Fonte: Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco, 2011.

VII Região de Saúde - Salgueiro

Municípios que compõem a VII Região de Saúde

Belém de São Francisco

Cedro

Mirandiba

Salgueiro

Serrita

Terra Nova

Verdejante

A VII Região de Saúde, com sede em Salgueiro, é constituída por sete município: Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. As principais atividades econômicas da Região de Saúde são representadas pelas feiras livres, realizadas nos sete municípios deste território. É importante ressaltar que o período de desenvolvimento na área da construção civil foi impulsionado, com o advento de empresas para a construção da transnordestina e transposição do rio São Francisco na zona rural do município de Salgueiro e Terra Nova. A Região presenta uma população estimada em 148.297 habitantes (IBGE, 2021; MAPA DE SAÚDE, 2021).

A maior parte de sua população é do gênero feminino, representando 50,6%. A taxa de analfabetismo apresentou decréscimos na VII Região de Saúde, quando comparados os anos de 1991 e 2010. Todos os municípios apresentaram decréscimo nas suas taxas de analfabetismo. Com ênfase aos municípios de Belém de São Francisco com - 52,3%, Salgueiro -50,4% e Serrita -50,3%, que apresentaram as maiores quedas percentuais (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Dentre os indicadores de saúde da VII Região observa-se que a proporção de nascidos vivos de mães na faixa etária de 21-30 anos é a principal, entretanto, o número de nascimentos de mães adolescentes entre 10 e 19 anos representa 26,85% do total de nascidos vivos, ressaltando que a gravidez na adolescência se constitui em um risco para a gestante, portanto, as ações de planejamento familiar devem ser amplamente trabalhadas (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Em relação aos indicadores de mortalidade foi observada uma situação preocupante em relação ao aumento de óbitos por câncer, na região. Observando que em alguns municípios como Salgueiro e Cedro houve aumento de 100% desses óbitos. Destacando alguns grupos das Neoplasias como o caso do câncer de mama (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Considerando o período entre 2010 e 2019 foi observada uma diminuição na taxa de mortalidade infantil de 5,1%. A proporção de óbitos por faixa etária de mães adolescentes (10-20 anos), evidencia um risco maior para óbito de crianças dessas mães, chamando a atenção para o município de Serrita, com taxa de 7,69 óbitos por 1.000 nascidos vivos de mães na faixa etária de 10 a 14 anos. Também é possível observar na série que esta mesma faixa etária apresenta a maior taxa em relação às demais faixas (MAPA DE SAÚDE, 2021).

A Região conta com 54 Equipes de Saúde da Família (ESF). Observa-se melhor cobertura no ano de 2020, mas não há 100% de cobertura, este fato pode estar relacionado ao aumento populacional que as cidades tiveram, conforme estimativa IBGE 2020 (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Quanto às Equipes de Saúde Bucal, a VII Região conta com 89,26% de cobertura (PES, 2020). O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) tem cobertura de 97,7%%. Apenas o município de Belém do São Francisco não possui 100% de cobertura (CIS, 2020).

Para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), apesar das mudanças ocorridas na forma de funcionamento da atenção primária, a VII Região conta com 07 NASF-AB, um em cada município. Em relação à cobertura dos Centros de Especialidades Odontológicas, a VII Região conta com 02 unidades de atendimento (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Conforme Pactuação da Rede no território da VII Região de Saúde desde 2011, os municípios que a compõe tem como referência de risco habitual a maternidade do Hospital Regional Inácio de Sá e como alto risco o Hospital Dom Malam em Petrolina como sede de macro (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Segundo informações contidas no Plano de Ação de Urgência e Emergência da VII Região de Saúde, faz parte deste componente, a promoção, prevenção e vigilância a saúde, SAMU 192 e suas centrais de regulação médica das urgências, sala de estabilização, UPA 24h e o conjunto de serviços de urgência 24h, hospital, portas de entrada e leitos de retaguarda, e atenção domiciliar (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Para a Rede de Atenção Psicossocial (RAP) a VII Região de saúde possui: 01 CAPS I e 10 Leitos de Saúde Mental Hospital Regional Inácio de Sá (PES,2020; Mapa de saúde, 2021).

Na Região, a atuação de Redes, colegiados, grupos técnicos entre outras representações de gestores, trabalhadores, movimentos sociais e usuários tem ampla participação e são consideradas ferramentas fundamentais nos processos de governança regional do SUS, bem como articulação entre outras políticas setoriais (MAPA DE SAÚDE, 2021).


Fonte: Equipe técnica da VII GERES, 2022.