OFICINAS
QUAL A MEDIDA DO RAIO DA TERRA?
Essa oficina ocorreu de forma remota, em maio de 2021. A partir dos procedimentos utilizados por Eratóstenes para encontrar a medida do raio da Terra, pode-se trabalhar conceitos relacionados à Circunferência, Círculo, e seus elementos, bem como retas paralelas cortadas por transversais. Jogos on-line e Geobegra também fizeram parte da abordagem da oficina.
Público alvo: discentes do Ensino Fundamental e Médio.
Objetos do conhecimento: Circunferência e Círculo; Retas paralelas cortadas por transversais.
Parceria: Programa Residência Pedagógica (PRP) - DMA/UFS
SÓLIDOS PLATÔNICOS
A oficina remota “Sólidos Platônicos” foi aplicada em maio de 2021 e teve como objetivo compreender a geometria espacial, a partir dos sólidos platônicos, utilizando ferramentas motivadoras para identificar e construir com materiais manipuláveis os poliedros regulares e, com isso, desenvolver a curiosidade da aplicação destes conceitos em práticas cotidianas. Pôde-se explorar os conceitos filosóficos dos poliedros regulares e seus significados tratados por Platão e, além disso, com o auxílio de materiais manipuláveis, houve o estudo de conceitos relevantes da geometria espacial (relação de Euler e volume, por exemplo). No decorrer da oficina, notou-se maior interação dos envolvidos em relação às práticas metodológicas tradicionais, levando em consideração o envolvimento dos estudantes no processo de construção e interesse em solucionar as indagações explanadas durante a atividade.
Público alvo: discentes do Ensino Médio.
Objetos do conhecimento: Circunferência e Círculo; Retas paralelas cortadas por transversais.
Parceria: Programa Residência Pedagógica (PRP) - DMA/UFS
O PLANO CARTESIANO DO LAR: UMA FERRAMENTE CONCRETA PARA DISCUTIR O DISTANCIAMENTO SOCIAL
Essa oficina ocorreu de forma remota, em dezembro de 2020. A partir do jogo on-line Batalha Naval, iniciou-se uma discussão sobre a localização de pontos no plano, chegando-se ao plano cartesiano. A partir de então, foram apresentadas situações para que se localizassem pontos no plano e realizássemos uma associação desses pontos com um par ordenado. Em seguida, os participantes foram convidados a reconhecer em suas casas elementos que pudessem servir como eixos perpendiculares (como azulejos no chão), ou mesmo construir em folhas de papel o plano cartesiano. Trazendo à tona um tema muito presente durante a pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi abordado por meio de uma situação-problema, na qual devia-se definir os locais para carteiras dentro de uma sala (cujas medidas foram dadas), cumprindo-se o distanciamento mínimo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Público alvo: discentes dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Plano cartesiano; Distância entre pontos no plano cartesiano.
Parceria: Programa Residência Pedagógica (PRP) - DMA/UFS
MATEMÁTICA E MÚSICA
Essa oficina ocorreu de forma remota, em dezembro de 2020. A partir de um diálogo inicial sobre Pitágoras, discutiu-se sobre experimentos musicais e a criação da escala musical. Os experimentos de Pitágoras foram destacados, a partir das notas musicais conseguidas e da relação com as frações da corda utilizada no instrumento musical monocórdio. Apresentou-se então uma tabela que associava cada nota musical a uma fração correspondente, e tendo-se como total uma corda de comprimento 600, conseguiu-se o número correspondente. Por fim, sabendo-se o número associado a cada nota musical, utilizou-se o aplicativo "Monocórdio Simples" para conseguir o som das notas musicais, a partir dos número associados.
Público alvo: discentes dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Unidades de medida; Frações; Fração de um número.
TANGRAM E AS FRAÇÕES
Esta oficina ocorreu de forma remota, em outubro de 2020. A partir da construção do Tangram (quebra-cabeça geométrico chinês formado por 7 peças - 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo), foram discutidas questões voltadas à geometria, destacando elementos geométricos contributivos para a construção, tais como a diagonal, bem como polígonos formados a partir das dobraduras e recortes inerentes à confecção. Com o Tangram construído foram dados alguns desafios para que eles pudessem manusear e perceber mais características do material. A partir de então, fomos discutindo e marcando em cada material a fração que correspondia ao todo.
Público alvo: discentes do 6º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Triângulos; Diagonal de um quadrado; Frações.
TANGRAM E O TEOREMA DE PITÁGORAS
Esta oficina ocorreu de forma remota, em setembro de 2020. A partir da construção do Tangram (quebra-cabeça geométrico chinês formado por 7 peças - 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo), foram discutidas questões voltadas à geometria e à área de figuras planas. A partir de então, solicitou-se que fosse desenhado, numa folha, um triângulo, utilizando-se como molde um dos triângulos grandes formado. Observando-se que se trata de um triângulo retângulo, definiram-se os catetos e a hipotenusa. A seguir, utilizando-as as 7 peças do Tangram, tinha-se a tarefa de montar quadrados cujas áreas fossem igual aos quadrados das medidas dos comprimentos dos catetos do triângulo em questão, e depois, com as 7 peças, formar um quadrado cuja área fosse o quadrado da medida do comprimento da hipotenusa correspondente. Assim discutiu-se a relação de igualdade formada e formalizou-se o Teorema de Pitágoras, relação que vale para qualquer triângulo retângulo.
Público alvo: discentes do 9º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Triângulos; Diagonal de um quadrado; Áreas de figuras planas; Teorema de Pitágoras.
BALÕES JUNINOS
Esta oficina ocorreu de forma remota, em junho de 2020. A partir da construção de triângulos isósceles, formaram-se octaedros que representaram balões juninos. Ao longo de toda a confecção discutiram-se características e possibilidades para formar-se tal sólido geométrico. Destacaram-se também elementos relativos à cultura junina e buscou-se explorar a criatividade dos discentes na ornamentação dos "balões" construídos.
Público Alvo: discentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Objetos do conhecimento: triângulos, ângulos, sólidos geométricos
PESOS E EQUAÇÕES
Esta atividade tem como materiais necessários balanças de dois pratos e pesos de diferentes tamanhos. Tais pesos devem ser construídos pelos próprios estudantes envolvidos na oficina. A ideia é utilizar diferentes pesos de modo a obter o equilíbrio da balança e, com isso, associar esse equilíbrio a igualdade das equações.
MEDIDAS INACESSÍVEIS
Esta oficina foi dividida em duas partes: no primeiro momento houve a construção do teodolito, em seguida, cada grupo fez a resolução de um problema para obter uma medida inacessível com o uso da trigonometria e o material construído (teodolito). Por fim, discutimos a importância do uso de materiais reaproveitados e das razões trigonométricas para obtenção de medidas inacessíveis.
CALCULADORA PARABÓLICA
Na oficina "Calculadora Parabólica" a partir de material manipulável construído na qual se utiliza o plano cartesiano e a parábola y=x^2, trabalharam-se conceitos inerentes a pontos no plano, retas, parábolas e operações com números inteiros.
CONSTRUINDO TRIÂNGULOS COM PALITOS
A proposta foi estudar a função afim a partir de uma situação-problema inicial, na qual buscava-se associar o número de triângulos e o número de palitos utilizados. Para isso, os participantes construíam triângulos com palitos fazendo uma associação da quantidade de triângulos construídos e o número de palitos usados. A partir de então associamos uma lei de formação e representamos por meio de gráfico a situação em questão.
Parceria: Programa Residência Pedagógica (PRP) - DMA/UFS
O TANGRAM E O ESTUDO DE FRAÇÕES
O Tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Nesta oficina, construiu-se o Tangram a partir de dobras e recortes, dando-se ênfase aos elementos geométricos e às frações durante toda a confecção. Após a construção, com a orientação dos docentes presentes, houve discussão e atividade relativa a frações equivalentes, na qual os discentes realizavam trocas de peças que representavam a mesma quantidade do todo.
SÓLIDOS PLATÔNICOS
Platão foi um filósofo grego que viveu entre os séculos V e IV a.C.. Uma de suas contribuições para a Matemática está voltada aos chamados Sólidos Platônicos (nome dado em sua homenagem). Tais sólidos possuem a característica de que o número de arestas é igual em todas as faces e de que os ângulos poliédricos possuem o mesmo número de arestas. Os cinco Poliedros de Platão são: o Cubo, o Tetraedro, o Dodecaedro, o Icosaedro e o Octaedro. Nesta oficina cada grupo confeccionou um poliedro de Platão, observando as formas geométricas, ângulos e demais propriedades inerentes.
USO DA TORRE DE HANÓI PARA O ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL
O objetivo foi Identificar a relação de dependência entre o número de discos da torre de Hanói e a quantidade mínima de movimentos necessários para deslocar estes discos de uma base para outra e estabelecer um algoritmo que expresse a quantidade mínima de movimentos em função do número de discos (tal situação pode ser descrita por meio de uma função exponencial). A partir da relação percebida, estudou-se o comportamento da função exponencial através do software Geogebra.
Parceria: Programa Residência Pedagógica (PRP) - DMA/UFS