Aprendizagem baseada em projetos

Forneça uma estrutura para que os estudantes aprendam por meio do envolvimento com o processo de design, tomando decisões para desenvolver e implementar um projeto.

O assunto abordado no MOOC permite que os estudantes se envolvam no processo de construção de alguma coisa útil para um determinado contexto. Você, enquanto projetista da aprendizagem, está começando a criar um novo curso, um novo módulo ou, talvez, planeja redesenhar um curso já existente e quer garantir que o curso incentive os estudantes a aprenderem por meio do desenvolvimento de um projeto.

Problema

Os estudantes tornam-se desmotivados e funcionam menos quando o curso é baseado somente em atividades passivas e que não exigem aplicação do conhecimento obtido. Ou ainda quando a estratégia de ensino e aprendizagem não foi bem construída ou não está claramente definida.

Força

  • Não é fácil adquirir ou aperfeiçoar habilidades só olhando, lendo ou assistindo vídeos. É preciso praticar.
  • Para que os estudantes desenvolvam habilidades de criatividade, inovação, dentre outras, é necessário que eles aprendam construindo conhecimento vivo, baseando-se nas próprias experiências, não apenas memorizando conceitos e ideias.
  • É difícil para o estudante trabalhar ou construir algo que ele não possui interesse.

Solução

Utilize a Aprendizagem baseada em Projetos para aumentar a motivação e engajamento dos estudantes; aprofundar os conteúdos; desenvolver pensamento crítico fundamentado e resolução de problemas; promover habilidades de autoaprendizagem, colaboração, criatividade, dentre outras requeridas para os estudantes do século XXI.

Ações

No contexto dos MOOCs, a Aprendizagem Baseada em Projetos tem sido utilizada como principal estratégia norteadora do projeto pedagógico de todo o curso ou de unidades de aprendizagem (aulas, módulos), dependendo da forma como a plataforma é organizada.

· Os projetos podem ser predeterminados pelo instrutor or podem ser completamente determinados pelos estudantes.

· Caso a plataforma permita, você pode dividir os estudantes em grupos, a fim de favorecer o trabalho colaborativo.

Os seguintes itens podem ser considerados, a fim de aplicar a Aprendizagem baseada em Projetos.

· Âncora: introdução do contexto da problematização aos estudantes e apresentação das informações básicas para ambientá-los e gerar interesse pelo tema.

· Questão Motriz: Questão motivadora principal que guiará o desenvolvimento do projeto, busca de material de apoio (artefatos) coletado ao longo da execução do projeto e que contribui para a formulação da solução do projeto. De forma geral, artefato é qualquer coisa útil para o projeto. Além disso, a questão motriz pode ser detalhada a partir da definição de questões auxiliares.

· Voz e escolha do estudante: é importante incentivar a autonomia dos estudantes em definir tema, problema, projeto, solução de desenvolvimento do projeto, apresentação final, etc.

· Criar um ambiente que favoreça debates, discussões, reflexões e ações durante o processo de ensino e aprendizagem.

· Feedback e revisão constante do professor ou dos demais colegas. Adicionalmente, algumas plataformas estão usando agentes inteligentes como uma forma de fornecer feedback automático para os estudantes, o que é bastante adequado para o contexto online e massivo.

· Resultados expostos publicamente (compartilhamento dos resultados ou produto final relacionado ao projeto). O professor precisa definir quais itens devem constar no material apresentado (ex: definição do problema, coleta de dados, análise de dados, escrita de resultados, etc).

· Avaliações diagnósticas, somativas e formativas podem ser usadas ao longo do processo de planejamento, desenvolvimento e apresentação final do projeto. Exemplos de avaliações no contexto dos MOOCs: roteiro de autoavaliação do estudante, avaliação entre pares, produção de portfólio. No caso da Avaliação entre pares, é muito importante que o professor forneça um script (rubrica) do que deve ser observado, analisado e/ou escrito. Isto é, um formato padrão com itens que precisam ser fornecidos, tais como comentários, informação suplementar ou evidências/exemplos de algo que está sendo dito, sugestões para que o colega avaliado possa adquirir conhecimento e melhorar seu projeto a partir do comentário fornecido.

Referências

http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/2_aprendizagem_baseada_em_projeto_versaofinal.pdf