LÍNEA-LIGNUM - EXPOSIÇÕES 2025
Galeria OLGA SANTOS | CM Oliveira do Bairro | BIALE - Bienal Internacional Alentejo
6 dezembro a 8 fevereiro de 2025 - Galeria Municipal João Bailote - Câmara Municipal de Albufeira - Algarve - Portugal
Galeria OLGA SANTOS | CM Oliveira do Bairro
BIALE
Expo Albufeira - Abertura da exposição - dia 6 dezembro 2024 - 9.30h - Momento presencial com artista - 6 dezembro, sexta-feira, 15.00h -17.30h
Galeria OLGA SANTOS | CM Oliveira do Bairro
BIALE
Expo Albufeira - Momento presencial com o artista - 4 janeiro, sábado, 16.00h-17.30h (por agendamento)
O período expositivo da Expo Albufeira foi estendido até 8 fevereiro 2025 (6 dezembro 2024 a 8 fevereiro 2025)
Convite a reflexão e ponto de partilha:
'Livro Aberto de Visita' – Uma área de apontamento de perceções partilhadas.
'Diário Reservado' - Uma área interativa mais intimista onde os visitantes podem fazer anotações pessoais partilhadas de modo privado com os artistas, criando uma experiência individual de introspeção, ligação e entre comunicação com a obra em construção dinâmica. QR Code. F.Digital. Diário
'Formulário de contacto' – Para agendamento, reserva de obras, pedido de contacto. QR Code. F.Digital.Contacto
LÍNEA-LIGNUM - 'LIVRO ABERTO DE VISITA' – Uma área de reflexão e partilha coletiva –
O 'Livro Aberto de Visita' LÍNEA-LIGNUM, mais do que um registo físico, pretende ser uma extensão do espírito da exposição compondo-se como um espaço onde a arte encontra a perceção e onde o diálogo entre artistas, matéria e público potencialmente continua, ecoando para além do espaço expositivo.
Registo de Perceções: As mensagens enriquecedoras, além de anotações individuais, poderão construtivamente tornar-se parte integrante da exposição, refletindo a forma como a arte inspira, transforma e provoca introspeção.
Interação com os Artistas: Posteriormente, os artistas podem responder a algumas mensagens integrando-as num diálogo criativo ou selecionando-as para futuras reflexões, textos curatoriais ou publicações relacionadas com a exposição.
Legado da Exposição: O livro poderá ser guardado como um documento vivo, testemunhando o impacto emocional e intelectual da exposição. Poderá também servir como fonte de inspiração para futuras edições de LÍNEA-LIGNUM ou outros projetos artísticos.
Localização e Apresentação:
O 'Livro Aberto de Visita' encontra-se colocado numa área tranquila e acessível, próxima da saída da exposição, oferecendo aos visitantes um momento final de introspeção e partilha. O espaço onde o livro se encontra disposto proporciona a seguinte ideia:
“Este Livro Aberto de Visita é um convite para partilhar as suas perceções, emoções e pensamentos sobre a exposição LÍNEA-LIGNUM. A sua reflexão torna-se parte integrante deste diálogo construtivo entre a linha, a matéria e o gesto humano. Sinta-se à vontade para deixar palavras ou desenhos que ressoem com a sua experiência.”
Incentivo à partilha:
Nas primeiras páginas do 'Livro Aberto de Visita', poderão ser incluídas citações, exemplos de questões inspiradoras e interativas, com o fim de se contribuir para uma abertura de partilha de reflexões abertas aos visitantes.
“Que perceções teve ao contactar com a sugestão visual de uma linha dinâmica?”
“Como sentiu o equilíbrio entre orgânico e geométrico presentes na madeira esculpida?”
“O que o gesto artístico proporcionou ou resgatou em si mesmo?”
“A partilha de uma reflexão visual”
(...)
‘LÍNEA-LIGNUM’ - 'DIÁRIO RESERVADO' – Uma área de reflexão intimista e privada –
O 'Diário Reservado' LÍNEA-LIGNUM - considerado como uma extensão da exposição, pretende constituir-se como um espaço único de reflexão, onde o gesto artístico e a perceção individual se encontram num diálogo contínuo.
Trata-se de um espaço concebido para permitir que os visitantes se conectem profundamente com a exposição LÍNEA-LIGNUM, registando as suas perceções e reflexões pessoais de forma reservada/privada, numa troca simbólica com os artistas. Este formato interativo pretende incentivar a introspeção e a uma ligação individual com a obra, enquanto cria uma ponte entre os criadores e o público, enriquecendo a experiência expositiva.
Conexão Pessoal: um convite para que os visitantes possam fazer parte do diálogo criativo, compondo um espaço-instante reservado para processar e articular as suas experiências de forma mais profunda.
Inspiração para os Artistas: As reflexões privadas podem vir a servir como material de introspeção e inspiração para os criadores, enriquecendo os seus processos artísticos e conceptuais.
Memória Duradoura: O diário poderá transforma-se num arquivo vivo do impacto emocional e intelectual da exposição, preservando uma ligação reservada entre o público e as obras.
Privacidade e Ligação
Todas as mensagens são guardadas como confidenciais, assegurando que apenas os artistas terão acesso a elas. Este formato pretende criar um ambiente seguro para os visitantes expressarem construtivamente perceções, sentimentos reservados e profundos sobre as obras.
Localização e Apresentação:
O espaço dedicado ao Diário Reservado ‘LÍNEA-LIGNUM’, colocado numa zona tranquila da exposição, cria um espaço acolhedor junto a um pequeno apoio onde os visitantes se possam sentar, observar pausadamente e refletir, junto a uma caixa de reserva para os seus registos. Disponibilizam-se folhas destacáveis e lápis. No final, as mensagens podem ser depositadas numa caixa fechada, garantindo privacidade. Em alternativa existe um acesso digital por QR Code. Diário Reservado.
Proporciona-se o propósito desta área de reflexão e partilha privada do seguinte modo:
"Este Diário reservado é um convite para partilhar as suas perceções e reflexões com os artistas, de forma intimista e privada. Deixe palavras, ideias ou desenhos que ressoem consigo, como um eco da ligação entre o gesto, a matéria e o tempo. As suas anotações e reflexões visuais, farão parte do diálogo contínuo entre obra e observador."
Inspiração inicial para os participantes:
No início do diário poderão ser incluídas frases inspiradoras ou perguntas com o fim de se contribuir para uma abertura de partilha de pensamento.
“Que emoções emergiram ao observar a dinâmica de linhas no papel ou na madeira?”
“O que o movimento ou a matéria despertou em si mesmo?”
“Como descreveria a ligação profunda entre o natural e o humano nas obras?”
“Uma reflexão visual”
(...)
“Tudo começa com uma pequena flutuação do vazio. Uma banal e impercetível, flutuação quântica, daquelas que ocorrem inexoravelmente no mundo microscópico, em princípio uma entre muitas” (Tonelli,G. 2016)
“Com um ponto, gera-se o mundo, com dois pontos, uma vida que é uma linha.” (Brusatin, M.1993). - Por via do Desenho, a ênfase da natureza de um trabalho complexo, em práticas que implicam raciocínio, simbolismo e conhecimento técnico. De modo que o traçar de uma linha, permita o conceito a decorrer ao longo do seu desenvolvimento formal -
“Um mundo em que tudo consiste em linhas entrelaçadas ou interligadas e estabelece bases para uma nova disciplina: a arqueologia antropológica da linha”(Ingold, T. 2016)
"Leva apenas um momento de reflexão para reconhecer que as linhas estão em toda a parte” e subjazem a múltiplos aspetos da atividade humana. Juntando-as “num único campo de pesquisa” (Ingold, T. 2016)
Correspondendo a “Ver as maneiras pelas quais as coisas estão em movimento” (Ingold, T. 2017);
CONVITE – EXPOSIÇÃO :
"LÍNEA-LIGNUM surge como um convite envolvente para entrar num espaço expositivo que transcende a observação passiva, incentivando a participação num diálogo que se desenrola entre a leveza e a força da linha e da madeira. Este encontro desafia o visitante a interrogar não apenas o que sustenta cada elemento individualmente, mas também o que os une ao longo da composição, criando uma narrativa onde humano e natural dialogam, interagem, convergem, perspetivam.
A exposição leva-nos por viagens sensoriais e conceptuais: através da fluidez de uma linha desenhada ou da profundidade de um talhe na madeira, acedemos a linguagens que evocam movimento, transformação e equilíbrio. É um espaço onde o gesto artístico parece respirar com a harmonia da matéria, traduzindo movimento e pausa, intensidade e leveza, acrescidos com a permeabilidade do ar, da água e das forças direcionais que sustentam um desenvolvimento conjunto na procura de um equilíbrio universal. Encontramos diferentes naturezas de expressão que acentuam o instante efémero significativo, sínteses de olhar alongado, processos do conformar da matéria convocando uma simplicidade do complexo. Cada obra, com a sua identidade própria, propõe assim, um expandir de olhar e convida a uma experiência de contemplação que transcende o instante. A interação entre as distintas linguagens artísticas dos autores alcança uma unidade sensível, transportando-nos para um estado de reconhecimento interior – como se os elementos ali presentes sugerissem um ressoar com partes da essência vital de cada um de nós. Mais do que observar, o público é convidado a persentir, a contemplar com reflexão e a habitar um espaço de plenitude e transformação, onde a arte ganha um caráter profundamente relacional e permanente.”
Alberto Espada
EXPO ALBUFEIRA
A exposição LÍNEA-LIGNUM que esteve patente na Galeria de Albufeira, foi recebida com a admiração que se encontra refletida em testemunhos de visitantes de diferentes nacionalidades. Nestes foi destacada a singularidade e a força expressiva das obras expostas. O diálogo entre desenho e escultura revelou-se uma experiência profundamente envolvente, onde a linha e a madeira se transformaram em veículos de movimento, memória e conexão.
Entre os muitos elogios recebidos, destacam-se expressões como "Perfeito. Sublime.", "Entrelaçados elegantes e incisivos." ou "As esculturas vivem!", demonstrando o impacto emocional e estético da mostra. O reconhecimento da qualidade artística e da sua curadoria reafirma a relevância desta exposição no panorama da arte contemporânea, tanto a nível nacional como pela sensibilidade de visitantes internacionais.
A diversidade das perspetivas partilhadas pelos visitantes sublinha o alcance universal da linguagem artística dos autores, confirmando LÍNEA-LIGNUM como um espaço de contemplação, descoberta e ressonância estética. Com esta forte receção, a exposição reafirma-se como uma experiência marcante, capaz de estabelecer um diálogo profundo entre arte, matéria e observador.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
"LÍNEA-LIGNUM: Uma exposição – um espaço de encontro, partilha, descoberta e inspiração. A cada visitante, a cada olhar atento e a cada palavra partilhada, o nosso profundo agradecimento. Que este diálogo, leitura, emoção, reflexão e inspiração, continue a ressoar para além do espaço expositivo."
Agradecemos a todos os que se juntaram a esta jornada e muito particularmente à Galeria de Arte João Bailote – Câmara Municipal de Albufeira.
PERCURSO. DIÁRIO VIVO: Testemunhos e reflexos da exposição
DIÁRIO VIVO 'LÍNEA-LIGNUM'
Sobre o Desenho:
“Ao seguir estas linhas, senti que elas não terminam no papel, mas continuam dentro de mim. É como se cada traço retratasse um pedaço do que somos – frágeis, fortes, em busca.”
"Uma exploração profundamente sensível e rigorosa da dinâmica visual. A figuração humana é captada num gesto vivo, onde a linha, mais do que meramente delinear formas, carrega consigo a essência do que retrata e move. É como se cada traço contivesse o instante que suspende uma respiração enquanto traduz a relação do corpo com o espaço. Este estudo da ‘linha em movimento’ vai além da técnica aprimorada. Ao mergulhar na proposta que acompanha a obra, torna-se evidente que o trabalho é sustentado por uma sólida e cuidadosa investigação artística. Na minha opinião, esse rigor reflexivo tem o poder de amplificar a perceção de um observador atento, conduzindo-o a contemplar o desenho como uma narrativa viva, repleta de sugestão, presença e intemporalidade. Um trabalho dedicado, onde a linha se torna veículo de um movimento pleno de significado."
Sobre a Escultura:
“A madeira resgatada aqui respira história e sensibilidade. O toque do escultor parece devolver-lhe vida. De uma forma sábia, serena. Há força e vulnerabilidade em cada face.”
“Ao longo da exposição encontrei um diálogo enriquecedor perante uma ordem silenciosa da matéria, a criação de formas que equilibram intenção, espontaneidade e linguagem. E também um amplificar da vivência do natural onde a intervenção humana não pretende dominar. Esse equilíbrio, quase impercetível, convida a uma interessante experiência estética das esculturas. É uma proposta artística de grande potencial, onde forma e conceito se entrelaçam num diálogo comovente e intemporal."
Sobre Linea-Lignum:
“A forma mais bela de arte para mim é a simplicidade… estas obras remetem-nos para a simplicidade das relações humanas e o movimento dos corpos, numa harmonia perfeita.”
“Esta exposição convida-nos a estar presentes. Neste momento não é apenas uma galeria de arte para visitar, mas um lugar onde o natural e o humano se entrelaçam em silêncios profundos. Espero revisitar.”
"A exposição compõe um espaço percetivo onde a matéria parece emitir voz e movimento – o desenho e a escultura transformam-se em nuances e perspetivas trazendo paisagens vivas com elas enquanto nos interpelam de forma íntima. Cada linha e cada superfície são como perguntas significativas ressoando em nós, enquanto parece que atravessam um tempo que também é espaço, o orgânico, o vivido, o encontro... É uma experiência que se prolonga no pensamento e no sentir, muito para lá do momento de visita."
"O que senti ao visitar a galeria onde se encontram as obras LÍNEA-LIGNUM foi que estava perante algo mais do que uma exposição; percebia-a como um convite para nos aproximar da experiência criadora e para olhar para o essencial de um modo novo. Entre o desenho e a escultura, parece haver um espaço de diálogo, conversas enriquecedoras que nos fazem sentir aspetos de contacto e ligação entre o humano e o natural. É arte contemporânea no seu melhor: subtil, reflexiva e capaz de nos fazer parar, pensar e sentir, como quem recorda e projeta visionar ao mesmo tempo. Uma proposta cheia de sensibilidade e atualidade, que nos deixa a vontade de voltar a olhar e a querer descobrir mais elementos de simplicidade em tudo o que se move, seja no interior da galeria, seja já no seu exterior. "
"Além das obras de cada artista, o que mais apreciei da exposição foi a sensação de um entendimento profundo entre mãe e filho. Percebe-se bem que se trata de práticas artísticas muito distintas, complexas e delicadas, que se entrelaçam num diálogo silencioso, poderoso e promissor. A delicadeza e a intensidade do traço do desenho e a da escultura geram um equilíbrio espacial entre a fluidez e a solidez presente nas obras. Chegam a transmitir um sentimento de cumplicidade e levou-me a refletir sobre as conexões que moldam a arte e a vida. Uma colaboração original transportada para o espaço expositivo traduzindo elementos de uma vivência profunda, sensível, amistosa. A troca de visões e sensibilidades dos artistas cria um espaço estético profundamente humano. Muito comovente. Uma experiência que nos recorda que a arte também pode ser um vínculo vivo, repleto de amor expresso ao longo de um trajeto em movimento e criação. Ficarei atento a novas propostas deste particular diálogo artístico."
______________________________________________________________________________________________
PALAVRAS SOLTAS:
“Um elogio da demora…”
“Muito interessante e reflexivo”
“Alongar plenamente.”
“Respiração através da madeira.”
“O silêncio afinal tem linhas.”
“Transformação que pulsa.”
“O mover em traços.”
“Tempo que encontra a forma.”
“Vislumbres de qualidade visual.”
“Extensão e harmonia.”
“Profundidade.”
"Ressonância."
"Uma herança criativa."
"Sintonia na diferença."
__________________________________________________________________________________
Testemunhos de encerramento:
" É muito impressionante o que faz com as linhas. É mais do que a linha, é também a imagem-linha em si mesmas." (ENG.)
"Perfeito. Sublime."
"Adorável!"
"Entrelaçados elegantes e incisivos!" (IT)
" Linhas belas e fabulosas!" (UK)
"Arte inspiradora." (GER)
"É lindo como as linhas podem fazer tanto. A velocidade, os movimentos, está lá tudo. Também adoro as esculturas em madeira. Elas vivem!" (Holland)
"Obrigada por esta extraordinária exposição. São grandes artistas. Gostei tanto das imagens e esculturas também ao vivo. As esculturas são extraordinárias; a primeira vez em que posso ver e sentir a própria árvore da oliveira; as formas são lindas. As linhas dos desenhos são secretas. Tive imenso prazer a tentar reconhecer de que tratam." (POL)
" Lindíssimo." (ICELAND)
" Maravilhoso espaço de galeria. Esculturas de madeira muito bem conseguidas. Se tivesse lugar suficiente na bagageira levaria uma escultura de madeira para a nossa coleção de arte." (GER)
"Adorei!" (GER)
" A fluidez. A mulher e a criança. O movimento. Os corpos em simbiose. A vinculação e o desenvolvimento. A intemporalidade. O mundo contemporâneo." (FR)
"Gostei muito!"
"Um fantástico espaço para linhas e madeira. Uma exposição de excelência que felizmente navegou até Albufeira. Parabéns aos artistas e à galeria."
_________________________________________________________________________________________________________________
“LÍNEA-LIGNUM: Uma exposição – um espaço de encontro, partilha, descoberta e inspiração. A cada visitante, a cada olhar atento e a cada palavra partilhada, o nosso profundo agradecimento. Que este diálogo, leitura, emoção, reflexão e inspiração, continue a ressoar para além do espaço expositivo."
Agradecemos a todos os que se juntaram a esta jornada e muito particularmente à Galeria de Arte João Bailote – Câmara Municipal de Albufeira.
_____________________________________________________________________________________________________
Exposições"Línea-Lignum" 2025
Galeria Arte João Bailote - Câmara Municipal Albufeira . Fevereiro 25
BIALE - Bienal Internacional Alentejo - BIALE . Março 25
GALERIA OLGA SANTOS / Câmara Municipal de Oliveira do Bairro . Julho 25