O Projeto CADMUS visa construir um banco de dados digital biológico e paleobiológico do acervo das coleções LAPEISA e materiais relacionados as pesquisas realizadas com diversos clados de vertebrados. A proposta busca disponibilizar gratuitamente (para uso não comercial) arquivos digitais de diversos tipos – como tomografias computadorizadas, superfícies 3D e fotografias em alta resolução – para a comunidade acadêmica e outros interessados.
No Brasil como um todo, a digitalização de coleções biológicas tem ganhado crescente importância e diversas iniciativas estão em andamento. Atualmente, observa-se um movimento significativo para modernizar e ampliar o acesso aos dados dessas coleções, reconhecendo seu valor inestimável para a pesquisa, conservação e bioeconomia.
A digitalização permite que pesquisadores de todo o mundo acessem informações sobre os espécimes, seus dados de coleta e identificação, sem a necessidade de visitar fisicamente as coleções, facilitando o acesso à informação. Dados digitalizados facilitam análises em larga escala, estudos comparativos e a integração de informações com outras bases de dados.