Clima organizacional é um elemento de suma importância no contexto de uma organização, uma vez que ter um clima adequado no ambiente de trabalho se tornou um fato de grande relevância para a satisfação dos colaboradores, pois eles passam boa parte do seu dia dentro da empresa.
A pesquisa de satisfação interna é uma ferramenta utilizada por empresas que prezam pelo bem-estar de seus funcionários e tem sido aplicada nas mais diversas organizações, tendo como objetivo mensurar o grau de qualidade do clima organizacional.
A importância do capital humano é imprescindível para que o ambiente em que os colaboradores estão tenha um clima benéfico a eles, principalmente por questões ligadas à saúde, em específico a saúde mental, pois um ambiente ruim de trabalho pode gerar problemas psicológicos para quem trabalha.
É importante que a empresa tenha conhecimento do Clima Organizacional e que o entenda, para que através dele possa estimular a motivação de seus funcionários.
O conceito de clima organizacional, portanto, refere-se aos aspectos internos de uma organização que leva à motivação de seus participantes (LUZ, 2003, p. 52), sendo refletida na qualidade do ambiente de trabalho e que influencia o comportamento, afetando a satisfação e o desempenho no trabalho. Por meio desses fatores, o clima organizacional se define dentro as condições econômicas, da cultura e estrutura de uma empresa, dando oportunidades de participação, de liderança e remuneração a seus colaboradores.
Uma pesquisa de clima organizacional deve ser utilizada sempre que possível para poder mensurar como está o ambiente organizacional e seus aspectos principais, seja quando há identificação de algum problema visível como também prevenir futuros problemas que possam surgir.
Geralmente, ela é aplicada anualmente, porém, também pode ser usada pontualmente, no caso de assuntos urgentes e específicos. Cada empresa, de acordo com sua situação, pode definir a frequência da aplicação.
O ideal é aplicar uma nova pesquisa após a implementação das mudanças identificadas como necessárias, para que os dados possam ser comparados.
Bergamini e Coda (1997) reforçam que, com a pesquisa de clima organizacional, é viável identificar e assistir às demandas da empresa e do seu quadro de colaboradores. Bedani (2006) complementa esta declaração citando que tal pesquisa promove o monitoramento direto do indivíduo nas organizações.
Para os autores, Bispo (2006) e Yang, Mossholder e Peng (2007) o diagnóstico pode ser traçado, a princípio, com o intuito de estabelecer metodologias que tragam melhoria ao clima da empresa quando aplicadas. (p.37)
Com a pesquisa, o setor de Recursos Humanos poderá guiar suas ações futuras para correção das lacunas existentes em alguns quesitos e com isso, motivar os empregados. Conclui-se, que a partir do conhecimento do clima organizacional local, há a possibilidade de reavaliar e desenvolver melhores relações de trabalho de forma produtiva e eficiente de seus empregados. Atrelado a isso, os objetivos da organização podem ser melhor atingidos.
GOULART, Beatriz; Pesquisa de Clima Organizacional : o que é e como aplicar. Blog Industrial Nomus. 2022. Disponível em: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/pesquisa-de-clima-organizacional/?gad=1&gclid=Cj0KCQjwtO-kBhDIARIsAL6LorfbFXNhkxSqSIumOufzr87ya0jz6AJGHGKrO9W-HK_OEXYBCjrR2a8aAiooEALw_wcB. Acesso em 28 Jun 2023.
LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
NAKATA, Lina Eiko; VELOSO, Elza Fátima Rosa; FISCHER, André Luiz; DUTRA, Joel Souza. Uso de pesquisas de clima organizacional no Brasil. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, v. 6, n. ja/dez. 2009, p. 45-68, 2009.
OLIVEIRA, M. A.. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010.
SANTOS, P.V.S. Diagnóstico do clima organizacional: Um estudo de caso em uma empresa de serviços. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.9, n.25, p.34 - 46, 2019.