Felipe Chinaglia Montefeltro
Possui graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Mestrado e Doutorado em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Desenvolveu seu projeto de pós-doutorado no Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro. Atualmente é professor do departamento de Biologia e Zootecnia (FEIS-UNESP). Desenvolve pesquisas na área de Zoologia e Paleozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática filogenética de Rhynchosauria e Crocodyliformes e evolução da região ótica de Crocodyliformes.
Julian C. G. da Silva Junior
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Mestrado e Doutorado em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós-Doutorando no LAPEISA. Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia, sistemática e biomecânica de vertebrados, com foco em Dinossauros Saurópodes.
Giovanne Mendes Cidade
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia em 2012, Mestre em Ciências (Biologia Comparada) pela Universidade de São Paulo em 2015 e Doutor em Ciências (Biologia Comparada) pela mesma instituição em 2019. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira. O projeto de Pós-Doutorado é a investigação sobre o comportamento alimentar e paleoecologia de crocodilianos fósseis do Mioceno da América do Sul, através de técnicas como a Análise de Elementos Finitos (FEA) e a Análise de Abertura Máxima da Mandíbula, entre outras. Profissionalmente, as áreas de atuação incluem a paleontologia de vertebrados, taxonomia zoológica e sistemática filogenética, com ênfase em anatomia, sistemática, taxonomia, biogeografia e paleoecologia de crocodilomorfos (Crocodylomorpha) fósseis, especialmente do Cenozoico da América do Sul.
Gabriel Gonzalez Barbosa
Graduado em Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP, Mestre em Biodiversidade pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP, atualmente é Doutorando em Biodiversidade pela mesma instituição. Desenvolve trabalhos sobre biomecânica craniana da transição da dieta faunívora/onívora para herbívora em Sauropodomorpha, também atuando nas áreas de paleoecologia e biomecânica de vertebrados e reconstrução digital de materiais fósseis.
Paulo Roberto da Silva
Atualmente cursa Doutorado em Biodiversidade no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP. Obteve o título de Mestre em Biodiversidade pela mesma instituição. Concluiu o Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Sua pesquisa principal envolve o estudo da diversidade do gênero Caiman durante o Pleistoceno-Holoceno, além de conduzir testes morfofuncionais em Caimaninae e outros Crocodyliformes, com particular interesse na utilização da Análise de Elementos Finitos (FEA).
Graduanda em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Foi membro do Projeto Universidade no Bosque (PUB) no ano de 2022, um projeto de extensão do Instituto de Biodiversidade, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP com ênfase no enriquecimento e educação ambiental. Membro ativo do LAPEISA desde abril de 2024. Atualmente desenvolve um projeto de Iniciação Científica com ênfase na morfofunção do crânio do gênero de Crocodyliforme, Ceratosuchus, utilizando como principal método a Análise de Elementos Finitos (FEA).
Maurício Florindo de Melo
Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Ao longo de sua formação desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica, focado na abordagem exploratória da região ótica do quadrado de Crocodyliformes Baurusuchidae. Também desenvolveu pesquisas em reconstrução digital de Endocasts de canídeos hipercarnívoros. Auxilia também no preparo de materiais do acerto paleontológico do LAPEISA.
Graduando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP, com atuação nas áreas de paleontologia e zoologia de vertebrados. Realizou estágio internacional no Senckenberg Centre for Human Evolution and Paleoenvironment, na Alemanha, com foco em sistemática filogenética e biogeografia histórica. Desenvolve pesquisas voltadas à descrição e análise evolutiva de crocofiliformes fósseis da Formação Adamantina (Grupo Bauru, Cretáceo Tardio). Seus principais interesses acadêmicos incluem a evolução de répteis fósseis e a diversificação de tetrápodes mesozoicos.
Henry Gabriel de O. Rossetto
Graduando em Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Atualmente desenvolve projeto com a miologia da cintura escapular de Baurusuchidae, ou seja, nas características musculares dos membros anteriores destes Crocodyliformes. Possui corrente projeto de título “A cintura escapular dos Baurusuchidae (Notosuchia, Crocodyliformes): anatomia, miologia e função”.
Gabriel Oliveira da Silva
Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Segue pesquisas na área de evolução e paleontologia, especificamente com crânios de Crocodyliformes no LAPEISA. Atualmente desenvolve projeto com foco específico na morfologia craniana de Baurusuchidae.
Gabriel Augusto Faria
Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Trabalha com levantamento quantitativo de espécies do clado Titanosauria (Sauropoda) em âmbito mundial, considerando o ano de descrição, continente, país, bacia sedimentar, tempo geológico e a validação de cada táxon por outros autores da área.
Gabriel Domingos David
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS). Desenvolveu durante a graduação sua Iniciação Científica no LAPEISA, o projeto “Modelagem do aparato crânio-mandibular de Atelocynus microtis (Canidae, Cerdocyonina) e morfologia funcional através da Análise de Elementos Finitos (FEA)”, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente desenvolve projeto para o mestrado com os táxons de Atelocynus microtis e Cerdocyon thous com caráter morfofuncional comparativo pelo uso da técnica de FEA na modelagem virtual, além do comparativo com a base de dados ampla de Canidae do LAPEISA.
Juan Vítor Ruiz
Biólogo pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP, Mestre e Doutor em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP. Durante seu Doutorado, foi pesquisador visitante na University of Tübingen, Alemanha. Participou do LAPEISA durante a graduação, mestrado e doutorado, atualmente participando como colaborador. É atualmente pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Paleontologia da UNESP Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra em sistemática, taxonomia e investigações morfofuncionais baseadas em modelagem digital em Amniota, com ênfase em Crocodyliformes e Carnivora.
Possui doutorado em Ciencias Naturales pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina, mestrado em Ciências (Biologia Comparada) pela Universidade de São Paulo, especialização em Avaliação Ambiental pela Unicamp, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, e desenvolveu pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta junto ao Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Catalão. É membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação (COMPAD) e suplente do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFCAT. Ministra as disciplinas relacionadas a Zoologia de Vertebrados, Anatomia Comparada e Biogeografia. Tem experiência em Zoologia, Sistemática e Biogeografia, atuando principalmente no estudo dos mamíferos extintos e viventes. É orientadora associada aos Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada (FFCLRP-USP) e em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (IF Goiano - campus Urutaí), e lidera o Grupo de Pesquisa Biologia Integrativa de Vertebrados, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.
Atualmente é colaborador voluntário no Lapeisa, focando principalmente na preparação e manutenção do acervo físico e digital da coleção Paleontológica e coleção Zoológica. Possui Doutorado em Biodiversidade pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, campus São José do Rio Preto. Mestrado em Ciência e Tecnologia Animal pela Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira. Licenciatura plena em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba. Desenvolve pesquisas nas áreas de Biologia comparada, Taxonomia, Sistemática e Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo) com Vertebrados, com foco em Actinopterygii e Chondrichthyes. Participo do Grupo de Pesquisa em Biologia Integrativa de Vertebrados, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Fui professor de Tecnologia no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) e responsável pela formação em Fabricação digital e Modelagem 3D.
Paleontólogo de Vertebrados e Biólogo Evolutivo, atualmente é Professor Doutor junto ao Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Também é pesquisador associado (honorário) junto à Stony Brook University (EUA) e membro do corpo editorial da revista Journal of Vertebrate Paleontology (como "Phylogenetics Editor"). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela FFCLRP - USP; Mestrado em Biologia Comparada pela mesma instituição; Doutorado (PhD) em Earth Sciences (Palaeobiology) pela University of Birmingham, do Reino Unido. Tem experiência em morfologia, sistemática e macroevolução de répteis extintos, com particular interesse em padrões macroevolutivos, evolução fenotípica e métodos comparativos filogenéticos.
Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD pela University of Bristol e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Biologia, Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto; membro votante da Subcommission on Triassic Stratigraphy; Associate Editor do Journal of Paleontology; membro do Conselho Editorial da Ameghiniana (revista da Asociación Paleontologica Argentina); membro titular do Committee on Phylogenetic Nomenclature. Foi Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência nas áreas de Paleozoologia e Paleontologia Estratigráfica, com publicação de quase 140 trabalhos completos, entre artigos em periódicos com restrita política editorial e capítulos de livros, nos quais foram propostos mais de trinta novos táxons fósseis. Atua principalmente nos seguintes temas: Triássico, Dinosauria, Filogenia, Chelonii, Rhynchosauria, Crocodyliformes e Bioestratigrafia.
Pesquisador do Senckenberg Centre for Human Evolution and Palaeoenvironment (SHEP) e Coordenador Cientifico do 3D Imaging Lab da Universidade de Tübingen, Alemanha. Doutor com dupla-titulação em Ciências (com ênfase em Biologia Comparada) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e em Geociências pela Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha, sob co-orientação do Prof. Dr. Max C. Langer (FFCLRP-USP), e da Profa. Dra. Madelaine Böhme (Uni. Tübingen). Mestre em Ciências (ênfase em Biologia Comparada) e Bacharel em Ciências Biológicas FFCLRP-USP, ambos sob orientação do Prof. Dr. Max C. Langer. Durante o mestrado fez estágio no Museo Paleontológico Egidio Feruglio (MPEF), Trelew, Argentina, sob supervisão da Dra. Juliana Sterli. Minha linha de pesquisa concentra-se no estudo das relações entre forma e função, utilizando abordagens computacionais quantitativas, como morfometria geométrica e biogeografia, e da paleontologia e morfologia virtual, como tomografia computadorizada, reconstruções digitais 3D e análise funcionais (e.g., FEA).
Obteve o título de Doktor der Naturwissenschaften (doctor rerum naturalium) pela Ludwig-Maximilians-Universität, Munique, Alemanha. Possui título de Mestrado em Ciências com ênfase em Biologia Comparada, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Atualmente é pós-doutorando no Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Concentra suas pesquisas em aspectos evolutivos de diápsidos.