Este site é um produto educacional, resultado de uma dissertação de mestrado. Neste espaço você encontrará dinâmicas, utilizando o mesmo jogo base, que chamamos Escova. Este material é destinado aos professores, e com esse intuito deixamos materiais de leitura que podem ser adaptados pelo docente. A comunidade em geral consegue utilizar os jogos com a ideia de jogar por jogar e explorar o cálculo mental. As regras estão descritas nas dinâmicas.
O material está estruturado em cinco dinâmicas pensadas para o Ensino Fundamental anos finais. Pode ser utilizado como material de reforço e retomada de conceitos em etapas posteriores e também no Ensino Fundamental anos inicias.
O principal recurso das dinâmicas é o baralho, se houver necessidade, pode ser produzido as cartas, caso haja algum impedimento para o uso do baralho no local de aplicação, que podem ser impressas e plastificadas. Acreditamos que o baralho poderá ser mais interessante como jogo, por ter uma questão histórica e cultural, e nesse sentido, já fazer parte do contexto dos estudantes. Fica a critério do professor analisar o que é mais adequado a sua realidade.
O baralho pode e deve ser usado como recurso de contagem. Dependendo do nível dos estudantes, o professor pode utilizar recursos manipuláveis como o material dourado, tampinhas, palitos, permitindo que o estudante explore as operações básicas. É interessante que gradualmente esses recursos sejam deixados de lado, para desenvolver a memória e também a autonomia dos grupos, pois à coerência dos resultados será julgada pelos próprios colegas/adversários.
Em geral, as dinâmicas irão desenvolver o cálculo mental. A escola costuma valorizar o cálculo utilizando papel e lápis, sem explorar o raciocínio impregnado e tornando o processo sem significado para o estudante. O cálculo mental tem potencial para estabelecer uma relação mais pessoal entre o estudante e o conhecimento matemático. Saiba mais.