Coordenação geral:
Profa. Dra. Maria José Bocorny Finatto – Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG Letras/UFRGS)
Dra. Denise Nauderer Hogetop – Linguista, Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)
Pesquisadora premiada, em 2019, pelo programa LARA – Latin America Research Awards – da empresa Google, pela iniciativa Ferramenta MedSimples, para auxiliar a simplificação de textos em português sobre temas de Medicina para pessoas leigas com escolaridade limitada [http://www.ufrgs.br/textecc/acessibilidade].
Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil, na área de Letras e Linguística desde 1994. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS desde 2002, na área de Estudos da Linguagem, especialidade Estudos do Léxico. Pós-Doutorada junto ao Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) do ICMC-USP em 2011 e junto à Universidade de Évora em 2017 com trabalho sobre terminologias médicas em enfoque histórico. Desde 2018, tornou-se Professora Titular junto ao Departamento de Linguística Filologia e Teoria Literária da UFRGS. Integrante da Comissão Brasileira das Terminologias Técnico-científicas Comuns da Língua Portuguesa junto ao IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa, por designação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, desde 2019. Pesquisa em Linguística Aplicada, com ênfase em estudos sobre padrões do léxico em textos escritos nos seguintes temas: Linguística de Corpus, Terminologia, Terminologia Histórica, Linguística das Linguagens Especializadas baseada em Corpus, Processamento da Linguagem Natural (PLN), Lexicologia e Estatística Lexical, Lexicografia, Estudos do Texto, Tradução e Enunciação Científica, padrões do português popular escrito (Projeto PorPopular – www.ufrgs.br/textecc) e Educação a Distância. Bolsista Produtividade-Pesquisa do CNPq – órgão brasileiro de apoio à pesquisa acadêmica – desde 2007. Coordena o projeto de Internacionalização em Pesquisa HUMANIDADES DIGITAIS E CONHECIMENTO MÉDICO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XVIII: HERANÇAS PARA O PRESENTE, TERMINOLOGIAS E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM (com apoio da FAPERGS).
Desenvolve materiais para apoiar o estudo da linguagem de materiais médicos impressos em português ao longo do século XVIII [http://www.ufrgs.br/textecc/terminologia]
CV Lattes-CNPq completo em: http://lattes.cnpq.br/0180606646463169
Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), licenciada em Letras - Licenciatura Português e Italiano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985).
Atuou em estágio pós-doutoral PNPD no laboratório de Processamento de Linguagem Natural (PLN) da Faculdade de Informática da PUCRS, realizando pesquisas na construção de léxicos e mineração de opinião. Tem interesse em pesquisas nas áreas de representação e organização da informação, gestão da documentação, terminologia, processamento da linguagem natural, ensino de português em instituições públicas, produção textual oral e escrita, fonologia e prosódia. Na área empresarial tem experiência no ensino de língua portuguesa na produção oral e escrita e no setor de negócios internacionais.
Atualmente está vinculada ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) como Analista em Assuntos Culturais. Exerce atividades técnicas, de pesquisa e assessoria na área da linguagem, terminologia, produção textual e gestão da informação.