Oficinas

Os minicursos e as oficinas ocorrerão nos dias 11 e 12 de agosto de 2021.

Cada sessão terá a duração de 4 horas divididas em dois momentos:

11/08/2021 - 17:00 até 19:00 horas

12/08/2021 - 10:00 até 12:00 horas

Os links para acesso às salas estão indicados abaixo, em cada oficina.

Oficina 1

Título: A AGULHA DO REAL NAS MÃOS DA FANTASIA: ateliê autobiográfico

Ministrantes: Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança; Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN)

Links: https://meet.google.com/kjh-dxam-mfh

Resumo: Discussão dos entrelaçamentos entre aspectos acadêmicos, profissionais e biográficos, proporcionando ao cursista a possibilidade de refletir acerca de suas dificuldades e se perceber como protagonista de sua história e DA história, ressignificando fatos biográficos e os reorganizando de formas impulsionadoras de transformação da realidade.

Oficina 2

Título: ALTERNATIVAS LÚDICAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

Ministrantes: Alexandra Epoglou; Bruno Lassmar Bueno Valadares; Denize da Silva Souza; Edna Maria Matos Antônio; Milena Brito Ribeiro; Daniel Meira Santos Souza (Universidade Federal De Sergipe - UFS)

Link: meet.google.com/eor-ubgf-gvv

Resumo: Apresentação de propostas de atividades envolvendo jogos e modelos didáticos interdisciplinares (História, QuÍmica, Biologia e Matemática), envolvendo temas transversais, para aplicação em ações escolares presenciais e remotas desenvolvidas pelo PIBID.

Oficina 3

Título: APRENDENDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA GEOGEBRA VIA TRRS

Ministrante: Josaphat Ricardo Gouveia Junior (Instituto Federal da Bahia - IFBA)

Links: https://meet.google.com/ecj-hbdq-tvj (11/08/2021; 17:00 até 19:00 horas)

https://meet.google.com/tkc-cfkq-ayb (12/08/2021; 10:00 até 12:00 horas)

Resumo: Trata-se de oficina para o ensino de matemática usando a Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS) por meio do aplicativo Geogebra. Através de intervenção virtual espera-se obter compreensão significativa relacionada aos conteúdos geométricos, aritméticos e algébricos do segundo ciclo do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio. O Geogebra possui boas ferramentas educacionais que, dentro do contexto de ensino remoto, se faz relevante o seu uso pelos docentes em matemática, principalmente pela diversidade de elementos e temas que podem ser abordados. E neste sentido, a TRRS traz o suporte necessário para evocar na prática as corretas compreensões sobre o objeto tratado e suas diferentes representações. Teoria idealizada pelo psicólogo Raymond Duval, o uso da TRRS associado ao ensino da matemática pelo Geogebra promove um correto direcionamento do estudante, trazendo as corretas associações cognitivas entre diferentes elementos matemáticos e suas corretas interpretações tanto em contextos reais quanto virtuais, concretos e abstratos.

Oficina 4

Título: ARTE NA EDUCAÇÃO: por uma docência de corpo presente

Ministrantes: Arthur Marques de Almeida Neto; Márcia Chiamulera; Nykaelle Barros; Ana Maria Oliveira Farias; Andreza Rodrigues Chaves; Luana Aires de Souza; Rafaella Lira; Walber Martins Bandeira (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)

Link: https://meet.google.com/ryv-gdrv-bpg

Resumo: Entrar em sala de aula é sempre um desafio. Seja pelo fato de não se ter muita experiência e isso gerar insegurança e medo, seja exatamente pelo contrário: por se ter experiência demais e correr o risco de ocupar um lugar do já visto, do já sabido, do já vivido. É comum ouvirmos de profissionais experientes que eles já sabem o que funciona e o que não funciona. Será que essa classificação é assim mesmo estanque? Será que pode haver a inversão destas categorias? O que os dois modelos de relação com a docência têm em comum é o corpo. No primeiro, um corpo aberto que se afeta por tudo o que acontece. No segundo, um corpo fechado que não se deixa atravessar pelos afetos. Mas, isso são extremos, sabemos que somos complexos e isso é o que nos interessa. Portanto, propomos nessa oficina experimentar esse lugar não dual de corpo fechado e corpo aberto, a partir da noção de um corpo presente tão abordado pelas artes cênicas contemporâneas. Partimos de paradigmas próprios da nossa área de conhecimento para entender a aula como uma dramaturgia expandida e assim fazer um convite para que futuros docentes ampliem a percepção de seus próprios corpos em relação com o mundo. Por meio de vivências sensoriais e jogos teatrais, pensaremos juntes nas possibilidades desse diálogo entre Arte e Educação. Obs: Gostaríamos que as pessoas estivessem vestidas com roupas apropriadas para se movimentarem.

Oficina 5

Título: DE ESTUDANTE A PROFESSOR(A): desafios para uma educação de qualidade para todos(as)

Ministrantes: Ana Paula Rabelo; Joana Rower (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB)

Resumo: Desde o seu surgimento, as formações em licenciatura experienciaram a necessidade de aprimorar a prática pedagógica discente para que os conteúdos científicos não só fossem compreendidos pelos estudantes da educação básica e ensino médio, mas para que também pudessem ser funcionais em sua vida em sociedade. Os desafios das adaptações do ensino em um mundo surpreendido pela pandemia da COVID-19 revelam: a) limitações do ensino remoto; b) necessidade de uma complexa rede de ensino que possa possibilitar experiências pedagógicas diversas; e c) a urgência de um plano gestor de educação integrando estado e municípios, de modo a pensar a formação durante a pandemia, bem como planejar o retorno gradual com participação democrática em todas as instâncias. Nesse sentido, esta oficina objetiva construir estratégias de ressignificação da formação docente relacionando os processos interativos em meio remoto e presencial, que dizem de possibilidades de ensino-aprendizagem e da significação de si enquanto educador(a).

Oficina 6

Título: DICAS SOBRE PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS

Ministrantes: Ana Maria Pereira Lima; Miguel Leocádio Araújo Neto (Universidade Estadual do Ceará - UECE)

Resumo: As práticas de letramento situadas no processo de escolarização transformam o ambiente universitário em uma comunidade discursiva com práticas comunicativas que lhe atribuem identidade. Isso coloca todos os envolvidos dentro de uma mesma cultura, exigindo-lhes conhecimentos sobre uso e funcionamento de gêneros específicos. Assim, nessa oficina, trabalharemos com dicas sobre seminários, resumos, resenhas, artigos e também alertaremos para os problemas do plágio a fim de estabelecer quais as etapas necessárias para a produção e a leitura destes gêneros.

Oficina 7

Título: FERRAMENTAS GAMIFICADAS NO ENSINO REMOTO: criando jogos com o Wordwall

Ministrantes: Maria Elizabete da Silva Souza; Vinicius Dantas Santos (Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE)

Link: https://meet.google.com/vgs-ubmq-kkp

Resumo: Aprendizagem baseada em jogos. Gamificação. Experiências no ensino remoto. Ferramentas gamificadas. Conhecendo, aplicando e criando jogos com o Wordwall.

Oficina 8

Título: HIPÓTESES DE ESCRITA COM BASE NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Ministrantes: Francisca Cláudia de Sousa Assunção; Francisca Júlia dos Santos Nascimento; Kelly Gomes do Nascimento (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

Links: https://meet.google.com/khj-jdng-xas (11/08/2021; 17:00 até 19:00 horas)

https://meet.google.com/jcx-avtt-xdm (12/08/2021; 10:00 até 12:00 horas)

Resumo: Serão trabalhadas caracterização, intervenções e atividades que podem serem realizadas em cada hipótese de escrita.

Oficina 9

Título: METODOLOGIAS ATIVAS: uma estratégia para o ensino de Química

Ministrantes: Márcia Oliveira Vieira; Jorge de Jesus Sousa Junior; Rubens de Melo Santos; Stanley Bernardo da Silva Filho (Instituto Federal de Sergipe - IFS)

Link: https://meet.google.com/bjb-wddj-dhe

Resumo: •Diferentes estratégias para o ensino. •Metodologias ativas voltadas às atividades e à produção de materiais. •Como o ensino híbrido está relacionado com as metodologias ativas. •Uso de ferramentas ativas para o ensino de química. •Utilização do software Power point para criação de jogos didáticos e plataforma Canva para elaboração de mapas mentais.

Oficina 10

Título: JOGOS E ATIVIDADES DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ministrantes: Maria Dolores dos Santos Vieira; Germana de Sousa Cardoso; Juliana Ferreira Lima (Universidade Federal do Piauí - UFPI)

Link: https://meet.google.com/bee-aixb-ood

Resumo: Tecnologias digitais, alfabetização e letramento digital, multimodalidade, usabilidade, interatividade, jogos digitais, atividades digitais, significações acerca da aquisição do sistema alfabético e ortográfico de escrita e produção em tempo real de um protótipo de jogo no powerpoint.

Oficina 11

Título: MULTIPLICANDO ECOSSISTEMAS EDUCATIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Ministrantes: Suzane Bezerra de França; Luiz Fernando de Moura Santos; Diogo de Souza Rodrigues da Silva; Emillayne Paloma Santos Sedícias (Universidade de Pernambuco - UPE)

Link: https://meet.google.com/yew-ibtw-brg?pli=1&authuser=2

Resumo: O objetivo da oficina é promover a utilização de ambientes não escolares no processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia. Aborda aspectos conceituais envolvendo os espaços não formais e informais de aprendizagem e a popularização da ciência. Abrange a exposição/visitação interativa a espaços não escolares, como museus, centro de ciências, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos. Identifica as potencialidades desses ambientes para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens de estudantes, particularmente no contexto do ensino remoto e/ou híbrido, vivenciado pelas redes de ensino, a partir da pandemia Covid- 19. No desenvolvimento da oficina, haverá elaboração e socialização de propostas de ensino-aprendizagem, fazendo uso dos ambientes não escolares abordados.

Oficina 12 (Link corrigido)

Título: O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Ministrantes: Karla dos Santos Ferreira; Givanildo Belarmino da Silva Júnior; Queliane dos Santos Silva; Rosicleide Araújo de Melo (Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF)

Links: https://meet.google.com/igd-kqjx-ukg (11/08/2021; 17:00 até 19:00 horas)

https://meet.google.com/kcf-krgp-qww?pli=1&authuser=1 (12/08/2021; 10:00 até 12:00 horas)

Resumo: Esta oficina tem como proposta central apresentar conhecimentos básicos de três áreas da produção audiovisual: design gráfico, edição de podcast e edição de vídeo, com o objetivo de fomentar seu uso como ferramenta pedagógica, um recurso auxiliar às atividades docentes e discentes. Nesse sentido, pretende-se abordar as principais funções dos melhores aplicativos e programas, além de sites e canais onde se pode ter acesso a recursos audiovisuais (músicas, imagens, efeitos visuais e sonoros) gratuitos que facilitarão a produção dos futuros projetos.

Oficina 13

Título: O CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO

Ministrantes: Erika Emanuelle Melo da Silva; Rodolfo André dos Santos (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)

Link: https://meet.google.com/shi-omzs-kaz

Resumo: A literatura de cordel é uma das mais importantes e significativas expressões culturais nordestinas. É considerada como poesia popular, sua estrutura poética é feita através de rimas dispostas, na maioria das vezes, em sétima ou décimas, e as capas são predominantemente feitas em xilogravura. Por se tratar de uma leitura de linguagem fácil e popular, a literatura de cordel instiga o leitor e o autor, pois possibilita uma abordagem diversificada, lhes dando total liberdade de expressão, seja através de desafios entre cordelistas, causos, comédia, da tragédia ou de temas sociais, históricos, políticos e culturais, servindo, dessa forma, como instrumento pedagógico e educativo perfeitamente adaptável para as diversas realidades. Diante disso, essa oficina tem o objetivo de apresentar o Cordel como recurso didático. Nela serão expostos o contexto histórico do Cordel, sua estrutura poética, possíveis divisões e alguns exemplos de cordéis em uma perspectiva acadêmica.

Oficina 14

Título: OFICINANDO O COTIDIANO EM ARTEVÍDEO: narrativas videografadas de estudantes em tempos de isolamento

Ministrantes: José Chaves Martins Fontes Filho; Bruna Valéria da Silva Costa Oliveira; Lucas da Rocha Pita Brito (Universidade Federal do Piauí - UFPI)

Link: https://meet.google.com/pcg-iarj-gkx

Resumo: A arte se encontra presente em nossa rotina de modo intrínseco, porém por vezes nos passa despercebida quando somos acometidos pelas ocupações diárias. Desde a roupa que vestimos, filmes que assistimos, na decoração pela casa, a arte se faz extremamente necessária diante do contexto mundial em que estamos situados. Assim, através dessa oficina, almejamos despertar o olhar para essa presença da Arte e sua importância em nosso cotidiano, como possibilidade de proposta didático-pedagógica a ser levada para sala de aula em tempos de ensino remoto. Com uma câmera de celular em mãos, dicas de composição e edição, e estímulos que sensibilizem os participantes, ao final do processo produziremos um trabalho que representará uma percepção dos estudantes sobre Arte, em diálogo com o que foi vivenciado no percurso.

Oficina 15

Título: PEDAGOGIA AFROCENTRADA: construindo a Identidade docente negra

Ministrante: Rebeca de Alcântara e Silva Meijer (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB)

Link: https://meet.google.com/dxk-vuoe-bny

Resumo: A oficina objetiva oferecer dispositivo pretagógico ao (a) professor(a) em formação com o propósito de contribuir com a construção de sua identidade docente, mas em perspectiva negra. Para tanto utilizará dos recursos da pretagogia, notadamente dos marcadores das africanidades (Petit, 2015); (Petit e Farias, 2015). A oficina acontecerá a partir dos princípios da cosmovisão africana, com ênfase da ancestralidade, circularidade, tradição oral e corporeidade (Meijer 2012; 2019). Os procedimentos metodológicos envolverão exercícios de alongamento, música africana, consciência corporal, viagem à história de vida, integração, socialização e produção. A proposta é uma contribuição do ensino superior para a implementação da Lei 10.639/2003 no contexto dos Programas PIBID e Residência Pedagógica.

Oficina 16

Título: POSSIBILIDADES DO WORDWALL COMO RECURSO DIDÁTICO

Ministrantes: Rejane Cristine Carneiro Santana; Liviane Gomes Ataíde Santana; Camila Najara Santana Silva; Gabriel da Silva e Bastos; Juliana Santana de Jesus (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS)

Link: https://meet.google.com/azz-zacq-awn

Resumo: A oficina POSSIBILIDADES DO WORDWALL COMO RECURSO DIDÁTICO tem como objetivo demonstrar a contribuição dessa plataforma, online e gratuita, no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica, apresentando os objetos de estudo de forma a fundir as necessidades tecnológicas do ensino remoto no cenário pandêmico e a estratégia de manipular esses objetos de forma lúdica e leve. A oficina será dividida em duas etapas: a primeira consistirá em uma introdução ao Wordwall, será apresentado como acessar a plataforma, quais as possibilidades de jogos e algumas funções disponíveis; a segunda, será realizada com a produção de jogos educativos interdisciplinar, com temática livre, utilizando o Wordwall.

Oficina 17

Título: PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA AULA DE MATEMÁTICA

Ministrantes: Jonson Ney Dias da Silva; Gabriela Jade Novais da Silva; Maria Fernanda de Almeida Lima; Bruna Laís Hinterholz Köpsell; Gabriela França Lacerda; Jérfesson Santos Moreira; Viviane Chagas Santos; Paulo Ricardo Pereira Santos Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB)

Link: Meet: oficina PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA AULA DE MATEMÁTICA (google.com)

Resumo: A presente oficina visa convidar e estimular os participantes a discutirem criticamente a respeito da utilização do vídeo na Educação Matemática, incentivando a produção de vídeos com/para seus alunos. De forma prática, apresentaremos softwares online utilizados no desenvolvimento e produção de nossos vídeos, o que permitirá os professores pensarem a respeito de algumas questões técnicas referentes à produção de vídeo.

Oficina 18 (Link corrigido)

Título: PRODUÇÃO DE VIDEO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ministrantes: Andressa Carau da Costa; Matheus Andryê Castro Oliveira; Aurinéia Cândidida (Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA)

Link: https://meet.google.com/nft-snzo-vik

Resumo: O ensino remoto e mesmo o híbrido abre espaço para as aulas gravadas, o conteúdo e material didático poderá ser produzido pelo próprio professor juntamente com os pibidianos Esta realidade nos possibilita a trabalhar com os aplicativos Mobizen, KineMaster para gravação e edição de vídeos educacionais. Objetivamos explorar as possibilidades da utilização de vídeo em sala de aula como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, possibilitar interação entre professores com os alunos, obtendo assim uma melhor experiência de docência com criação de conteúdo multimídia, bem como estabelecer canais de comunicação entre os alunos e professores em tempo real ou simplesmente auxiliar na organização e no planejamento das aulas. Conteúdo: Vídeo como recurso tecnológico. A importância do vídeo na educação. Professor como produtor de material. Produção de vídeo. Programas Educativos. Gravação de vídeo. Edição de vídeo e dicas de filmagem. Aplicativos no smartphone e divulgação do vídeo.

Oficina 19 (Link corrigido)

Título: REDES SOCIAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA

Ministrantes: Fábio Ricardo Silva Beserra; Luiz Eduardo do Nascimento Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN)

Links: https://meet.google.com/cnz-bhwo-rgs (11/08/2021; 17:00 até 19:00 horas)

https://meet.google.com/nzr-dwej-eew (12/08/2021; 10:00 até 12:00 horas)

Resumo: A presente oficina objetiva apresentar possibilidades de usos das diferentes redes sociais no ensino de geografia das séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Com a deflagração da Pandemia COVID-19, a partir de março de 2020, a realidade da educação foi abruptamente adaptada, sendo necessário, para sua continuidade, lançar mão da internet e de diferentes modalidades, como ensino à distância, ensino remoto e/ou ensino híbrido. O Projeto Residência Pedagógica dos cursos de Geografia da UERN (Campi Mossoró e Pau dos Ferros), vem investigando as diferentes possibilidades do uso das plataformas digitais sobretudo, das redes sociais, para o ensino da Geografia. A partir de recursos tecnológicos esse ensino tem sido desenvolvido a partir da interação entre os conteúdos didáticos, as aulas e as redes sociais, compreendendo essas últimas de acordo com potencial para o ensino de Geografia através das possibilidades de atividades a serem desenvolvidas.

Oficina 20

Título: UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Ministrante: Natalia de Sousa Ribeiro (Instituto Federal da Paraíba - IFPB)

Resumo: O atual momento pelo qual vem passando a educação Brasileira exige uma reflexão a respeito dos problemas educacionais, especialmente com relação ao ensino da Química nas escolas públicas, haja visto, não haver uma adequação entre a qualidade do ensino, o espaço físico e os recursos materiais e práticas pedagógicas. A oficina “Utilização de jogos lúdicos como ferramenta de aprendizagem no ensino de química” pretende abordar o uso de jogos para o ensino de química, partindo do entendimento do que é jogo didático até a demonstração da utilização de algumas plataformas como google forms e o socrative como ferramenta para a construção de jogos de perguntas e respostas aplicado ao ensino de química, no contexto de educação remota ou híbrida.