Gastronomia da Covilhã

Pastel de molho

Este Pastel seco é feito com massa folhada cortada em tirinhas, que se enrolam em forma de espiral, dobrando uma das pontas do pastel para rechear com carne de vaca refogada.

O Pastel de Molho era e continua a ser servido com molho de açafrão.


Dobrada a moda da Covilhã

Coze-se a dobrada em água temperada com sal e com o sumo de limão. À parte coze-se a mão de vitela e o pé de porco. Noutra caçarola leva-se ao lume o azeite e a manteiga, a cebola picada, as cenouras raladas e o ramo de salsa. Quando a cebola estiver cozida, mas loura, introduz-se o arroz, o presunto demolhado (2 horas) e cortado às tiras, a dobrada cortada em quadrados de 4-5 cm, a mão e o pé completamente desossados e também cortados em bocados de 5 cm.

Sobremesas

Mel da serra da Estrela

O mel da Serra da Estrela tem, em regra geral, um aroma forte, persistente (característico da urze), espesso com um paladar adstringente e macio como o mel de rosmaninho.

Este produto já obteve medalhas de prata e bronze em Concursos Internacionais de Mel.


Pessego 

Produto de origem Portuguesa, o pêssego da Cova da Beira é produzido em zonas geográficas protegidas. Devido às suas condições edafo-climáticas a zona da Cova da Beira é ideal para a produção deste fruto tão apreciado no verão. Tradicionalmente cultivado em zonas de vale e meia encosta, em especial no Zêzere, o pessegueiro é uma planta que requer Invernos frios, Primaveras suaves e Verões quentes, beneficiando com a alternância das temperaturas quentes durante o dia e frescas durante as noites típicas da zona da Beira Interior.