2023.2

Às terças-feiras de 16:00 às 17:30 na Sala de Seminários - Sala 201 (Torre Antiga) do Instituto de Física da UFF

Próximos seminários de Ensino de Física do Instituto de Física da UFF

Já aconteceu no IF-UFF

Dia 12 de setembro de 2023

Professor Beto Pimentel

CAP-UFRJ


Título da apresentação:

Clubes de ciências, autoexpressão e o que você está fazendo aí que não está se divertindo ensinando Física?

Clique aqui para informações:

Sobre o convidado 

Resumo da palestra

Sobre o convidado 

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ (2012). Pesquisa a história da óptica e da interferometria no século XIX e é professor de física no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, Óptica, Metrologia e História da Física. Atualmente (2018) está dando início a projetos relacionados (1) ao uso e produção de histórias em quadrinhos para o ensino escolar de Física, e (2) ao estímulo à criação, desenvolvimento e diversidade de Clubes de Ciências em escolas do país, como alternativa preferencial para o fomento do interesse pela ciência entre jovens em idade escolar. 

Dia 19 de setembro de 2023

Professora Luz Helena Martinez Barrera

Universidad Paris-Est Créteil


Título da apresentação:

O sistema educativo e as perspectivas da pesquisa de ensino de Física na França


A palestra será em espanhol

Clique aqui para informações:

Sobre a convidada / Resumo da palestra

Mi nombre es Luz Helena Martinez Barrera, soy profesora e investigadora de la Universidad Paris-Est Créteil más conocida como UPEC, enseño algunos principios de la didáctica de la física a profesores debutantes y en ejercicio. Mis cursos están enfocados hacia la investigación en didáctica y en educación.  Tengo el gusto de proponer algunos puntos para presentar y comentar con los estudiantes de su universidad, quienes entiendo que se forman actualmente en el campo de la física.

-          Generalidades del sistema educativo francés y algunas reflexiones sobre la comparación con otros programas

-          La enseñanza científica en el sistema educativo francés. Como se organizan los contenidos en ciencias y cual es el lugar de la física en los currículos 

-          La formación de los profesores de ciencias en el sistema educativo francés según la institución en la que se inscriban

-          ¿En que consiste la investigación en didáctica de la física en Francia? ¿ Qué tipo de problemas trata de resolver?

-          ¿Qué puede aportar la didáctica de la física a los profesores de esta disciplina?

Según el interés manifestado por los participantes o los organizadores podría focalizar la discusión sobre alguno de los puntos propuestos y también dejar un espacio abierto para las preguntas libres de los participantes. 


Tradução para português:

Meu nome é Luz Helena Martinez Barrera, sou professora e pesquisadora da Universidade Paris-Est Créteil, mais conhecida como UPEC, ensino alguns princípios da didática da física para professores iniciantes e praticantes. Meus cursos são voltados para pesquisa em didática e educação. Tenho o prazer de propor alguns pontos para apresentar e discutir com os alunos de sua universidade, que, segundo sei, estão atualmente se formando na área de física.


- Visão geral do sistema educativo francês e algumas reflexões sobre a comparação com outros programas

- O ensino científico no sistema educativo francês. Como estão organizados os conteúdos em ciências e qual o lugar da física nos currículos?

- A formação dos professores de ciências no sistema educativo francês de acordo com a instituição em que se matriculam

- Em que consiste a pesquisa em didática da física na França? Que tipos de problemas você está tentando resolver?

- O que a didática da física pode contribuir para os professores desta disciplina?

Dependendo do interesse demonstrado pelos participantes ou pelos organizadores, a discussão poderá ser focada em um dos pontos propostos e também deixar espaço aberto para perguntas livres dos participantes.

Dia 24 de outubro de 2023

Professor Diego Uzeda

CEFET/RJ - Nova Friburgo 


Título da apresentação:

O poder da história na revelação dos fundamentos da ciência: uma nova reflexão a partir da física do éter

Clique aqui para informações:

Sobre o convidado 

Resumo da palestra

Sobre o convidado

Doutor em História da Física pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Física (PEF) da UFRJ e licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse na área de História da Física e Matemática, com foco nos seguintes temas: teorias de éter, eletromagnetismo britânico no século XIX, dinâmica do meio contínuo e constituição da matéria. Atualmente é  professor do quadro permanente do Cefet/RJ – campus Nova Friburgo, lotado no colegiado de Licenciatura em Física.

Resumo da palestra

O éter não foi subitamente abandonado ao final do século XIX. No meio científico, há um discurso tácito no qual o éter é entendido — apenas — como um substrato que possibilitava a propagação da luz e, mais ainda, foi inteiramente abandonado ao final do século XIX após os experimentos de Albert Michelson e Edward Morley. Ademais, ainda dentro desse discurso, acredita-se que o éter tenha sido demonstrado como inexistente e relegado ao esquecimento pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein no início do século XX. No entanto, o éter foi muito mais que um suporte para a propagação da luz e tão pouco foi abandonado subitamente. Neste seminário, a partir da história acerca de teorias da ciência eletromagnética e modelos da estrutura da matéria, refletiremos sobre o papel do éter e seu (não) abandono ao final do século XIX e início do século XX.

Dia 31 de outubro de 2023

Professor Fabiano Fernandes

Colégio Pedro II - Unidade São Cristóvão 


Título da apresentação:

História da ciência e ensino a partir de um episódio da ciência nacional”

Clique aqui para informações:

Sobre o convidado 

Resumo da palestra

Sobre o convidado 

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2014) e é doutorando do programa de Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (início do curso em dezembro de 2018). Período de 6 meses na modalidade Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, com Bolsa CAPES Atualmente é professor EBTT do Colégio Pedro II, aonde é professor do Ensino Médio e do curso de Especialização em Ensino de Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência, Controvérsias Históricas, História Cultural da Ciência, Práticas Científicas e Ensino de Ciências. 

Resumo da palestra

A defesa da utilização da história da ciência no ensino já é algo recorrente na literatura. Existem diversas possibilidades do seu uso, buscando atingir uma grande variedade de objetivos. Nesse encontro, abordaremos a perspectiva da história cultural da ciência, voltado para um ensino que s proponha mais crítico e reflexivo a respeito da sociedade em que o estudante está inserido. Como exemplo iremos explorar um pouco do desenvolvimento da física nuclear brasileira no período pós segunda guerra mundial.

Dia 21 de novembro de 2023

Professora Tatiana Roque

Instituto de Matemática da UFRJ

Secretária de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro 


Título da apresentação:

A formação de professores das ciências como luta contra o Negacionismo

Clique aqui para informações:

Sobre a convidada 


Sobre a convidada

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ e doutorado na área de História e Filosofia das Ciências pela UFRJ, com doutorado sanduíche em Paris no laboratório REHSEIS - CNRS (Recherches Épistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et les Institutions Scientifiques). É professora titular do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física e da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. É Cientista do Nosso Estado, pela Faperj, e membro dos Archives Poincaré (Histoire et Philosophie des Sciences) - Université de Nancy. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado na Faperj e directrice de programme no Collège International de Philosophie (Paris). Tem experiência nas áreas de História e Filosofia da Ciência e da Matemática, Ensino de Ciências e Filosofia Contemporânea. Seu livro "História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas" (Zahar, 2012) foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 e seu último livro "O Dia em que Voltamos de Marte" (Planeta, 2021) foi finalista do Jabuti em 2022. 

Dia 28 de novembro de 2023

Professora Bruna Werneck Canabrava

Gestora publica


Título da apresentação:

O Projeto Lemann e a Educação Brasileira

Clique aqui para informações:

Sobre a convidada 

Resumo da palestra

Sobre a convidada 

Mestre em Ciência Política, especialista em Design Instrucional, bacharel em Desenho Industrial. Já atuou em escritório de design e como professora de inglês.  Atualmente divide o cargo de técnica em educação a distância na Fundação Cecierj (vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio de Janeiro) e na continuidade à pesquisa iniciada no mestrado em Ciência Política na UFF, sobre a relação entre o Estado e atores privados na formação de agenda e implementação de políticas educacionais. 

Resumo da palestra

O que o homem mais rico do Brasil sabe sobre educação? Quais são os meios de que um bilionário dispõe para influenciar os rumos de políticas públicas? Em que medida a atuação da Fundação Lemann é ou não benéfica para o desenvolvimento do Brasil? Essas são as perguntas motivadoras da pesquisa de Bruna Werneck, que já rendeu um mestrado em Ciência Política pela UFF, um livro publicado e norteará sua fala no seminário.

Dia 5 de dezembro de 2023

Professor Antonio Santos (Toni)

Instituto de Física da UFRJ


Título da apresentação:

“Ensino de Física e a Física "dura", uma jornada entre duas culturas. Há possibilidade de diálogo?"

Clique aqui para informações:

Sobre o convidado 

Resumo da palestra

Sobre o convidado 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993), doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1999), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2004), pós-doutorado pela University of Missouri System(2003), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000), pós-doutorado pela Canadian Light Source(2016), curso técnico profissionalizante em Material Bélico pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro(1987), ensino fundamental e ensino medio pelo Colegio Pedro II (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo da palestra

Neste seminário defenderemos uma maior aproximação entre a chamada Física dura e a área de Ensino de Física, combatendo preconceitos mútuos.