ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCÓRDIA
Ordem dos Cavaleiros da Concórdia ou Ordem da Concórdia foi instituída pelo rei Fernando III (r. 1217–1252), rei de Castela. Filho de Afonso IX, rei de Leão e de D. Berengaria, irmã mais nova de Branca de Castela casada com Luiz VIII, rei da França e mãe de Luiz IX, São Luiz.
A Ordem é criada em 1246, nos moldes das ordens de cavalaria da Idade Média. Defendia a liberdade e independência contra os infiéis e promovia a concórdia entre os feudos e disputas internas às Casas nobres.
Os Cavaleiros da Concórdia lutavam pelos nobres ideais da Cavalaria ao lado dos Cavaleiros da Ordem Militar e Religiosa de Calatrava. Passados séculos, foram reconhecidos por Carlos V, rei da Espanha (1516) e imperador da Alemanha (1519). Por esta época a Ordem divide seu contingente.
Parte segue para os países baixos e outros vão para o Novo Mundo. Acompanharam inclusive o Conde de Nassau em suas conquistas em solo brasileiro.
A maior presença desses cavaleiros se dá na América espanhola, dos atuais México à Argentina. Fundam diversas localidades que recebem o nome de Concórdia.
Em 1813 o Grão-Duque de Frankfurt, por ocasião do aniversário de Napoleão I deu uma nova vida à Ordem da Concórdia, criando uma condecoração em forma de cruz octogonal com duas mãos entrelaçadas entre palmas com a legenda Concórdia.
Ao início do século XX a Ordem passa a despontar na Itália sob a tutela da família Della Scala.Grande mestre atual é o príncipe Mario Augusto Petricca Giordani.
Insígnia em cruz octogonal esmaltada de branco assente sobre dois ramos de louro. No disco central do anvrso, em esmalte verde, o mapa-mundi com um coração púrpura atravessado por pequena faixa branca com a inscrição Concórdia. No reverso a águia bicéfala, dourada com escudo da família Scalla, quando príncipe de Verona. Cores Preponderantes: Azul claro e branco.
No Brasil é instalado um Capítulo em 1946 sendo o Lugar tenente o Dr. José Trevisan, ex agente consular da Itália. Atualmente (2002) sob a orientação do Dr. Marigildo de Camargo Braga.
A Ordem é oficialmente reconhecida, entre outros, pelos governos da Holanda, Argentina e Suíça. Está registrada no Itamarati (31 de maio de 1962) Recebeu a Benção Papal em 6 de novembro de 1964 pelo Papa João XXIII (beatificado), e pelo Papa Paulo VI em 5 de novembro de 1965
Consta no Boletim da Ordem de 1962 a notícia, com fotos, sobre a colocação da Pedra Fundamental da Igreja Nossa Senhora da Concórdia a ser erigida (à época) no Jardim Tremembé, São Paulo (na Av. Nossa Senhora do Concórdia). A cerimônia foi presidida e abençoada por D. Paulo Rolim Loureiro, na ocasião Bispo Auxiliar de S.Paulo.
Na revista mensal "Seleções Católicas" de dezembro de 1959 pode-se ler sobre o intenso trabalho dos membros dessa Ordem, tendo à frente o Cav. Grã-Cruz José Trevisan, com o intuito de construir uma Igreja Nossa Senhora da Concórdia no Alto da Moóca, S.Paulo.
FONTES:
DECRETO
Ordem dos Cavaleiros da Concórdia (São Paulo - SP) Decreto n° 72.171, de 4.5.1973
LIVROS
Dicionário Histórico de las Ordenes de Caballeria. Editado por Bruno Rigalt y Nicolau. Barcelona.1818
Encyclopedie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Metiers. Troienne ed. Tome Huitieme, página 841. Geneve.1777 (Há um exemplar na Biblioteca Municipal de São Paulo)
SANTOS, W. Baroni. 1978 - Tratado de Heráldica. Ed do autor. São Paulo.
SILVEIRA, Enzo.1972 - Breviário Heráldico, Medalhístico e Nobiliário. SN. São Paulo.
Histórico da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia Publicado pelo Capítulo Brasileiro - Sede para as Américas. 4° ed. 1973
ALGUMAS DAS PUBLICAÇÕES CONSULTADAS
SANTOS, W. Baroni. 1978 - Tratado de Heráldica. Ed do autor. São Paulo.
SILVEIRA, Enzo.1972 - Breviário Heráldico, Medalhístico e Nobiliário. SN. São Paulo.
Histórico da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia Publicado pelo Capítulo Brasileiro - Sede para as Américas. 4° ed. 1973
PEREYRA, A. de Armenool y de. 1933 - Heráldica. Editorial Labor.Barcelona.
Concórdia - Boletim informativo da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia. Brasil. São Paulo 1962
Seleções Católicas. Ano I, dezembro 1959, n°12. Revista propriedade de Editora Seleções SA. Diretor responsável Enzo Silveira.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Cavaleiros_da_Conc%C3%B3rdia
• http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/DNN/Anterior%20a%202000/1992/Dnn786.htm
ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCÓRDIA
Fundada na Espanha em 1246
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - L´AQUILA ROMANA
Instituição Jurídica registrada sob o n.º 2693 no Registro de Títulos e Documentos. Publicado no Diário Oficial do Estado em 10/9/1955. Reconhecida pelo Poder Judiciário de S. Paulo sob o n.º C. 232/76 em 3/1/1959.
HISTÓRICO E NORMAS PARA INGRESSAR NA ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCÓRDIA.
Instituição Jurídica registrada sob o n.º 2693 no Registro de Títulos e Documentos. Publicado no Diário Oficial do Estado em 10/9/1955. Reconhecida pelo Poder Judiciário de S. Paulo sob o n.º C. 232/76 em 3/1/1959.
Autorizada pela Secretaria de Promoção Social de S. Paulo sob o n.º 83/75.
Registrado no Conselho Nacional do Serviço Social em Brasília pelo Processo n.º 250.445/73.
Registrado na Repartição Federal do Imposto de Renda, que com o Acórdão n.º 67.299 de 22/5/1975, o isenta do pagamento do Imposto de Renda.
Decreto de Utilidade Pública Estadual — Registro Geral n.º 4/242/60. Lei n.º 6.086 do dia 23/6/1961 — Arquivado sob o n.º 44.829 em 22/9/1962.
Decreto de Utilidade Pública Federal n.º 72.171/73 do M.J. do dia 4/5/1973 publicado no Diário Oficial, na página n.º 4.426, em 7/5/1973.
Reconhecida oficialmente pelos governos da Holanda, Argentina e Suíça.
Registrada na Itamarati (Rio de Janeiro) em 31/5/1962.
Recebeu a Benção Papal, pelo Papa João XXIII, em 6/11/1964 e pelo Papa Paulo VI em 31/5/1962.
Sede social para as Américas e Europa Rua Augusta, 719 - Consolação, São Paulo - SP, 01305-100
Residência do Gran Mestre em Roma — Viale G. Mazzini, n.º 146
São Paulo, 13 de abril de 2025
HISTÓRICO E NORMAS PARA INGRESSAR NA ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCÓRDIA
O QUE É A ORDEM DA CONCÓRDIA — Entre as Ordens Cavaleirescas de caráter liberal e independente de controle de governos ou de autarquias religiosas, é a mais antiga que opera no mundo, tendo sido fundada em 1246 na Espanha, pelo Rei Fernando III.
COM QUE FINS FOI CONSTITUÍDA — Até o ano de 1246, as principais regiões da Espanha, eram dominadas pelos Mouros. Para poder expulsar estes invasores que em sua maioria eram africanos, o Rei Fernando III convocou 19 príncipes e Reis Espanhóis para constituir um exército nacional, e foi naquele célebre ano que estes reinantes formaram a ORDEM DA CONCÓRDIA.
A CONSEQUÊNCIA DESTA FUNDAÇÃO PATRIÓTICA — Unidos os Espanhóis e dirigidos pelos capitães das Legiões dos Concordes, conseguiram derrotar os Mouros, na célebre batalha de Granada, mas isto, somente em 1496; portanto "os concordes" tiveram de lutar por 250 anos, até conseguir a liberdade da Espanha, do "califado de Córdoba" onde os invasores tinham a Capital.
ATIVIDADE DA ORDEM DA CONCÓRDIA NAS AMÉRICAS — Com a descoberta das Américas, partiram para Argentina (que antigamente era denominada "Índia Oriental"), e para o México, legiões de soldados da Concórdia, que acompanhados de familiares, se instalaram na Patagônia, e em outras localidades da atual Argentina e México, onde levaram a civilização, o Evangelho, e constituíram as cidades da "Concórdia" que ainda hoje são prósperas.
OUTROS DADOS HISTÓRICOS — Os pretendentes que desejam conhecer as atividades da nossa ORDEM nos últimos 500 anos, poderão consultar o livrinho intitulado "acenos históricos da Ordem da Concórdia", que por se tratar de matérias tópicos de transcrever neste folheto. Tal livro encontra-se em nossa Secretaria.
PORQUE A SEDE DA ORDEM FOI TRANSFERIDA DE ROMA PARA SÃO PAULO
Tendo o Governo da Itália, promulgado uma Lei, votada pelo Parlamento, com a qual no território italiano, nenhuma Ordem cavaleirescas podia exercer suas atividades a não ser as de caráter religioso (tais como a antiga Ordem dos Cav. de Malta, a do Santo Sepulcro e a de Santo Silvestre, que são administradas pelo Vaticano), resolveu o Gr:. Mestre, Marquês Arturo della Scala, advogado residente em Roma, transferir a sua sede para o Brasil, e para este fim encarregou o sr. José Trevisan residente em São Paulo, de registrar a Ordem no cartório de títulos e documentos de São Paulo, o que foi feito em 12 de setembro de 1955.
PROGRAMA DA ORDEM E SUAS FINALIDADES
Toda e qualquer Ordem Cavaleiresca que ainda exerça sua atividade, só pode atuar no campo beneficente, cultural e filantrópico. Assim a Ordem da Concórdia, ajuda inúmeros orfanatos, creches, hospitais e pessoas necessitadas, famílias pobres, e ajuda crianças desamparadas a serem hospedadas em asilos. A Ordem da Concórdia institui também bolsas de estudos para estudantes pobres que desejam ampliar seus conhecimentos profissionais. Atualmente por intermédio do Comitê Feminino que cuida desta seção, são distribuídos dezenas de milhões, seja em moeda corrente, como em remédios e gêneros alimentícios. Tais donativos são pagos, com o que sobra dos emolumentos que as pessoas doam quando ingressam na Ordem, bem como com resultados de quermeses, chá beneficentes e outras doações de confrades e simpatizantes.
EXERCE A ORDEM ATIVIDADE POLÍTICA E RELIGIOSA?
— Não, porque é dever de cada membro componente da mesma, de ser um patriota, defender o Brasil, colaborar com as autoridades constituídas. Não se intromete a Ordem em assuntos partidários locais ou gerais, porém não aceita nas suas fileiras, extremistas, anarquistas, e todos aqueles que com as suas atividades abertas ou ocultas trabalham e colaboram com elementos indignos. Não faz distinção de religiões e credos. Aceita católicos, protestantes, gregos ortodoxos, Israelitas, maçons, budistas, afinal, é pensamento de seus dirigentes, que o valor moral do "homem" não provém dos ensinamentos exclusivos de uma ou outra religião. Todas elas ensinam o bem, a fé em Deus, e o amor ao próximo. O valor do homem, ou da mulher, depende de como ele se comporta com a família, com os amigos, e nos negócios, afinal da maneira que vive. Desquitados e separados, são respeitados e aceitos como qualquer outro casado nas igrejas ou no civil.
QUEM PODE ENTRAR NA ORDEM
Para ingressar na Ordem, a pessoa deve ter uma idade madura, ou seja um mínimo de 28 anos, ter uma cultura regular, ser um bom pai ou esposo ou companheiro, ter um passado profissional limpo, não ter falido fraudulentamente, não ter passagens na polícia, não ter sido processado criminalmente, afinal deve ter um comportamento que o habilite a apertar a mão, e conviver com pessoas honestas, íntegras e cultas.
DAS OBRIGAÇÕES EM OBSERVAR AS NORMAS ESTATUTÁRIAS
1.º) — Nenhuma pessoa pode ingressar na Ordem da Concórdia, se não for proposto por outro membro componente.
2.º) — Deverá no ato do ingresso colaborar dentro das suas possibilidades financeiras, com um donativo em dinheiro, e com um reembolso das despesas de secretaria, pelo custo das condecorações e pelos pergaminhos, e despesas várias administrativas.
3.º) — Deverá contribuir anualmente com uma quantia fixa em dinheiro, e com um reembolso das despesas de secretaria cujo montante será sempre determinado pelo Conselho Administrativo.
4.º) — Somente as pessoas agraciadas, "ad honorem" serão isentas de observar as obrigações constantes nos números 2-3-4 e 5 mas se o quiser fazê-lo, o farão de sua iniciativa.
5.º) — Deverá participar anualmente, tanto ele, como a sua esposa (todas as sras. no ato do ingresso do marido na Ordem, são agraciadas com o título de Comendadeira, e recebem o respectivo distintivo e diploma) da cerimônia comemorativa e de promoção, que se realiza uma vez por ano, com a presença solene de autoridades militares, civis, consulares e dos agraciados e familiares e convidados especiais. Assim sendo: estando ou não presente, colaborarão proporcionalmente com as despesas.
6.º) — No curso da sua permanência na Ordem, deverá agir sempre com cavalheirismo para com os seus companheiros, ajudando-se mutualmente nas suas necessidades, e em qualquer circunstância que o companheiro necessite de seu apoio moral, intelectual, mesmo se este gesto de cavalheirismo o obrigar a pequeno sacrifício.
Afinal os "Concordes" como fazem os maçons, deverão sempre ajudar-se uns com os outros, desde que tal ato não se reverta em pretensões ilegais.
7.º) — Deverá observar o estatuto, respeitar os dirigentes, e não ingressar ou ser componente de Instituições criadas com o fim de lograr os incautos, isto para não diminuir o valor de eventuais comendas que lhe seriam outorgadas por Governos, Estados, Instituições profissionais legalmente constituídas ou por hierarquias militares, e pela nossa Ordem.
DOS GRAUS DAS COMENDAS
Ao ingressar na Ordem, o postulante, se for aprovado pelo Conselho Administrativo, receberá o título de Comendador por Mérito. Mais tarde, decorridos pelo menos dois anos de permanência, e se tiver demonstrado amor à Ordem e contribuído com generosidade para as obras assistenciais de Beneficência, ou ter prestado serviços para o progresso e desenvolvimento da mesma, receberá o título de "Grão Oficial". Nessa categoria deverá ficar mais três anos, e se neste período fizer algo de grande importância pela Ordem, receberá o título de Cav. da Grã-Cruz. O grau de Grã-Cruz, cabe a chefes de Nações, aos Ministros, às altas patentes Militares e aos Delegados da Ordem que tenham pelo menos 10 anos de atividades nesta categoria. O Grau de Gran Colar, será concedido somente pelo Grão Mestre da Ordem, "motu propriu". Em caso de falecimento do agraciado, o título cavalheiresco, outorgado ao falecido, não se extingue, mas será patrimônio da família e o primogênito se for homem será o sucessor, sendo que ao herdeiro será entregue o título de "Comendador por Mérito". Sendo mulher receberá o título de "Dama de Honra" e de acordo com as cláusulas estatutárias da Ordem, poderão ser promovidos de grau, desde que algo de benefício façam em favor da mesma.
DAS ATIVIDADES DAS ESPOSAS DOS COMENDADORES
As esposas dos comendadores que mais se destacarem nas atividades benéficas desenvolvidas pelo "comitê assistencial feminino", serão a critério da Sra. Presidente do mesmo, promovidas a "Dama de Honra". O título de Grã Dama, é de competência exclusiva das Presidentes dos Comitês Femininos. Este título também é concedido com o consentimento do Grão Mestre. Todas as senhoras agraciadas têm a obrigação de colaborar com as dirigentes do "Comitê Assistencial Feminino", de uma maneira ou outra e obedecer às determinações das conselheiras. A ORDEM DA CONCÓRDIA, é orientada pelo Delegado Geral, nomeado em caráter perpétuo e irrevogável pelo Grão Mestre, e dirigida pelo Conselho Administrativo masculino e feminino que se rege por 3 anos. Por sua vez o Conselho Administrativo Brasileiro, é dirigido por um delegado nomeado a critério do Grão Mestre, e este Conselho Administra os assuntos das Américas e Europa. Está assim explicado, com este trabalho, os direitos e deveres dos que pretendem ingressar na nossa ORDEM.
Medalhas da Ordem dos Caleiros da Concordia.
A Ordem dos Cavaleiros da Concordia foi reaberta 13/4/2025 por um membro remanescente Cav. Gran-Cruz Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho.
https://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/
O Grão Mestre Maestro Tullio Colacioppo, que faleceu em 11 de fevereiro de 2024, passou a responsabilidade dar continuidade à ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCORDIA, para seu sobrinho Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho, Cav. Gran-Cruz da Ordem.
Antes de falecer o Grão Mestre Maestro Tullio Colacioppo da Baixada Cadastral EXTINCAO POR ENCERRAMENTO LIQUIDACAO VOLUNTARIA, desde 24/05/2023 e pede para seu sobrinho Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho que a Ordem dos Cavaleiros da Concordia fique de baixo do CNPJ da Associação Cultural de Aperfeiçoamento Maçônico ou simplesmente ACAM é uma entidade que, desde sua fundação em 30 de abril de 2004, tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural e intelectual, com foco nos princípios da Maçonaria / CNPJ - 07122780/0001-91 * Inscrição Estadual CF/DF: 08.319.525/001-25, e-mail admacam2004@gmail.com / fone +55 61 99880-3195, Endereço sede própria:- SEPS 705/905 - Conjunto B - Sala 305 - Brasília DF, Brasil. CEP 70390-055. ou da LOJA L´AQUILA ROMANA Nº 3365 - ORIENTE DE SÃO PAULO/SP/BR, CNPJ 06.346.516/0001-79, Fundada em 03/02/2001, filiada ao GOB-SP e federada ao GOB, Reuniões 2º SÁBADOS do mês às 9:30h na Loja L´Aquila Romana nº 3365 - REAA, sede própria Rua Augusta, 719 - Sobreloja - São Paulo - Capital, caso as entidades não aceitem pode ser outra a escolhida.
A Ordem dos Cavaleiros da Concordia foi reaberta em 13 de abril de 2025 por um membro remanescente Cav. Gran-Cruz Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho, tornando-se o Grão Mestre até a escolha do novo Grão Mestre.
https://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/
O CNPJ da empresa ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCORDIA - CNPJ 63.106.462/0001-08.
Com sede em SAO PAULO, SP, possui 54 anos, 4 meses e 20 dias e foi fundada em 11/05/1971. A sua situação cadastral é BAIXADA e sua principal atividade econômica é Atividades de associações de defesa de direitos sociais.
Razão Social ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCORDIA Data de fundação 11/05/1971
Situação Cadastral Baixada EXTINCAO POR ENCERRAMENTO LIQUIDACAO VOLUNTARIA, desde 24/05/2023
Dados da receita federal Código 399 e descrição da natureza jurídica
Código e descrição da atividade econômica principal
9430-8/00 | Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Código e descrição da atividade econômica secundária
9493-6/00 | Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
9499-5/00 | Atividades associativas não especificadas anteriormente
Localização e contato da empresa:- Logradouro R AMARAL GURGEL 283 2 ANDAR Bairro Vila Buarque, CEP 01221-001, Município São Paulo, UF SP
Em Espírito de União: Loja L’Aquila Romana Reativa a Histórica Ordem dos Cavaleiros da Concordia
Em um movimento que fortalece os laços de fraternidade e o aprofundamento do estudo maçônico, a Ordem dos Cavaleiros da Concordia foi oficialmente reativada pelos dedicados Irmãos da Loja Maçônica L’Aquila Romana. A cerimônia de reinstalação, carregada de simbolismo e entusiasmo, ocorreu no dia 13 de abril de 2025, marcando um novo e promissor ciclo para esta importante organização complementar.
A reabertura da Ordem, que tem como valor central a Concordia – a harmonia e o acordo entre os corações –, é um reflexo do zelo e da vitalidade dos membros da L’Aquila Romana em preservar e rejuvenescer as tradições da Maçonaria. A iniciativa atende ao anseio de muitos Irmãos por um espaço dedicado a estudos mais aprofundados e à convivência fraterna além das reuniões regulares da Loja Simbólica.
A celebração foi um momento de grande emoção e compromisso. Os Irmãos que impulsionaram a reativação assumiram o dever solene de zelar pelos preceitos da Ordem, garantindo que ela se mantenha como um foco de Luz, progresso e união.
Com a Ordem dos Cavaleiros da Concordia novamente ativa, a comunidade maçônica ganha um importante veículo para o aperfeiçoamento moral e intelectual. O sucesso da reativação, conduzida pelos Irmãos da Loja L’Aquila Romana, é um testemunho da dedicação em manter viva a chama das instituições que promovem a Fraternidade Universal.
Desejamos que a Ordem dos Cavaleiros da Concordia floresça e sirva de exemplo de união e dedicação para todo o Oriente.
DIRETORIA DA ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCORDIA.
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - L´AQUILA ROMANA
Grão-Mestre - + Tullio Colacioppo
Past/Grão-Mestre - + Hans Joaquim Schmidt
Gran-Secretário - + René Bernades de Souza
Orador Oficial - + Marigildo de Camargo Braga
Tesoureiro - + Sérgio Trevisan
Secretário Jurídico - + Sebastião Edison Cinelli
Pres. do Cons. Gran-Cruz - + Clemildes D'Oliveira Sant'Anna
Pres. do Conselho de Gran Colar - + Tullio Colacioppo
Grão-Mestre - Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho
Past/Grão-Mestre - + Tullio Colacioppo, + Hans Joaquim Schmidt
Gran-Secretário - Rodrigo Antonio Rocha da Cruz Adry
Orador Oficial - Osvaldo Luís Zago
Tesoureiro - Walid Mohamed El Toghlobi
Secretário Jurídico - Eder M. Toledo
Pres. do Conselho de Grande Oficiais - Júlio Takano
Pres. do Cons. Gran-Cruz - Paulo Gonçalves Peres
Pres. do Conselho de Gran Colar - Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho
Diretoria - 2000/2002 a diretoria durou até 2023
Grão-Mestre - + Tullio Colacioppo
Past/Grão-Mestre - + Hans Joaquim Schmidt
Gran-Secretário Geral - + Sebastião Edison Cinelli
Orador Oficial - + Marigildo de Camargo Braga
Tesoureiro - + Sérgio Trevisan
Pres. do Cons. Gran-Cruz - + Clemildes D'Oliveira Sant'Anna
Pres. do Conselho de Grande Oficiais - Mauro Malatesta Neto
Pres. do Conselho de Gran Colar - + Tullio Colacioppo
Grão-Mestre - Past/Venerável Mestre #3365
Past/Grão-Mestre - Fernando T C Sb, + Tullio Colacioppo, + Hans Joaquim Schmidt
Gran-Secretário - Past/Secretário #3365
Orador Oficial - Past/Orador #3365
Tesoureiro - Past/Tesoureiro #3365
Secretário Jurídico - Eder M. Toledo
Pres. do Conselho de Grande Oficiais - Júlio Takano
Pres. do Cons. Gran-Cruz - Paulo Gonçalves Peres
Pres. do Conselho de Gran Colar - Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho
Em sua essência, o Comendador é um título que indica liderança, mérito, distinção e prestígio. A palavra deriva do latim commendare, que significa "recomendar" ou "confiar". Historicamente, o Comendador era o administrador de uma "Comenda", uma propriedade (terra, castelo ou feudo) pertencente a uma ordem militar ou religiosa.
Hoje, o título é amplamente utilizado em:
Ordens Honoríficas Nacionais e Estatais: É um dos graus de mérito concedidos por governos ou chefes de estado para honrar cidadãos que prestaram serviços notáveis ao país. Dentro de uma ordem honorífica, geralmente segue a seguinte hierarquia (do grau mais alto ao mais baixo):
Grã-Cruz
Grande Oficial
Comendador
Oficial
Cavaleiro (ou Membro)
Organizações Fraternais/Ordens de Cavalaria (Exemplo: Ordem da Concórdia): Nestas organizações, o título é concedido para reconhecer a dedicação, a antiguidade e os serviços prestados pelo membro à própria Ordem e aos seus ideais beneficentes ou culturais.
Nos documentos da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia que você forneceu, o título de Comendador é o grau inicial, o primeiro a ser concedido ao novo membro.
De acordo com os Estatutos:
Comendador por Mérito: É o primeiro título recebido pelo postulante após ser aprovado pelo Conselho Administrativo ao ingressar na Ordem.
Comendadeira: É o título outorgado à esposa do Comendador no ato de ingresso do marido.
Este título permite ao agraciado ostentar a insígnia da Ordem e usufruir de todos os privilégios e prerrogativas previstos no Estatuto. O Comendador pode progredir na hierarquia da Ordem para os graus superiores, como Grão Oficial e Cavaleiro da Grã-Cruz, mediante o cumprimento de prazos e a demonstração de serviços e contribuições significativas à Ordem.
CAPÍTULOS FILIADOS À ORDEM DOS CAVALEIROS DA CONCORDIA.
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - ACAM Nº 01
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - COSMOS Nº 02
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - L´AQUILA ROMANA Nº 03
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - VILLA FIORE Nº 04
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - XXXX Nº 05
CAPÍTULO AUTÔNOMO BRASILEIRO - YYYY Nº 06
Novos Comendadores em 7 de outubro de 2025
Aristides Rubião Alves Meira
Cristiano Rufino de Souza
Eder M. Toledo
Júlio Takano
Osvaldo Luís Zago
Paulo Gonçalves Peres
Rodrigo Antonio Rocha da Cruz Adry
Walid Mohamed El Toghlobi
Reunião da Ordem dos Cavaleiros da Concordia dia 13 de junho de 2026 às 20h.
Restaurante Villa Fiore, Endereço: R. Abílio Soares, 1251 - Paraíso, São Paulo - SP, 04005-003, Telefone: (11) 3052-3924
Restaurante Villa Fiore
Restaurante italiano com ambiente familiar e área externa que serve massas, pizza, frutos do mar e mais.
Opções de serviço: Tem buffet à vontade · Serve pratos para happy hour · Serve ótimos coquetéis
Endereço: R. Abílio Soares, 1251 - Paraíso, São Paulo - SP, 04005-003
Telefone: (11) 3052-3924
Horário de funcionamento: ⋅ Abre às 11:30
Restaurante Villa Fiore
"Na entrada uma releitura das antigas vilas italianas onde grandes portões e arcos de tijolos, misturando-se num ambiente externo agradável com mesas espalhadas para desfrutar o almoço, com charmosos bancos de madeira integrados ao belíssimo paisagismo. No almoço temos um menú executivo de segunda a sexta com diversas opções a partir de R$ 28,90. E aos sábados temos a já tradicional e deliciosa feijoada em Buffet com massas e outras opções. Temos Petiscos, Picanha no Réchaud, Filé Mignon, Contra-file, Salmão, Pescada branca, filé de frango, Massas, Paella Al Mare, e outras boas opções. Fazemos Eventos: Casamentos, confraternizações, aniversários, batizados, etc, para até 100 pessoas. Localização privilegiada. Atendemos pelo IFOOD."