7 — Projetos de extensão

Equipe de Triatlo: TriLocomotion

A ideia de ter uma equipe de Triatlo na Esefid é um sonho que acalentei com outros 'loucos' (Onécimo, Vitor, Pedrão, Anderson, ...) durante a minha graduação nos anos 90, mas que nunca teve continuidade. Mas aquele sonho permaneceu guardado por 'alguns' anos. Reapareceu em 2013, a partir de uma demanda solicitada do Prof. Claudio Garcia da Secretaria de Assuntos Estudantis da Pro-Reitoria de Recursos Humanos. Era necessário auxiliar um atleta que vinha despontando com bons resultados, aluno da UFRGS Bernardo Jung. Conversei com meu Mestrando na época (hoje é Doutorando) Prof. Rodrigo Gomes da Rosa, que já estudava a FisioMecânica do Triatlo, se encarava a tarefa de treinador dessa 'equipe', onde rapidamente recebemos nosso segundo atleta Tiago Jantsch. Hoje temos mais de 10 atletas com níveis diferentes de desenvolvimento no esporte.

Supervisores:

    • 2013-2016 - Rodrigo da Rosa
    • 2017 - Marcos Masiero
    • 2018 - Marcos Masiero e Leonardo Bloedow

Grupo de Corrida

O tema da corrida de distância é o tema mais antigo no Locomotion pois remonta os primeiros estudos meus de IC sob orientação do Prof. Kruel, com ajuda do Marcus Tartaruga, Gabriela Black e Marcelo Coertjens e deu sequência no meu mestrado entre 2001 e 2003. Desde aquela época me interessava compreender aspectos fisioMecânicos da corrida de desempenho. O tempo passou e o grupo de corrida nasceu em 2012, no mestrado do Prof. Jorge Storniolo (hoje Doutorando em Fisiologia orientado pelo Prof. Alberto Minetti, em Milão, Itália), onde definimos ter nossa própria amostra devido à heterogeneidade de treinamentos de corredores recreacionais, população alvo do seu mestrado. No fim do estudo, combinamos manter o grupo como um projeto de extensão. Atualmente é supervisionado pelo Prof. Mestrando Edson Soares da Silva com mais de 10 alunos.

Supervisores:

    • 2012-2014 - Jorge Storniolo
    • 2014-2015 - Patrícia Pantoja
    • 2016-2017 - Onécimo Ubiratan
    • 2017-2018 - Marcos Masiero
    • 2018-atualmente - Edson da Silva

Caminhada Nórdica para Parkinsons e Idosos

A ideia da caminhada nórdica começou quando eu estava em Milão em 2008 conversando com o Prof. Minetti sobre possibilidades de uma bolsa de pós-doc com colegas da Itália e ele ligou para o Prof. Federico Schena, e dessa conversa surgiu uma oportunidade de eu participar de uma seleção internacional para uma bolsa no Cebism (hoje Cerism, Rovereto, Itália) mas que era necessário desenvolver um projeto sobre o custo EMG da caminhada nórdica. Desenvolvi esse projeto em 2009 e 2010 no Cebism junto aos Professores Barbara Pellegrini e Federico Schena. Daí trouxe para o Brasil esta técnica. O projeto de extensão começou em 2014, com dois projetos de pesquisa, um de mestrado da Profa. Elren Monteiro (hoje Doutoranda em Ciências da Saúde/UFCSPA orientada pela Profa. Aline Pagnussat) que aplicou um treinamento de caminhada nórdica em pessoas com Parkinson. Concomitante a esse projeto, era desenvolvido um estudo de treinamento de caminhada nórdica em idosos desenvolvido no doutorado da Profa. Natália Gomeñuka (hoje Pós-Doutoranda conosco no Locomotion/UFRGS). Os resultados foram muito promissores e houve grande pressão social para a continuidade desse projeto. E assim continuamos com esse projeto onde hoje tem a supervisão da Professora Valéria Martins e Ana Paula Zanardi.

Supervisores

    • 2014-2016 - Elren Monteiro
    • 2016-2017 - Marcelo Coertjens e Elren Monteiro
    • 2018-atualmente - Valéria Martins e Ana Paula Zanardi