Álgebra Linear I - Geologia (MAC106/MAW116)
UFRJ 2026-1
Professor: Matias del Hoyo
UFRJ 2026-1
Professor: Matias del Hoyo
Turma: 12910
Sala: CCMN F2-22/24
Horário: Segunda 13-16 hs
Datas das provas: P1 04/mai, P2 15/jun, 2C 29/jun, PF 06/jul
A disciplina oferece uma introdução à geometria linear no plano e no espaço, usando a linguagem de vetores para estudar retas, planos, distâncias, e ângulos. Também abordaremos o estudo das cônicas e discutiremos a sua equação geral.
Lista 1 - Plano Cartesiano
Lista 2 - Cônicas
Lista 3 - Espaço Cartesiano
Lista 4 - Produto vetorial
Plano cartesiano: sistema cartesiano, vetores em ℝ², operações com vetores (soma, multiplicação por escalar e produto interno), ângulos, áreas e projeções. Equações da reta e distância ponto-reta.
Cônicas: elipse, parábola e hipérbole; elementos geométricos e equações das cônicas. Propiedades reflexivas. Identificação a partir da equação geral do segundo grau.
Espaço cartesiano: sistema cartesiano, vetores em ℝ³, dependência linear. Equações da reta e do plano. Ângulos e distâncias entre pontos, retas e planos.
Produto vetorial: Definição. Produto misto e volumes. Interpretação geométrica e física. Colinearidade e coplanaridade. Posições relativas. Retas reversas. Outras aplicações.
Medeiros, L. A. J., Andrade, N. G. de, and Wanderley, A. J. M. Álgebra Vetorial e Geometria. Campus, 1981.
Delgado, J., Frensel, K., and Crissaff, L. Geometria Analítica. Coleção PROFMAT, SBM, 2013.
Steinbruch, A., and Winterle, P. Geometria Analítica. Makron Books, 1987.
Link para a pasta com as videoaulas da disciplina Geometria Analítica que eu ministrei na UFF em 2021.1.
A ementa de Álgebra Linear I corresponden ao material coberto nas videoaulas 1 a 22.