ser distribuído de diversas formas: Facebook (sua página principal ou grupos de interesse), listas de contatos/discussão relacionadas ao tema, Twitter, ou na própria plataforma onde o MOOC será ofertado.

Um Mapa Conceitual pode ser construído, a fim de organizar e analisar as personas e estórias coletadas.