PALESTRANTES DO IX CBPN
PALESTRANTES DO IX CBPN
GT 1: Literaturas africanas e negro-diaspóricas em língua
portuguesa na contemporaneidade
Prof. Dr. Jorge Augusto de Jesus Silva – IFbaiano/UESB
Jorge Augusto de Jesus Silva é doutor em Literatura e Cultura (UFBA), mestre em Estudos de Linguagem (UNEB), especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UNEB), especialista em Análise do Discurso (Faculdades Integradas Olga Mettig), especialista em Libras (Faculdade Dom Pedro II) e graduado em Letras Vernáculas (UCSal). Compõe a coordenação do grupo de pesquisa Rasura-UFBA e PERIFA/ IFBaiano. É docente no Instituto Federal Baiano, no qual compõe a coordenação do NEABI/ITB.
Profa. Dra. Silvana Carvalho
UFRB
Silvana Carvalho é doutora em Teorias e Críticas da Literatura e Cultura, com ênfase em estudos comparados entre Brasil, Angola e Portugal (UFBA) e mestre em Teoria da Literatura (UFPE). Atualmente, é professora de culturas e literaturas africanas de língua portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordena o programa de extensão PoÉticas Periféricas e Produções de Vida no Recôncavo da Bahia na UFRB e a coleção DasPretas (Editora Segundo Selo), que tem como foco a publicação de mulheres negras no Brasil. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Territorialidade, Patrimônio de Violência no Recôncavo da Bahia (UFRB), e Rasuras: Letramentos de Reexistência na diáspora negra (UFBA). Desenvolve pesquisa voltada para Expressões Periféricas em língua portuguesa, Literaturas Africanas de língua portuguesa, a partir das relações entre experiência histórica e experiência estética, com foco principal em inscrições de gênero, raça e classe.
Prof. Dr. Silvio Roberto Oliveira – UNEB
Silvio Roberto Oliveira possui graduação em Letras (UFBA), mestrado em Estudos Literários e Teoria da Literatura (UFBA) e doutorado em Teoria e História Literária (UNICAMP). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia e integra os grupos de pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE e Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras. Desenvolve estudos na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, mas também atua em trabalhos que envolvem Língua Grega, Língua Latina e Língua Portuguesa. Além disso, participa de projetos de pesquisas e programas sobre Juventude, Ensino e Escola, atuando, principalmente, nos temas linguagens, memória, negritude e quadrinhos.
GT 02: Escritas de si, memórias e vivências identitárias
Profa. Dra. Isabelle Sanches – UNEB
Isabelle Sanches é doutora pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), graduada em Licenciatura em Pedagogia (UCSAL), especialista em Psicopedagogia (UFBA) e mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Campus XI – Serrinha), é pesquisadora dos grupos de pesquisa Entre Elas Educação e Culturas (Líder) e Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB/CAMPUS XI) e membro do Instituto Ceafro/ ICEAFRO: Educação para a Igualdade Racial e de Gênero.
Profa. Dra. Maria Nazaré Mota de Lima – UNEB
Maria Nazaré Mota de Lima possui graduação em Letras Vernáculas (UFBA), mestrado em Educação (UFBA), doutorado em Letras e Lingüística (UFBA) e pós-doutorado em Estudos Literários (UFMG). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, com atuação no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural – PÓS-CRÍTICA. Pesquisadora associada da Universidade Estadual de Campinas, é colaboradora do ICEAFRO: Educação para a Igualdade Racial e de Gênero.
GT 03: Literaturas negras/afro-brasileiras, africana e a formação de leitores (crianças e jovens) no contexto da 10.639/03
Profa. Dra. Maria Anória Oliveira
UNEB/ Pós-Crítica
Maria Anória J. Oliveira é licenciada e Especialista em Letras (PUC-SP), Mestra em Educação (UNEB), doutora em Letras (UPPB), com estágio Pós-doutoral (UFMG) no campo da Literatura Infantil e juvenil negra/afro-brasileira e africana. Profesora Titular da UNEB, atua na graduação em Letras e no programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica/UNEB), conta com publicações na área. Na seara literária, assina como NegrAnória d’Oxum e vem publicado contos e poesias em distintas coletâneas. É uma das coordenadoras da área Científica Literatura, Linguagens e Artes da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros (ABPN) e membro da APNB em algumas edições e Líder do Grupo de Pesquisa: Letramentos, Identidades e Formação de Professores/as (Iraci Gama).
Profa. Dra. Daniela Galdino Nascimento UNEB/PPGEL
Daniela Galdino Nascimento é doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós-Afro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação e pós-graduação em Letras - Campus XXI. É docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), UNEB - Campus I e coordena o Projeto de Pesquisa Autoria de Mulheres na Literatura Brasileira: Percursos Transgressores na Poética de Gilka Machado (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). É também poeta, performer e produtora cultural.
Profa. Ma. Ana Fátima dos Santos
UNEB/ Pós-Crítica
Ana Fátima Cruz dos Santos é natural de Salvador/BA, é licenciada em Letras Vernáculas, mestra e doutoranda em Crítica Cultural (UNEB). Ativista do movimento negro, candomblecista, professora da rede municipal de educação de Camaçari e CEO da editora Ereginga Educação. É membro do Grupo de Pesquisa: Letramentos, Identidades e Formação de Professores/as (Iraci Gama). Tem poemas e contos em outras Antologias nacionais e internacionais. Tem quatro publicações em literatura infantil e infanto-juvenil. Participa de Mulher Poesia – Antologia poética pela sétima vez e dos Cadernos Negros (contos e poesia), em diversas edições.
GT 04: Raça e ciclo de políticas públicas: avançando na construção de um campo de estudos
Prof. Dr. Márcio André de Oliveira
UNILAB
Marcio André de Oliveira dos Santos é professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, Campus dos Malês/BA e atua nos cursos de graduação em Humanidades e Licenciatura em Ciências Sociais, do qual é o atual coordenador. Possui doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), com estágio sanduíche na Johns Hopkins University, Baltimore, Estados Unidos. É professor colaborador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO) da Universidade Federal da Bahia.
Profa. Dra. Layla Carvalho
UnB
Meu nome é Layla Pedreira Carvalho, sou mulher negra, feminista negra, mãe da Ayo, e docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, tenho mestrado em Sociologia pela mesma Universidade e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Sou pesquisadora da área de políticas de saúde para as mulheres com ênfase nos determinantes de raça e gênero, na mobilização dos movimentos de mulheres e feministas e nos discursos transnacionais na construção dessas políticas desde a década de 1980, com ênfase na questão da esterilização das mulheres negras e trabalhadoras, até os anos 2010, com o debate sobre o Zika vírus. Faço parte do Núcleo de Pesquisa Flora Tristán (UnB), da Colectiva Protesta (UMass, UToronto), do Comitê de Gênero, e Sexualidade da ANPOCS, da Rede Nacional de Pesquisa em Feminismos e Política, da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.
GT 05: Pensamentos e Intelectuais Negras(os) na África/Diáspora: Diálogos Contemporâneos
Profa. Dra. Marluce Macêdo
UNEB
Marluce Macêdo possui Licenciatura e Especialização em História (UEFS) pela e mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, desenvolve trabalhos com ênfase no ensino de História, atuando, principalmente, nos temas memória, tradição oral afro-brasileira, História Oral, territórios rurais e intelectuais negros.
Prof. Dr. Luís Gustavo Silva
UNEB/Firmina - Pós-colonialidade
Luís Gustavo Silva é licenciado em História (UNEB) mestre em Educação (UNEB) e doutor em Educação (UERJ). Membro do Conselho Fiscal da APNB (Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia), atuando como pesquisador associado, desenvolve estudos nas áreas de História, Educação das Relações Étnico-Raciais, História da África; Cultura Afro-brasileira; Ensino de Historia, Formação de Professores(as) e Memória.
GT 06: Estudos africanos interdisciplinares: pesquisa, ensino, cooperação e perspectivas de consolidação
Prof. Dr. Wilson Roberto de Mattos
UNEB
Wilson Roberto de Mattos é Doutor em História Social (PUC/SP) e tem Pós-Doutoramento em História Comparada (UFRJ). É Professor Titular de Teoria da História e Historiografia - UNEB/Campus V e Pesquisador do AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (DCH-/Campus V UNEB).
Profa. Dra. Suely Santos Santana
UNEB
Suely Santos Santana é Doutora em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO-UFBA). Professora de Literatura e Estágio Supervisionado na UNEB - Campus V, é Coordenadora do AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (DCH-/Campus V UNEB) - e do Coletivo de Mulheres Negras Luíza Bairros-Santo Antônio de Jesus.
Prof. Msc. Denilson Lessa dos Santos
UNEB
Denilson Lessa dos Santos é Mestre em História Social (UFBA) e Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS AFRO/UFBA). É Professor de História da África da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus V e membro do AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (DCH-/Campus V UNEB).
GT 07: Direito, relações raciais, estado, poder e democracia nas contemporaneidades afro-diaspóricas
Prof. Dr. Nilo Rosa
UEFS
É graduado em Administração de Empresas (Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior), Mestre em Administração Pública (UFBA) e tem Diploma de Estudos Aprofundados – equivalente ao mestrado – em Desenvolvimento Econômica e Social (SORBONNE – PHANTEON). É Doutor em Science Sociale, Sociologie (UNIVERSITE DE PARIS I – SORBONNE PHANTEON). Atualmente é Professor Adjunto de Economia Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCIS, onde assume a Coordenação de Pesquisa. Representante do Departamento na Câmara de Políticas Afirmativas, é fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e da Associação Baiana de Pesquisadores Negros. Publicou os seguintes livros: Mercado Informal e Etnia; Sindicato, Poder e Alteridade; e Elite e Dominação Politica.
Profa. Ma. Elisa Rodrigues
UFBA
Elisa Rodrigues é licenciada em Letras Vernáculas (UFBA), mestra em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA), tendo participado de projetos de pesquisa e de extensão voltados para a relação entre a universidade e as comunidades populares. É professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia e da Rede Municipal de Salvador. Bacharela em Direito (UFBA), atua também como advogada (OAB/BA).
GT 08: Territórios Negros, Saúde Mental e Povos de Terreiros
Prof. Dr. Sandro dos Santos Correia - UNEB
Sandro dos Santos Correia é doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, mestre em Engenharia Ambiental Urbana e especialista em Educação Ambiental. Licenciado e bacharel em Geografia, é professor da UNEB e do CEEP do OCEANO e membro do AFROUNEB e vice-líder do NEPPINS. Atualmente, realiza Estágio Pós Doutoral na UFRB.
Prof. Dr. Reinaldo José de Oliveira – ISDE
Reinaldo José de Oliveira é mestre, doutor e pós-doutor em Sociologia Urbana (PUC/SP), professor da Educação Básica e do Ensino Superior e sociólogo do ICS - Ethinic Diversity. Atua como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas da PUCSP e é membro colaborador do NEPPINS/UFRB/CNPq.
Profa. Dra. Regina Marques de Souza Oliveira – UFRB
Regina Suama Ngola Marques é Mam’etu de Nkisis do Nzo Lemba Tateamoxicongo Mona Riva Tumba Junssara. Possui mestrado e doutorado em Psicologia Social (PUC/SP) e é pós-doutora em Saúde Mental da População Negra e Diáspora Africana (Instituto dos Mundos Africanos em Paris – Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais-Paris/França - IMAF/EHESS). É psicóloga, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e professora permanente do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É Supervisora Clínica em psicanálise e psicologia clínica do racismo e relações étnico-raciais e Coordenadora Nacional do GT Psicologia e Relações Raciais da Associação Nacional de Pesquisa, Ensino e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2022-2024).
GT 09: Ecologia de saberes e estratégias de (re)existências na educação de jovens e adultos (EJA)
Profa. Dra. Edite Maria da Silva de Faria – UNEB/MPEJA – GEPALE BAHIA
Edite Maria da Silva de Faria possui graduação em Pedagogia (UNEB), mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). É Professora Adjunta do Departamento de Educação/Campus I da Universidade do Estado da Bahia e professora permanente do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)/UNEB. Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) Bahia, vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade do PPGEduC/UNEB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPALE UNICAMP.
Profa. Ivana Patrícia Sena de São Pedro – UNEB/MPEJA – GEPALE BAHIA
Ivana Patrícia Sena de São Pedro é mestranda em Educação de Jovens e Adultos (UNEB) e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional - GEPALE BAHIA. Possui graduação em Pedagogia (UNEB), bacharelado em Comunicação Social (UCSAL) e especialização em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens (UNIJORGE). Tem experiência na área de Educação e em projetos sociais, atuando principalmente em projetos voltados para educação de jovens, adultos e idosos, educação popular, movimentos sociais e formação de professoras(es).
GT 10: Educação das relações étnicas
Profa. Dra. Marise de Santana – UESB/ODEERE- UESB
Marise de Santana é graduada em Licenciatura em Ciências Exatas (UFBA) e em Pedagogia (Faculdade de Educação da Bahia Olga Metitng). Possui mestrado, doutorado (PUC-SP) e pós-doutorado (UNICAMP). É Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É coordenadora e professora da Pós-Graduação Lato Sensu e também leciona no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade do ODEERE/UESB e professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Desenvolve estudos nas áreas de Educação e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Legado Africano, Cultura e Identidade, Trabalho e Formação Docente, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Relações Raciais, Relações Étnicas.
Prof. Dr. Edson Dias Ferreira – UEFS
Edson Dias Ferreira é graduado em Desenho e Plástica (UFBA), mestre em Educação (UFBA), doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) e pós-doutor em Ciências Sociais-Antropologia (PUC-SP). É Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Mestrado Acadêmico. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando, principalmente, nos temas desenho, fotografia, imagem, memória coletiva, etnicidade e festa. Integra o Diretório de Pesquisa Relações Raciais: Memória, Imaginário e Identidade e coordena dois grupos de pesquisa que discutem as temáticas desenho e cultura, linguagens visuais e memória e cultura.
Prof. Dr. Natalino Perovano Filho – UESB
Natalino Perovano Filho possui graduação em Química (UFAL), especialização em Ensino de Química e Biologia (UNIVASF), mestrado em Química e Biotecnologia (UFAL) e doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (UESC). Atualmente, é Técnico Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor do Instituto de Ensino Superior de Candeias e de cursos na modalidade EAD da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e membro do corpo editorial da ODEERE.
Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza – UESB
Marcos Lopes de Souza é licenciado e bacharel em Ciências Biológicas (USP), mestre e doutor em Educação (UFSCar) e pós-doutor em Educação (UFJF). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, leciona nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e de Educação Científica e Formação de Professores da UESB e é líder do Acuendações – Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais.
GT 11: Epistemologia e produção do conhecimento, africanidades e ancestralidade na saúde da população negra
Prof. Dr. Romilson da Silva Sousa – UNIFACEMP
Romilson da Silva Sousa é Economista, especialista em Saúde Pública, Administração de Serviços de Saúde e mestre e doutor em Educação e Contemporaneidade.
Profa. Dra. Deyse Luciano de Jesus Santos – UNINASSAU
Deyse Luciano de Jesus Santos é doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB), mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB), especialista em Psicopedagogia Institucional (UFBA) e em História e Cultura Afro-indígena Brasileira (Faculdade São Tomaz de Aquino) e graduada em História (UCSal).
Prof. Dr. Everton Nery Carneiro – UNEB
Everton Nery Carneiro possui pós-doutorado em Educação (UFCE) e em Crítica Cultural (UNEB), doutorado em Teologia (Escola Superior de Teologia), mestrado em Teologia (Escola Superior de Teologia), especialização em Filosofia Contemporânea (São Bento), em Ética, Teologia e Educação (Escola Superior de Teologia) e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA), licenciatura em Geografia (UEFS) e em Filosofia (FBB) e bacharelado em Teologia (STBNE). É docente da Universidade do Estado da Bahia, atuando como professor permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, com trabalhos sobre os temas ética, hermenêutica, vida, filosofia, fenômeno religioso e arte. É Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEPICR) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde.
GT 12: Educação, Memória e Africanidade(s)
Prof. Dr. Everton Nery Carneiro – UNEB
Everton Nery Carneiro possui pós-doutorado em Educação (UFCE) e em Crítica Cultural (UNEB), doutorado em Teologia (Escola Superior de Teologia), mestrado em Teologia (Escola Superior de Teologia), especialização em Filosofia Contemporânea (São Bento), em Ética, Teologia e Educação (Escola Superior de Teologia) e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA), licenciatura em Geografia (UEFS) e em Filosofia (FBB) e bacharelado em Teologia (STBNE). É docente da Universidade do Estado da Bahia, atuando como professor permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, com trabalhos sobre os temas ética, hermenêutica, vida, filosofia, fenômeno religioso e arte. É Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEPICR) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde.
Profa. Dra. Ana Lúcia Nunes Pereira – UNEB
Ana Lúcia Nunes Pereira possui doutorado em Educação: Currículo (PUC-SP), mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB), especialização em Alfabetização: Capacitação de Docentes (UCSal), graduação em Pedagogia (UCSal) e graduação em Secretariado Executivo (UCSal). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando, principalmente, nos temas estágio nos espaços escolares e não escolares, educação popular, educação de jovens e adultos, formação do educador.
Profa. Dra. Ana Lícia Stopilha – UNEB
Ana Lícia Stopilha possui doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UNEB/LNCC/UEFS/SENAI-CIMATEC), e mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (UNEB). É Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia, atuando nas áreas de economia solidária, educação e educação à distância.
GT 13: Formação de professores desigualdades e diferenças
Profa. Ma. Maria da Anunciação Conceição Silva – USP/FATELIKU – UNEB
Maria da Anunciação Conceição Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Gestão Organizacional e Responsabilidade Social (UNITER), especialista em Planejamento e Gestão em Educação (UNEB) e graduada em Pedagogia (FEBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia, leciona nos cursos de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e em Educação Matemática. Conselheira da Associação de Pesquisadores Negros e Negras da Bahia, tem atuação, estudos e pesquisas nas temáticas que envolvem Formação de Professores, Educação e Relações Raciais, Gênero, Currículo e Juventude.
Profa. Dra. Marise de Santana – UESB/ODEERE- UESB
Marise de Santana é graduada em Licenciatura em Ciências Exatas (UFBA) e em Pedagogia (Faculdade de Educação da Bahia Olga Metitng). Possui mestrado, doutorado (PUC-SP) e pós-doutorado (UNICAMP). É Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É coordenadora e professora da Pós-Graduação Lato Sensu e também leciona no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade do ODEERE/UESB e professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Desenvolve estudos nas áreas de Educação e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Legado Africano, Cultura e Identidade, Trabalho e Formação Docente, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Relações Raciais, Relações Étnicas.
Profa. Dra. Maria Durvalina Cerqueira Santos – SMEC
Maria Durvalina Cerqueira Santos possui graduação em Pedagogia (FEBA), mestrado em Educação (UFBA) e doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Atualmente é orientadora de estudos monográficos do Instituto Brasileiro de Estudos Culturais e Acadêmicos e professora da Faculdade 2 de Julho. Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando, principalmente, nos temas identidade étnico-racial, lei 10639/03, desigualdades, relações raciais, educação, mulher negra, representação e educação, ações afirmativas, politica de ação afirmativa.
Profa. Ma. Hellen Mabel Santana Silva – UEFS
Hellen Mabel Santana Silva é doutoranda em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UNEB/LNCC/UEFS/SENAI-CIMATEC), mestra em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS), especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF), licenciada em Geografia (UEFS) e Pedagoga (FAC). É membro dos grupos de pesquisa Linguagens Visuais: Memória e Cultura, da UEFS, Educação e Relações Étnicas: saberes e práticas de Legado Africano, Indígena e Quilombolas, da UESB, e Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional, da UNEB. Desenvolve estudos na área da Educação com ênfase em Relações Étnico-raciais, Cultura, Gênero, Território, Território Étnico, Memória, Imagem, Desenho da Criança, Crianças de Terreiro e Legado Africano.
GT 14: Interseccionalidade, feminismo negro e diferença
Profa. Dra. Iris Verena Oliveira – UNEB/MPED
Iris Verena Oliveira é professora do Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia Campus XIV e do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/UNEB. Possui pós-doutorado em Educação (PROPED/UERJ), doutorado em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e mestrado em História Social (UFC). Atualmente, coordena o curso de formação continuada de professores/as através da Rede Colaborativa Combinamos de Escreviver. Coordenadora do projeto Escrevivências em Rede: Coworking Virtual, desenvolve pesquisas sobre educação antirracista, currículo, formação docente, educação escolar quilombola, diferença e Currículo Bahia e é integrante da Associação de Pesquisadores Negros (ABPN), da Associação de Pesquisadores em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença.
Profa. Dra. Joceneide Cunha dos Santos – UNEB
Joceneide Cunha dos Santos é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação- campus XIV, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação PPGEAFIN/UNEB e PPGER/UFSB. Pesquisa sobre ensino de história e cultura afro-brasileira, gênero e raça, missões protestantes no continente africano.
Profa. Dra. Lidyane Maria Ferreira de Souza – UFSB
Lidyane Maria Ferreira de Souza é Professora Adjunta nos cursos de graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e em Direito e na pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais, na Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutora em Direitos Fundamentais na Sociedade Global (Unicam/IT), bacharela em Direito e mestra em Ciências Jurídicas - Direitos humanos pela UFPB, é líder do GP Usos Emancipatórios do Direito e pesquisa, interseccionalmente, sobre direitos humanos; relações entre direito e outros sistemas normativos, especialmente os religiosos; direito e políticas públicas; ações afirmativas; ensino jurídico; direito e antirracismos.
GT 15: As dimensões do racismo nas organizações
Prof. Dr. Nilo Rosa
UEFS
É graduado em Administração de Empresas (Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior), Mestre em Administração Pública (UFBA) e tem Diploma de Estudos Aprofundados – equivalente ao mestrado – em Desenvolvimento Econômica e Social (SORBONNE – PHANTEON). É Doutor em Science Sociale, Sociologie (UNIVERSITE DE PARIS I – SORBONNE PHANTEON). Atualmente é Professor Adjunto de Economia Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCIS, onde assume a Coordenação de Pesquisa. Representante do Departamento na Câmara de Políticas Afirmativas, é fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e da Associação Baiana de Pesquisadores Negros. Publicou os seguintes livros: Mercado Informal e Etnia; Sindicato, Poder e Alteridade; e Elite e Dominação Politica.
Prof. Dr. Jair Santos – UNEB
Jair Santos é doutor em Administração (UFMG/École dês Hautes Études Commerciales de Montréal). Professor Titular da Universidade Salvador e Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Salvador e coordena o Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão (NEOTEG). Tem experiência gerencial na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Liderança e Redes Organizacionais.