O fogo vem consumindo a Floresta nas últimas semanas, as queimadas podem causar danos irreversíveis, dizem os especialistas.
De Janeiro á agosto de 2019, o aumento de focos de queimadas no brasil foi de 82% em relação ao mesmo período de 2018.
Em termos de Área, 1998 foi um dos anos mais destrutivos: 40 mil quilômetros quadrados de floresta foram queimados.
Condições climáticas na região não são mais as mesmas através de décadas passadas. A Amazônia já está 1° GRAU mais quente em relação aos últimos 60 anos, e a estação seca já aumentou em média 3 semanas no último período de 40 anos.
A Amazônia legal é dividida em duas partes: Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Amazônia Oriental, composta por exclusão, pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
O aquecimento global é um assunto que já vem sendo falado a muito tempo, mas é um problema muito grande, que não está recebendo a atenção que precisa.
Os seres humanos produzem toneladas de CO2 por dia, e as quantidades vem aumentando cada vez mais, e se os governos não fizerem nada em relação a isso, em escala global, vamos ter sérios problemas.
Os governos estão ignorando esse problema e deixando ele de lado, e quanto mais tempo passar sem ser resolvido, pior vai ser as consequências, as calotas polares estão derretendo cada vez mais, e logo o nível do mar irá aumentar, engolindo cidades costeiras, e pequenas ilhas. Serão milhões de refugiados, sem casa, sem água, isso sem falar das secas, tempestades e os vírus sendo transmitidos por mosquitos, e muitos outros problemas que nem podemos imaginar.
Isso é um problema causado por todo mundo, que para resolver, as grandes mudanças precisam ser políticas, econômicas, e em escala mundial. Se não agirmos agora não vamos ter nem com o que se preocupar depois.
Você acompanha mais desse assunto no TibaCast sobre Aquecimento Global.
No momento que estamos vivendo o uso de máscaras e luvas tem se tornado uma realidade, no entanto o que hoje nos protege tem causado grandes problemas ao meio ambiente. Com a grande procura desse meio de segurança as indústrias tem aumentado grandemente a produção, como consequência esse material acaba se transformando em lixo, bastante prejudicial a natureza pois demora cerca de 450 anos para se degradar.
Em muitas cidades esse item tem se tornado cada vez mais comum nas lixeiras, principalmente por precisar ser descartado após 2 horas de uso. Com todo esse problema surgiram algumas técnicas caseiras para melhor descarte, porém o produto ainda vem sendo descartado em lixo comum, já que é praticamente impossível de se reciclar.
Já foram relatados a presença desse material nos oceanos, o que é preocupante pois além de afetar a vida marinha, pode causar um grande desastre ambiental no futuro, isso é o que mostram mergulhadores e ambientalistas. Por isso é importante fazer o descarte correto de máscaras e luvas. Uma boa opção também é utilizar máscaras de pano que podem ser lavadas, além de poderem ser confeccionadas em casa.
Separar seus lixos de forma organizada, e aproveitar fazer a higienização dos objetos e alimentos com embalagem.
Reduzir a utilização da água, não deixando torneiras abertas e reduzindo principalmente o tempo no banho. Fazendo isso você irá gastar menos energia elétrica, um ponto muito bom pois não irá ter gastos excessivos e desnecessários, e ajudando o meio ambiente pois a geração de energia depende da exploração de recursos naturais.
Por: Victor Gustavo, Maria Eduarda Basso, Gustavo Gabriel, Maria Eduarda Pereira, Larissa Migliorini e Isabella Lisboa.