Estímulos Lúdicos que unem doses certas de  Educação e Diversão!

Essa brincadeira, conhecida no mundo todo, agora virou este divertido livro-caixinha®. O objetivo é ter alguém como mestre, que vai retirando as cartas e passando às crianças as ações que precisam ser feitas. Quando proporcionamos o contato direto com atividades simples e divertidas, nós ajudamos a criança a desenvolver habilidades essenciais de comunicação, socialização, cooperação, atenção, autocontrole e respeito às regras, além de trabalhar o corpo. Uma obra que pode ser usada em escolas, dinâmicas de grupo, de lazer e como entretenimento para pessoas de todas as idades. 

                                                                 Sugestões para variar a brincadeira... jogando!

 Na forma original, todos ficam em pé ou sentados, dependendo do comando do "Mestre" que ficará de frente para o grupo.

2) Prestar atenção ao que o Mestre ordenar pois aquele que desobedecer às regras fica fora do jogo.

3) Em cada comando sempre o Mestre tem que falar a frase "O Mestre mandou". Se ele não falar os integrantes do grupo devem desobedecer mas, aqueles que realizarem o comando saem da jogada e devem esperar a próxima jogada.

4) Depois que o mestre mandar fazer algum gesto ou movimento, fazer o que ele disse até que a ordem mude. Se a próxima ordem não começar com "O Mestre Mandou", continue fazendo o que a anterior dizia. Fique atento para não ficar fora do jogo.

5) Em uma versão diferente do jogo, o mestre determina quantos erros podem ser cometidos antes que alguém saia do jogo.

Observação: Ao iniciar uma nova partida o vencedor será o próximo mestre.

6) Use temas para variar o jogo: Em datas comemorativas , o mestre pode mudar o nome. Por exemplo, se a festa é de Páscoa pode ser "O coelhinho mandou", se for Dia das Mães, "A Mamãe mandou", se for Dia dos Namorados, "O Cupido mandou" ou Natal, "O Papai Noel mandou".

7) Se for uma atividade de lazer com adolescentes ou adultos poderá ser acrescentadas alguma ordens possíveis como:

8) Jogo do Silêncio: O Mestre realiza os gestos e movimentos sem falar e os integrantes imitam.

9) O mestre realiza o movimento e os integrantes observam e viram de costas. Quando o mestre falar "Já" o grupo vira de frente com os olhos fechados e realiza o comando, se o mestre mudou o movimento o participante fica fora da jogada.