Biblioteca Comunitária Sonho Azul

 A Biblioteca Comunitária Sonho Azul (BCSA) foi inaugurada no dia 08 de setembro de 2021, com o apoio da Fiocruz, através do edital "COVID-19: chamada pública para apoio a ações emergenciais junto a populações vulneráveis".

O nome escolhido vem da nossa luta pela preservação da memória e patrimônio histórico da Colônia Antônio Justa, que resgatamos da memória dos mais antigos com o objetivo de recontar essas histórias que hoje constroem essa comunidade. Sonho Azul era como os antigos internos chamavam o pavilhão que abrigava as pessoas com hanseníase na época do isolamento compulsório. Hoje esse espaço se denomina Centro de Convivência Antônio Justa (CCAJ).

Para nós, narrar a origem do nome de nossa biblioteca representa um ato político de grande importância na luta pela preservação dessa memória. Este gesto simboliza nosso comprometimento com a recordação das experiências passadas e destaca o significado histórico do espaço que agora abriga a Biblioteca Comunitária Sonho Azul. 

Objetivo

A BCSA tem como missão fomentar a prática da leitura e cultivar o amor pelos livros, revivendo a tradição bibliotecária em um cenário em que a era digital tem capturado a atenção de pessoas de todas as idades. 

Buscamos proporcionar um acesso gratuito e igualitário à informação, educação e cultura, promovendo inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos membros da comunidade. Nosso compromisso reside em criar um ambiente acolhedor que inspire o hábito da leitura, contribuindo para a formação educacional e cultural de todos, independentemente de sua idade ou background, e incentivando uma comunidade vibrante e informada. 

Acervo

Nosso acervo conta com mais de 1.600 obras com diversos gêneros literários e obras gerais, para todos os gostos e públicos. 

Cadastro e Empréstimo

Para fazer o cadastro é necessário:

OBS: Menores de 15 anos, precisam ir acompanhados dos responsáveis.

______________________________________________________________________________________________________________

Empréstimo e Renovação 

(Instagram: @institutoantoniojusta ou e-mail: ajustapresente@gmail.com).

OBS: Por seu aspecto frágil, os gibis e mangás não podem ser emprestados, mas estão livres para consulta local.

Critérios de doação

A BCSA recebe diversos tipos de livros, mas temos preferências por livros de literatura, bem como, obras com temáticas diversas como cultura, lutas sociais e folclore.

Os livros devem estar em bom estado, com capa, lombadas, miolos preservados e limpos.


________________________________________________________________________________________________________

Não aceitamos


Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Instagram @institutoantoniojusta ou por e-mail ajustapresente@gmail.com 

Atividades e eventos 

A contação de história tem como principal objetivo aproximar as crianças da leitura. Essa atividade estimular a atenção, curiosidade e imaginação nas crianças.  

A mediação de leitura é uma ação importante para a construção de leitores. Através da leitura compartilhada é criado um momento de diálogo, afeto e empatia.  

O Cine Sonho Azul, surgiu de uma parceria com o Cine Colônia, em 2022 realizamos algumas  sessões direcionada para o publico infantil.  Projeto  como esse comprovam que a biblioteca não um espaço apenas de leitura, mas também um local que promove cultura e lazer. 

 A sextas das artes fui um projeto iniciado no inicio de 2023, com o intuito de despertar nas crianças o interesse em estar na biblioteca desenvolvendo atividades criativas e de habilidades cognitivas.  

O clube do livro iniciou em 2023, com a proposta criar um espaço de interlocução, diálogo, local de fala e participação. O publico alvo dessa atividade são para pessoas a partir dos 14 anos. 

Leitores do Ano é uma premiação criada para homenagear os três primeiros leitores que mais pegaram livros emprestados durante o ano. Essa ação é uma forma de incentivar o gosto pela leitura, na comunidade.  

O Sarau Sonho Azul foi um evento realizado em 2022, onde todos os projetos do Instituto Antônio Justa puderam se apresentar e compartilhar suas atividades. Ainda contamos a a apresentação de alguns artistas locais.