Fonte: Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco, 2011.

VIII Região de Saúde - Petrolina

Municípios que compõem a VIII Região de Saúde

Afrânio

Cabrobó

Dormentes

Lagoa Grande

Orocó

Petrolina

Santa Maria da Boa Vista

A VIII Região de Saúde, com sede em Petrolina, abrange administrativamente sete municípios: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Faz limite com os municípios de Parnamirim, Belém do São Francisco e divisa com os estados da Bahia e Piauí. É uma região banhada pelo Rio São Francisco e composta por populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e assentamentos, apresentando uma população estimada em 517.042 habitantes (IBGE, 2021).

A VIII Região vem se destacando nos últimos anos em termos de crescimento econômico. As principais atividades são a agroindústria, vinicultura e fruticultura, com maior potencialidade de desenvolvimento para agroindústria, agricultura e artesanato. É conhecida como polo dinâmico de desenvolvimento da irrigação, da fruticultura e de exploração turística às margens do Rio São Francisco, com suas ilhas e hidrelétricas, tem impactado em um crescimento acelerado e desordenado, o que resulta em vários efeitos sociais e de saúde (MAPA DE SAÚDE, 2022).

Quanto à caracterização da população por sexo no período de 2017 a 2021, o sexo feminino predomina, com uma variação pouco significativa em relação ao masculino. Para os municípios da Região também é observada a mesma característica (MAPA DE SAÚDE, 2022).

Comparando-se os anos censitários e 2020, nota-se importante crescimento na população de jovens, especialmente no grupo de 20 a 39 anos, cujo maior crescimento foi em 2010 e um crescimento na população de 60 a 79 anos. Por outro lado, a população de 10 a 19 anos apresenta-se em declínio, com uma redução no período. Entre os municípios, as maiores proporções de idosos, considerando os dois grupos de 60 a 79 e 80 anos e mais, são observadas em Afrânio e Dormentes. Destaca-se ainda a população de 20 a 39 anos, principalmente no município de Orocó (MAPA DE SAÚDE, 2022).

A proporção de residentes alfabetizados na VIII Região de Saúde cresceu 36% entre 1991 e 2010, alcançando um total de 63,1% no último censo demográfico, proporção abaixo da apresentada pelo Estado de Pernambuco no mesmo censo que foi de 72,2% (IBGE, 2019). A faixa etária com maior aumento percentual de alfabetização foi a de 5 a 9 anos, um aumento de 70,9% (MAPA DE SAÚDE, 2022).

A caracterização da Taxa Bruta de Natalidade na VIII Região de Saúde evidencia um aumento na natalidade entre 2017 e 2021, passando de 17,5 para 18,0, sendo o pico de nascidos vivos por 1.000 habitantes em 2018 (MAPA DE SAÚDE, 2022).

Na VIII Região de Saúde, a média do coeficiente de mortalidade infantil de 2017 a 2021 foi de 15,9 óbitos infantis por 1.000 nascidos vivos. A menor taxa foi registrada em 2018 e a maior taxa em 2019, com 15,0 e 16,9 óbitos por mil nascidos vivos, respectivamente. Entre os anos de 2017 e 2019, observa-se que os municípios que compõem a Região mantêm-se um parâmetro enquanto mortalidade geral, porém nos anos de 2020 e 2021 existe um aumento desta taxa em todos os municípios em decorrência da COVID-19, o que mostra a gravidade da referida doença (MAPA DE SAÚDE, 2022).

A VIII Região de Saúde possui cobertura da ESF de 96,2%, um percentual satisfatório. Quanto à cobertura de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a Região apresentou em 2021, 86% de assistência da categoria em seu território. Em relação às Equipes de Saúde Bucal, a Região conta com 60,2% de cobertura. Para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), a VIII Região conta com 16 NASF-AB distribuídos em sete municípios (MAPA DE SAÚDE, 2022).

A pactuação do desenho regional da rede estabelece a responsabilidade de cada município no componente Pré-natal e no componente Parto e Nascimento. Para a assistência pré-natal de risco habitual, o conjunto dos sete municípios fizeram a adesão com garantia de atendimento no próprio território. Para a assistência de alto risco, os municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista garantem o atendimento no próprio território, enquanto o município de Orocó teria Cabrobó como referência (MAPA DE SAÚDE, 2022).

Quanto à pactuação do componente Parto e Nascimento, o Hospital Dom Malan, localizado em Petrolina, é referência de alto risco para todos os municípios da VIII GERES, sendo que, o município de Cabrobó pactua referência, também, para o Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (VII Região) (MAPA DE SAÚDE, 2022).

Para a rede de Atenção Psicossocial (RAP) a VII Região de Saúde possui em Petrolina três modalidades de dispositivos CAPS (AD III, Infanto-Juvenil e CAPS II), além de duas Unidades de Acolhimento, sendo uma adulta (UAA) e outra Infanto-juvenil (UAIJ). O CAPS AD III de Petrolina é referência para os municípios de Afrânio, Lagoa Grande e Dormentes, conforme pactuação da RAPS.

Além dos serviços de saúde, o território da VIII Região conta com duas Centrais de Regulação, sendo uma ambulatorial e outra de Transplante. Ademais, conta com a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), que está localizada em Juazeiro, estado da Bahia, que regula também, o acesso dos usuários da VIII Região.


Fonte: Equipe técnica da VII IGERES, 2022.