Ecologia de Saberes Ancestrais
Afrodiaspóricos – Aquilombamentos da Mata à Caatinga:
Linguagens, Memória, Ciência e Artes.
Ecologia de Saberes Ancestrais
Afrodiaspóricos – Aquilombamentos da Mata à Caatinga:
Linguagens, Memória, Ciência e Artes.
26 a 28 de julho de 2023 - UNEB/Campus XIV
Conceição do Coité - Bahia
APRESENTAÇÃO
IX CONGRESSO BAIANO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)
ECOLOGIA DE SABERES ANCESTRAIS AFRODIASPÓRICOS – AQUILOMBAMENTOS DA
MATA À CAATINGA: LINGUAGENS, MEMÓRIA, CIÊNCIA E ARTES
26 a 28 de julho de 2023
UNEB - Departamento de Educação – Campus XIV (Conceição do Coité)
A Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia – APNB –, instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 2004, apresenta o IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as) – IX CBPN. Essa edição do CBPN acontecerá entre 26 e 28 de julho de 2023 e será sediado pelo Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité. O IX CBPN, que traz como tema ECOLOGIA DE SABERES ANCESTRAIS AFRODIASPÓRICOS – AQUILOMBAMENTOS DA MATA À CAATINGA: LINGUAGENS, MEMÓRIA, CIÊNCIA E ARTES, ciente das preocupações do Movimento Negro Nacional e de outras organizações que atuam na defesa dos direitos humanos e reconhecendo o Território do Sisal como um espaço que resguarda 26 comunidades remanescentes de quilombos, propõe, como finalidade primeira e numa perspectiva transdisciplinar, debater a necessidade de implementação de políticas públicas que repercutam em condições para o bem-viver e para a manutenção e valorização dos saberes ancestrais afrodiaspóricos.
Vale ressaltar que o IX CBPN se apresenta diante de uma conjuntura que exige a ampliação de reflexões sobre a inserção qualificada das comunidades negras na sociedade brasileira. E, nesse sentido, se faz impreterível o reconhecimento do caráter insurgente das produções negras afrodiaspóricas e da mudança social que tais produções têm gerado na conformação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira. Esse reconhecimento constitui uma das reivindicações dos movimentos sociais, que se articulam com a crescente mobilização de pesquisadoras negras e pesquisadores negros na luta em prol da equidade social.
Nessa perspectiva, ao reunir pesquisadoras negras e pesquisadores negros de diferentes áreas de conhecimentos e de diferentes regiões da Bahia, o Congresso participa de um importante momento de luta pela sedimentação e ampliação de políticas reparatórias, pela democracia, e pelo fortalecimento do diálogo entre a universidade e os movimentos sociais.
O IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as) é realizado pela Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB) e pelo Departamento de Educação – Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia e conta com a colaboração de pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades e outras instituições baianas.
IX Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia
A Comissão Organizadora
(Contato: ixcbpn@gmail.com)