Fonte: Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco, 2011.

IX Região de Saúde - Ouricuri

Municípios que compõem a IX Região de Saúde

Araripina

Bodocó

Exu

Granito

Ipubi

Ouricuri

Parnamirim

Santa Cruz

Santa Filomena

Trindade

Moreilândia

A IX Região de Saúde do Estado de Pernambuco é formada por onze municípios: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri (sede), Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. Localizados no alto sertão do Araripe, no total abrangem uma área de 14.143,82 Km², com uma população de 357.999 habitantes. Limita-se ao leste com os municípios da VII Região de Saúde, ao sul com os municípios da VIII Região de Saúde, ao norte com os municípios do Estado do Ceará e ao oeste com os municípios do Estado do Piauí (MAPA DE SAÚDE, 2021).

A IX Região de Saúde registra carências nas condições de vida de sua população, notadamente nas áreas de renda, esgotamento sanitário, abastecimento d’água, mortalidade infantil e educação básica, tendo como maior desafio alcançar um desenvolvimento mais equilibrado e distributivo, oferecendo melhores condições de renda e de vida à sua população (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Percebe-se ainda que a economia da região é caracterizada pela exploração da gipsita no chamado Pólo Gesseiro, pelas culturas de subsistência nas áreas de sequeiro e pela pecuária extensiva (bovino/caprinonocultura) e agricultura diversificada na Chapada do Araripe (produção da mandioca) (MAPA DE SAÚDE, 2021).

A IX Região de Saúde vem demonstrando uma melhora com relação a escolaridade de sua população – bem como o restante do país – principalmente com relação ao índice de analfabetismo, que apresentou significativa redução.

Nos últimos anos, a composição da população da IX Região de Saúde é quase equivalente em ambos os sexos. Nos últimos anos, a população feminina vem se equiparando à masculina. A população masculina estimada no ano de 2020 era 177.204 (49,5%) enquanto feminana era de 180.795 (50,5%) (CIS, 2020). Pode ser observado um alargamento no meio da pirâmide, indicando o predomínio da população de jovens adultos, com faixa etária de 20 a 29 anos. Todavia, ressalta-se o aumento na população de idosos (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Os indicadores socioeconômicos e culturais influenciam indiretamente na ocorrência de mortalidade materna, infantil e fetal, e por isso são dados importantes para serem analisados e monitorados. O perfil epidemiológico da Região caracteriza-se principalmente pelas elevadas taxas de mortalidade infantil, uma questão histórica da Região que reflete as condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade de recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil (MAPA DE SAÚDE, 2021).

De forma geral a Região apresenta um percentual de 34,37% de óbitos infantis por causas evitáveis do total de seus óbitos infantis (N 19.230), enquanto que os óbitos com causa mal definida ainda apresentam 7,19% (N 1.383) e as causas claramente não evitáveis 58,44% (N 11.238) (MAPA DE SAÚDE, 2021).

A cobertura populacional estimada de Equipes de Saúde da Família na IX Região foi de 93,7% em 2020 (CIS, 2020). Quanto às Equipes de Saúde Bucal, conta com 68,55% de cobertura. Para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) a cobertura é de 90,2% (PES, 2020-2023).

Para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), A Região conta com 14 NASF-AB, na Regional a modalidade Tipo I é a mais abrangente, apenas o município de Granito tem a modalidade Tipo II. Destaca-se a ampliação e a presença deste equipamento de saúde nos 11 municípios da Regional, contribuindo para o fortalecimento e integralidade da atenção (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Já a atenção ao parto de risco habitual na IX Região de Saúde segue uma pactuação que determina que Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena, e Ouricuri devem encaminhar suas pacientes para a Maternidade Mãe Coruja/HRFB, já o Hospital e Maternidade Santa Maria se posiciona como referência para Araripina, Ipubi e Trindade. O Hospital Dom Malan - HDM, situado em Petrolina, tornou-se a referência para toda a IX Região de Saúde, tanto para os partos de alto risco quanto para o atendimento de maior complexidade tecnológica neonatal e pediátrica (MAPA DE SAÚDE, 2021).

A Rede de Atenção Psicossocial da IX Região de Saúde está em desenvolvimento e para organização dos serviços a Região pode ser subdivida em três Microrregiões: Araripina (Araripina, Ipubi e Trindade), Bodocó (Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia) e Ouricuri (Ouricuri, Parnamirim, Santa Filomena e Santa Cruz). A Microrregião de Araripina conta com um CAPS I em cada município e seis leitos integrais de saúde mental (localizados em Araripina), a Microrregião de Bodocó conta com CAPS I em Bodocó e Exu e a Microrregião de Ouricuri conta com um CAPS I em Ouricuri (MAPA DE SAÚDE, 2021).

Caracterizam-se como portas de entradas para a Rede de Atenção e Urgência as unidades mistas e os hospitais municipais, entretanto, o Hospital Regional Fernando Bezerra - HRFB, localizado na cidade de Ouricuri, também funciona como porta de entrada, em virtude de o município sede não possuir hospital municipal. O HRFB é referência para os serviços de média complexidade, com atendimentos contínuos e ininterruptos de cunho especialista em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia, pediatria e obstetrícia (MAPA DE SAÚDE, 2021).


Fonte: Equipe técnica da IX IGERES, 2022.