Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em História na mesma instituição. Foi membro do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA) e editor-chefe da Aedos, revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. É colunista do site História da Ditadura. Estudou a difusão da memória da ditadura civil-militar brasileira na internet, em especial no canal do YouTube da Comissão Nacional da Verdade, bem como a digitalização de documentos históricos, a preservação de fontes digitais e a reinvenção do ofício do historiador e de suas práticas na contemporaneidade. Atualmente, é Designer Educacional na UOL EdTech, produzindo conteúdo para os projetos PUCRS Online e UNESC Digital.
Doutor em Direito Civil (História do Direito) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2012). Mestre em Direito Civil (História do Direito) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008). Especialista em Direito Romano pela Università di Roma La Sapienza, Roma, Itália (2007). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1996). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (1997). Pesquisador visitante do Leopold Wenger Institut für Rechtsgeschichte (Instituto de História do Direito Leopold Wenger) da Ludwig-Maximilians-Universität (LMU), Munique, Alemanha (2010/2012). Pesquisador visitante do Istituto di Diritto Romano da Università di Roma La Sapienza. Roma, Itália (2007). Juiz formador (2000), coordenador do Núcleo de Estudos em História e Memória (2020) e da área de História e Memória (2022) da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (2018). Coordenador dos Subcomitês de Capacitação (2021) e de Memória (2022) do Comitê do Proname/CNJ. Membro da Câmara Setorial de Arquivos Judiciários (CSAJ) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) (2018/2020). Coordenador da Câmara Técnica Consultiva da LGPD do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) (2021). Coordenador do Grupo de Trabalho de Atualização do MoReq-Jus do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (2021). Professor convidado nas áreas de História do Direito, Direito Civil e Direito Romano.
Historiadora do Arquivo Público do RS. Licenciada (2009), bacharel (2015) e mestre (2019) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 2010 como historiadora no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS). Dedica-se a projetos de gestão documental, tratamento, descrição e difusão de acervos, assim como a atividades de educação patrimonial, produção de conteúdos para as redes sociais institucionais, organização de cursos, eventos e publicações. É membro titular do Sistema de Arquivos do Estado (SIARQ-RS) na condição de historiadora do APERS.
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professora do Departamento de Letras da PUC-Rio/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, e colaboradora da Linguateca desde 2007. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Computacional e com Corpus, atuando principalmente nos seguintes temas: anotação linguística, léxicos, extração automática de informação a partir de textos, descrição do português e Humanidades Digitais. Tem interesse no uso de tecnologias na educação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4824568521672125
Professor Auxiliar no Departamento de História e investigador no Instituto de História Contemporânea, ambos da NOVA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em História do Século XIX e um Doutoramento em História Económica e Social Contemporânea. É editor da revista IJHAC: A Journal of Digital Humanities, publicada pela Edinburgh University Press (https://www.euppublishing.com/loi/ijhac), e editor-chefe da versão portuguesa do The Programming Historian (https://programminghistorian.org/pt). Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais (http://dhlab.fcsh.unl.pt) onde desenvolve, entre outros, projectos de aplicação de sistemas de informação geográfica a várias áreas das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. É Subdirector Adjunto da NOVA FCSH para a área das infra-estruturas tecnológicas e transição digital.
Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), licenciada em Letras – Licenciatura Português e Italiano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985). Atuou em estágio pós-doutoral PNPD no laboratório de Processamento de Linguagem Natural (PLN) da Faculdade de Informática da PUCRS, realizando pesquisas na construção de léxicos e mineração de opinião. Tem interesse em pesquisas nas áreas de representação e organização da informação, gestão da documentação, terminologia, processamento da linguagem natural, ensino de português em instituições públicas, produção textual oral e escrita, fonologia e prosódia. Na área empresarial tem experiência no ensino de língua portuguesa na produção oral e escrita e no setor de negócios internacionais. Atualmente está vinculada ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul como Analista em Assuntos Culturais, exercendo atividades técnicas, de pesquisa e assessoria na área da linguagem, terminologia, produção textual e gestão da informação.
Possui graduação em Letras-Português/Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); mestrado em Letras – Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Teoria e Análise Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Latim e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, latim clássico, latim vulgar, estudos diacrônicos de língua portuguesa. É professora associada do departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do projeto Banco de dados de textos escritos: Português Histórico do Rio Grande do Sul. Atua no programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM coordenando o projeto Português Antigo do Rio Grande do Sul: língua e história.
Licenciado e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, atualmente cursando doutorado na mesma instituição. É integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/SARAS – Sociedades de Antigo Regime no Atlântico Sul. Desenvolve pesquisa no campo da História Social, com ênfase no estudo das dinâmicas socioeconômicas construídas na fronteira meridional da América Portuguesa durante o século XVIII e início do século XIX. Trabalha com temáticas como a história da família, estratégias e hierarquias sociais, elites locais e dinâmicas socio-territoriais. Tem experiência e interesse na área de Humanidades Digitais e História Digital, trabalhando especialmente com metodologias como a Análise de Redes Sociais aplicada à História (Historical Network Research – HNR) e a aplicação de tecnologias de georreferenciamento e geoprocessamento em estudos históricos (Historical GIS – HGIS). É colaborador na plataforma Cliomática – Portal de História Digital – e no projeto NACAOB – Base de Dados em Demografia Histórica.
Contato: israel.aquino@ufrgs.br.
Professora Adjunta da área de Linguística e Língua Portuguesa do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do PPG Letras/FURG – Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de extensão, pesquisa, docência e orientação na graduação e pós-graduação em Linguística, com ênfase em Fonologia, Sociolinguística e ensino de línguas estrangeiras. É coordenadora pedagógica geral do NucLi FURG do Programa Rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras, atuando também como coordenadora pedagógica do português para estrangeiros.
Pesquisadora premiada, em 2019, pelo programa LARA – Latin America Research Awards – da empresa Google, pela iniciativa Ferramenta MedSimples, para auxiliar a simplificação de textos em português sobre temas de Medicina para pessoas leigas com escolaridade limitada [http://www.ufrgs.br/textecc/acessibilidade]. Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil, na área de Letras e Linguística desde 1994. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS desde 2002, na área de Estudos da Linguagem, especialidade Estudos do Léxico. Pós-Doutorada junto ao Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) do ICMC-USP em 2011 e junto à Universidade de Évora em 2017 com trabalho sobre terminologias médicas em enfoque histórico. Desde 2018, tornou-se Professora Titular junto ao Departamento de Linguística Filologia e Teoria Literária da UFRGS. Integrante da Comissão Brasileira das Terminologias Técnico-científicas Comuns da Língua Portuguesa junto ao IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa, por designação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, desde 2019. Pesquisa em Linguística Aplicada, com ênfase em estudos sobre padrões do léxico em textos escritos nos seguintes temas: Linguística de Corpus, Terminologia, Terminologia Histórica, Linguística das Linguagens Especializadas baseada em Corpus, Processamento da Linguagem Natural (PLN), Lexicologia e Estatística Lexical, Lexicografia, Estudos do Texto, Tradução e Enunciação Científica, padrões do português popular escrito (Projeto PorPopular – www.ufrgs.br/textecc) e Educação a Distância. Bolsista Produtividade-Pesquisa do CNPq – órgão brasileiro de apoio à pesquisa acadêmica – desde 2007. Estuda a linguagem de materiais médicos impressos em português ao longo do século XVIII [http://www.ufrgs.br/textecc/terminologia]
CV Lattes-CNPq completo em: http://lattes.cnpq.br/0180606646463169
Professor Titular do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Doutorado e Pós-Doutorado em Letras pela UFRGS. Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Sociolinguística, Ensino de Língua Portuguesa e Latim. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociolinguística, sociolinguística histórica, português histórico e ensino de língua portuguesa. Atualmente coordena o projeto de pesquisa "Fontes sociolinguísticas para uma memória social e linguística do português gaúcho do século XIX" e participa do Grupo de Pesquisa "Memória linguística e social do RS: estudos diacrônicos", na qualidade de Coordenador-Adjunto
Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Pesquisador 2 do CNPq (bolsa de produtividade) e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2022–2024), tendo recebido a bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ entre os anos de 2018–2021. Possui formação em História (2003) pela Universidade Gama Filho – UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes – UCAM e realizou o mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Seu doutorado em Memória Social (2010), pela mesma instituição, contou com um estágio doutoral (2007–2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade da Informação (http://www.meso.ibict.br), registrado no diretório do CNPq e coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT (Larhud/COEPE/IBICT). Atualmente é Editor Associado da Revista International Journal of Humanities and Arts Computing (IJHAC, anteriormente History and Computing) , responsável por América Latina e África. Durante o biênio de 2012-2014 foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964–1985) – Memórias Reveladas, no Arquivo Nacional. Tem interesse no campo de diálogos e análises sobre informação, memória e seus lugares/dispositivos; aspectos políticos e econômicos do controle da informação; seus mecanismos de vigilância (surveillance); e ciberespaço em perspectiva sociológica e histórica. Possui interesse nas reflexões concernentes ao papel do documento e da tecnologia para os estudos sobre a Memória, o Esquecimento e as Humanidades Digitais.
Historiador no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) e professor colaborador no programa de pós-graduação em História da UFRGS. Graduado por essa última instituição, defendeu seu mestrado na Unisinos e seu doutorado na UFF. É autor, dentre outros livros, de "Os nomes da liberdade" (Óikos, 2008) e "Felisberta e sua gente" (FGV, 2015). Atualmente dedica-se ao estudo da história oral da pandemia de COVID-19 e à história LGBTQIA+.
Historiador, bicha, servidor da UFRJ. Licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo (2002-2005). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007-2008). Mestre em História Regional, pela Universidade de Passo Fundo (2013 - 2015). Doutoranda em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2019-atual). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Faz parte da Rede de Historiadoras e Historiadores LGBTQIA+ do Brasil e da Rede Latino-americana de Arquivos, Museus, Acervos e Investigadores LGBTQIA+ (AMAI-LGBTQIA+). Criador e responsável pelo projeto História Transviada - Historiografia das Dissidências Sexuais e Desobediências de Gênero no Brasil - www.historiatransviada.net.br. Tem experiência nas áreas de História e Comunicação com ênfase em Gênero, Sexualidades e suas intersecções. Atua principalmente nos seguintes temas: história transviada, história pública digital, historiografia das dissidências sexuais e desobediências de gênero, comunicação e dissidências, comunicação e educação, humanidades digitais.
Professor de Linguística da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenador nacional do Projeto "Para a História do Português Brasileiro" (PHPB). Pesquisador da área de Terminologia com investigações em documentos jurídico-criminais dos séculos XVIII e XIX que tratam de violência de gênero, com ênfase em processos-crime de defloramento/estupro.
Graduada em Comunicação Social pela Organização Santamarense de Educação e Cultura/SP. Licenciada em Letras com habilitação em Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Linguística Aplicada pela PUCRS (2010), com pós-doutoramento no Programa Língua e Cultura, da UFBA, na linha Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita (2020). Mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFRGS (2004) e Licenciada em Letras Português e Inglês pela UFRGS (2001). Professora Associada II do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, na área de Língua Portuguesa. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras na linha de pesquisa Língua, Sujeito e História. Coordena o projeto Sócio-história linguística do Rio Grande do Sul: manuscritos oitocentistas e novecentistas. Membro do GT Sociolinguística da ANPOLL. Participa do projeto PHPB no Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística, Filologia e Fonologia do Português e Português Histórico e atua principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, edição e análise de manuscritos, história linguística e social do português brasileiro.
Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFPA. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Pesquisador em grupos de pesquisa da UNB , UFPA e UFRGS. Coordenador do GT2 da ANCIB (2018-2021). Presidente eleito da International Society for Knowledge Organization (2020-2024). Membro do Scientific Advisory Council da ISKO- Internacional. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFRGS(PPGCIN/UFRGS). Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação e Representação e Organização do Conhecimento.
Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Presidente da Comissão Estadual de Acesso a Informação (CEAI), Professor de Teoria da História da UNICAMP e responsável pelo Centro de Humanidades Digitais do IFCH-UNICAMP. Formado em História pela Universidade de São Paulo e em Direito pela PUC-SP, mestre e doutor em História Social pela USP e duas vezes pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com apoios FAPESP. Possui experiência internacional como pesquisador/professor na Freie Universität (Berlin), na Adam Mickiewicz University (Pozna, Polônia), na Stony Brook University, na Oliveira Lima Library/The Catholic University of America, na Universidade do Texas/Austin e na Universidade de Bologna. Autor dos livros "Urdidura do Vivido" (EDUSP, 2008), "Alegoria Moderna" (UNIFESP, 2014) e "Uma Introdução à Historiografia Brasileira, 1870-1970" (2018, FGV, com Pedro A. C. dos Santos e Mateus Pereira). Dedica-se atualmente à gestão de dados governamentais, políticas de acesso aberto à informação e preservação digital. Mantem linhas de pesquisa em arquivos e sobre historiografia em escala global.
Professora Titular do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria do Instituto de Letras da UFRGS e docente do PPG Letras/UFRGS. Vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) 2022-2023. Tem experiência na área de pesquisa, docência e orientação na graduação e pós-graduação em Linguística, com ênfase em Fonologia, Sociolinguística e Linguística Histórica.