Aldeias e Gentes Serranas

Home > Descobrir a Região > Aldeias e Gentes Serranas

A herança das gentes serranas que aqui habitam! 

As aldeias da serra da de Montejunto constituem a herança da vida dos povos que teimosamente combateram contra a escassez de recursos numa terra que subsistia apenas da agricultura e da pastorícia. 

Símbolo da rudeza das gentes que aqui habitavam, as aldeias - hoje quase desertificadas - surgem edificadas numa arquitectura simples e por vezes confusa, devido à adaptação de habitações tipicas de outros lugares, trazido pelos imigrantes. 

A serra tem cerca quase uma dezena de aldeias, consideradas serranas, que se situam no sopé da serra, derivado ao seu declive. a norte temos a aldeia de Pragança, a mais elevada em relação ás restantes, caminhando para Sudoeste temos o Carvalhal, seguindo a mesma direcção segue-se a Tojeira, o Pereiro, o Avenal, seguindo a mesma direcção, mas ligeiramente para sul temos Vila Verde dos Francos, mudando de direcção no sentido do Este temos a Portela do Sol, seguindo a mesma direcção teremos Cabanas de Torres, a maior aldeia do sopé da serra, só lá mais longe e no estremo Nordeste da serra, temos e Cercal, continuando e voltando a dirigirmos-nos para Oeste aparece a Rocha Forte, continuando no mesmo sentido voltaremos a encontrar Pragança. 

É neste circulo oval que se determinou o perímetro da Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, com estas aldeias, como seu suporte e apoio. 

Quem vier à serra, vale a pena visitar estas aldeias, cada uma com as suas características e semelhanças, assim como as suas gentes e costumes, umas mais modernizadas outras ainda herdando usos e costumes do passado.