Avaliação entre pares
Os estudantes podem aprender avaliando os demais colegas, mas usando rubricas (regras) bem definidas.
Os estudantes podem aprender avaliando os demais colegas, mas usando rubricas (regras) bem definidas.
Diversos conteúdos requerem o uso de questões abertas como uma estratégia para ajudar os estudantes a atingiram os objetivos de aprendizagem definidos. É o caso de questões relacionadas às provas matemáticas, redação, problemas de design, dentre outros.
Problema
A avaliação aberta em cursos virtuais de larga escala, tais como uso de fóruns tradicionais, questões abertas de texto livre, é um grande desafio. A equipe de instrutores e tutores não conseguiria fornecer todo o feedback necessário aos estudantes.
Força
Solução
A avaliação entre pares tem sido bastante utilizada e, se for bem organizada, planejada e instruída, pode complementar ou atuar como um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem em MOOCs. Adicionalmente, pode ajudar os estudantes a desenvolverem diversas habilidades, tais como engajamento e performance.
Ação
De forma geral, as plataformas de MOOC que dão suporte à avaliação entre pares desenvolvem tal recurso considerando algumas características, tais como: avaliações divididas entre grupos de linguagem (falantes da língua inglesa, espanhola, etc), avaliações anônimas, adição de uma autoavaliação, dentre outras. Ou seja, algumas características são próprias da plataforma e o instrutor não tem controle sobre isso. Entretanto, incentivar os estudantes a fornecer feedback de alta qualidade para seus pares é uma questão importante para cursos de acesso aberto.
Você precisa verificar se a plataforma de MOOCs escolhida fornece o recurso de avaliação entre pares e como ele funciona. Caso não forneça, você pode buscar Plataformas adjacentes para tentar aplicar a ideia de Avaliação entre pares no seu MOOC.
Defina se a avaliação entre pares será somativa ou formativa, dentro do processo de ensino e aprendizagem do curso proposto.
Adicionalmente, defina se a atribuição será objetiva (certo/errado, sim/não, verdadeiro/falso) ou subjetiva. No caso de avaliação subjetiva, rubricas devem ser definidas pelo instrutor e equipe, a fim de guiar as avaliações a serem conduzidas pelos estudantes.
Explicações textuais ou Vídeos de 2-3 minutos podem ser fornecidos, a fim de explicar o processo de avaliação entre pares e o que se espera dos estudantes. É importante apresentar exemplos de feedback que são esperados, bem como exemplos de feedback ruins.
Também é interessante usar a estratégia de quiz, durante ou ao final do vídeo, a fim de verificar a compreensão dos estudantes sobre a tarefa de avaliação em par que eles participarão.