XANDE DE PILARES - Foto: divulgação
No dia 15 de Junho de 2019, Xande de Pilares realizou um show na Casa de Shows “Contemporâneo” – Bairro de Santa Efigênia, em Belo Horizonte, na ocasião concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Oecoambiental, onde falou sobre cultura e meio ambiente.
Alexandre Silva de Assis, mais conhecido como Xande de Pilares é cantor e compositor. Participou do grupo Revelação de 1991 a 2014. É um dos intérpretes do quarteto do Salgueiro. Em 2014, lançou seu primeiro álbum solo, com o disco intitulado Perseverança, com músicas compostas por Xande e nomes como Serginho Meriti e Arlindo Cruz. É hoje um digno representante da Samba respeitado no Brasil e no mundo.
Jornal Oecoambiental: Parabéns pelo grande show que você realizou Xande, qual a importância do samba para a cultura brasileira e mundial?
Xande: “Quando a gente sonha em poder cantar o para o público e é correspondido, você não encontra explicação. Este Samba, que é um patrimônio da cultura brasileira, tenho o maior orgulho em representá-lo. Eu chamo o Samba de Senhor”.
Jornal Oecoambiental: O “samba é uma forma de oração”...
Xande: O samba é uma forma de oração. Das maiores coisas que o samba me deu foi uma casa para minha mãe. Eu poder cuidar da minha família. Ter minha música tocando na boca do povo, que hoje é abertura de uma novela.
Jornal Oecoambiental: Como você avalia a importância do meio ambiente?
Xande: O Roberto e o Erasmo já falavam do meio ambiente nos anos 70, assim como o Legião Urbana. Têm mensagens que a gente tem transmitido que a ganância humana não dá ouvido. A ganância demais, quando chega à fatura, muita gente que não tem nada a ver acaba sofrendo. Eu espero que as pessoas acordem. Este alerta já vem lá desde 1970. (Xande canta um trecho da música - Progresso de Roberto Carlos:)
“Eu queria poder afagar uma fera terrível... eu queria poder transformar tanta coisa impossível... eu queria falar de alegria ao invés de tristeza, mas não sou capaz...” Lá atrás já falavam que a gente tem que cuidar do meio ambiente.
As boas palavras dos sambas apresentados por Xande de Pilares trazem mensagens de esperança e crença no ser humano:
“ Quem cultiva semente do amor, segue em frente não se apavora... "
"Na vida é preciso aprender, se colhe o bem que plantar..."
"Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé ... basta acreditar que um novo dia vai raiar..."