MISSÃO PÚBLICA ORGANIZADA

Após 5 anos a denunciar o SIADAP e a propor alternativas para a avaliação do trabalho na Administração Pública, a MPO decidiu construir uma ficha de avaliação (fictícia e anónima) para que cada um(a) possa avaliar a(s) sua(s) chefia(s). Esta é uma das principais propostas da MPO relativamente a um novo sistema de avaliação do trabalho, pois apenas com boas lideranças se consegue motivar os trabalhadores e com eles organizar o trabalho. 

Apesar de pela Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro, ser possível a avaliação dos dirigentes pelos seus trabalhadores, ela não é, no entanto, realizada pelos Serviços, prejudicando muito a qualidade do Serviço Público e perpetuando um sistema perverso para a organização do trabalho e para a grande maioria dos funcionários públicos. 

Este exercício é uma brincadeira muito séria, pois não tendo validade estatística, pode revelar informação importante sobre o funcionamento actual na Administração Pública e sobre o sentir dos seus trabalhadores.

 Avalie a sua chefia aqui.

A MPO considera que o modelo de organização do trabalho actualmente em vigor na Administração Pública Portuguesa está longe de respeitar os trabalhadores nas suas várias dimensões, como o direito ao trabalho com dignidade e o direito à participação, assim como os cidadãos que têm direito a serviços de qualidade.

Pretende contribuir para uma mudança de paradigma na organização do trabalho em Portugal centrada na humanização do trabalho.

Tem três objectivos gerais:

- dar voz aos trabalhadores que diariamente sofrem com a cisão entre discursos e práticas internos à Administração Pública, valorizando as suas experiências e saberes concretos, sempre numa perspectiva construtiva de procura de soluções.

- debater novos modelos de organização do trabalho, compatíveis com os valores que se desejam para futuro, como os da participação, cooperação, transparência, qualidade do serviço e sustentabilidade.

- mobilizar os cidadãos em torno de causas justas relativas à Administração Pública, que promovam melhores condições de trabalho e melhores serviços prestados.