Património Histórico

Home > Descobrir a Região > Património Histórico

Um património histórico religioso e mágico! 

A serra como local de culto e trabalho, existe deste os tempos da pré-história, locais associados a praticas religiosas, como o culto dos mortos e os agradecimentos de boas caçadas. Com a vinda dos Monges Dominicanos, foi então construído o primeiro convento da Ordem em Portugal. Por questões climatéricas, foi nesta serra que se construiu a única Fábrica do Gelo, um complexo fabril, bastante inovador para a época.

Real Fábrica do Gelo

Também referida como Fábrica da Neve da Serra de Montejunto, Única no país, é um dos raros exemplares de seu género existentes na Europa e, em termos de tecnologia, à época, uma das mais avançadas. Classificada como Monumento Nacional desde 1997 (ver aqui site sobre a Fábrica do Gelo)

Conventos da Ordem de São Domingos

Foi no inicio do séc. XIII , que se iniciou a construção do primeiro convento da Ordem de São Francisco. Por questões de uma reforma na Ordem, por volta do séc. XVIII, foi iniciada a construção de um novo edifício, que nunca chegou a ser concluído.

Capela de Nossa Senhora das Neves

No inicio do séc. XIII a Capela de Nossa Senhora das Neves, já marcava a sua presença no cimo da serra, local de uma antiga romaria que se realizava no dia 5 de Agosto e que, se mantém até aos nossos dias.

Ermita de São João Baptista

Pequena construção religiosa do séc.XVII, dedicada à vida de São João Baptista, assente em dois rochedos calcários, que coroam no cume da serra.

Convento de Nossa Senhora da Visitação

Construído em 1540, pelos monges da Ordem de São Francisco, numa quinta de D. Pedro de Noronha, hoje é uma propriedade privada, situada junto à povoação de Vila Verde dos Francos.

Castro de Pragança

Foi um povoado pré-histórico, localizado acima da povoação de Pragança e foi descoberto em 1893. Tem um longo período de ocupação que abrange o neolítico final, as idades do Cobre, do Bronze e do Ferro e, ainda, a época Romana. Localizado no sítio denominado por Castelo, na aldeia de Pragança. Após sofrer intervenção por parte da autarquia, o mesmo encontra-se visitável, podendo oferecer uma vista única sobre toda a região oeste.

Coordenadas de Localização: 39.198518, -9.058856

Castro de São Salvador

Localiza-se na Freguesia do Cercal, município do Cadaval, na parte oriental da Serra de Montejunto. Tratava-se de mais um povoado fortificado, que teve uma ocupação estratégica com fins de observação e defesa, a partir do qual se dominava um vasto território. Foi ocupado desde os finais da Idade do Ferro até aos inícios da Romanização. Foi identificado nos anos 40 do século XX por Hipólito Cabaço. Os materiais resultantes das suas pesquisas, encontram-se guardados em Alenquer, no museu que ostenta o seu nome. 

Coordenadas de Localização: 39.220331, -8.999986

Castro de Rocha Forte

Povoado Fortificado, do período da idade do ferro, situa-se a 1,5 km a sul da aldeia de Rocha Forte, do concelho do Cadaval.  O sítio arqueológico abrangerá uma área que ocupará o Picoto do Cabeço do Velho e o Picoto das Furnas sendo o acesso ao castro extremamente difícil, devido à densa vegetação e florestação do cabeço onde se situam os vestígios arqueológicos. Tratar-se-à de um povoado fortificado onde foram recolhidos alguns fragmentos cerâmicos e onde há notícia de terem sido vistos restos de muralhas que circundam o Cabeço do Monte.

Coordenadas de Localização: 39.208877, -9.046992