O projeto foi criado no segundo semestre de 2023, com a proposta de ser um reforço escolar voltado para práticas de leitura, promovendo a formação de futuros leitores entre crianças da comunidade de 6 a 13 anos.
Por meio de metodologias ativas, o Alfaletrando atua como uma ponte que conecta as crianças à biblioteca comunitária, apresentando-lhes o mundo da leitura e permitindo que experimentem e vivenciem esse universo. O projeto recebeu boa aceitação pela comunidade e, atualmente, possui uma lista de espera. Para muitas crianças, essa é a primeira experiência em um projeto de leitura, e os resultados já superam expectativas: crianças estão sendo alfabetizadas, desenvolvendo habilidades de leitura, compreensão e compartilhando suas experiências de maneira significativa.
O projeto é coordenado pelas voluntárias e estudantes de pedagogia Girlane Cavalcante, Ana Karina Moreira, Edyneuda e Andreia Andrade, que atende cerca de 30 crianças. O Alfaletrando se tornou um espaço de transformação social e educacional, contribuindo para a formação cidadã desde a infância.
Alfaletrando: reforço de leitura (2023/25)
Alfaletrando: do autor ao livro (2024)