Persistência em buscar soluções!

Linux Mint - Como adicionar atalhos na barra de ferramentas

Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa, baseada no Ubuntu. Atualmente, ele está em sua versão 19.2, que é baseada na versão estável de suporte longo 18.04 do Ubuntu.

Se você usa esse sistema operacional, já deve ter se deparado com a seguinte questão: como adicionar atalhos no painel (barra de ferramentas)? Realmente, é bem diferente da forma como adicionávamos os atalhos na barra de ferramentas do Windows. Você conseguiu descobrir como se faz? Se sim, parabéns! Bem diferente, né? Eu também senti diferença. Caso não tenha conseguido, siga o passo a passo que eu descobri, fuçando esse maravilhoso sistema! Vamos lá? Então, sigam-me os bons!

Passo a passo

1. Clique com o botão direito no Painel (barra de ferramentas), escolha a opção Painel e, depois, Adicionar novos itens… Veja a Figura 1.

Figura 1 - Adicionando novos itens ao painel.

2. Clique em Lançador e, em seguida, no botão Adicionar. Veja a Figura 2.

Figura 2 - Adicionando um lançador.

Observou (Figura 3) que o atalho apareceu no final do painel, depois do relógio, com um ícone indefinido?

Figura 3 - Um lançador indefinido.

OBS.: Caso seja um lançador existente, um outro aplicativo que ficava no painel, antes de você deletá-lo, você pode editá-lo em Preferências do painel. Esse lançador que existia aparece na lista. Então, basta substitui-lo, clicando no botão de "+" para adicionar o lançador de sua preferência e, depois disso, selecionar o lançador indesejado na lista e clicar no botão de excluir (ícone da lixeira). Continue seguindo o passo a passo que você vai entender...

3. Feche a janela ativa (Figura 4).

Figura 4 - Fechando a janela ativa.

4. Clique novamente com o botão direito no painel, escolha a opção Painel e, dessa vez, Preferências do painel. Veja a Figura 5.

Figura 5 - Preferências do painel.

5. Na janela que se abriu (Figura 6), clique na aba Itens, clique no lançador recém criado, que está no final da lista e, por fim, edite-o, clicando no botão de editar, conforme mostra a próxima figura.

Figura 6 - Editando o lançador (atalho).

6. Aqui, nós vamos definir o nosso programa. Adicione um item existente ao lançador, clicando no botão de “+” (Figura 7). Nessa mesma etapa, também podemos editar o nome e o ícone dos itens.

Figura 7 - Adicionando um item existente ao lançador.

7. Digite na barra de pesquisas o nome do aplicativo desejado ou use a barra de rolagem para encontrá-lo. No meu caso, vou adicionar o GIMP (GNU Image Manipulation Program = Programa de manipulação de imagem do GNU). Veja a Figura 8.

Figura 8 - Pesquisando o aplicativo desejado.

Notou que ao adicionar o aplicativo desejado (Figura 9) o ícone indefinido no final do painel, depois do relógio, mudou para o ícone do seu aplicativo escolhido?

Figura 9 - Aplicativo no painel e seu ícone já definidos.

8. Agora, mova o atalho para a posição desejada no painel (de preferência, antes dos “Botões de janelas”). Para isso, clique na seta para cima (Figura 10a) até que o seu atalho (lançador) fique na posição como mostra a Figura 10b. Por que essa posição? Para que ele não fique "passeando" na barra de tarefas, toda vez que um ou mais aplicativos forem abertos.

Figura 10a - Posicionando o Lançador.
Figura 10b - Movendo o Lançador para a posição antes do “Botões de janela”.

Pronto! Agora, você tem o atalho do aplicativo que você quer na barra de ferramentas do Linux Mint e na posição certa (Figura 11).

Figura 11 - Atalho do Gimp criado na barra de ferramentas.

E aí? Gostou? Espero ter ajudado! Agora, aproveite adicionando atalhos dos seus programas favoritos na barra de ferramentas do Linux Mint! Até a próxima! ;)

#linuxmint #atalhos #barradeferramentas #lançadores #painel