2025
33ºSimpósio Nacional de História
Resumo: Maracanaú é uma cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que a partir de 1980 passou por um intenso processo de industrialização e urbanização. O objetivo da pesquisa é discutir como a rápida transformação da localidade, de distrito a uma das cidades mais densas e populosas do estado, provocou múltiplas formas de relação com o local (história, memória e patrimônio) entre os diferentes segmentos da comunidade, principalmente, entre moradores antigos e migrantes. Os moradores antigos oscilam entre orgulho, saudosismo e análise crítica das transformações, no primeiro caso, enaltecem a cidade como uma força econômica do estado, “2º maior PIB do Ceará”, como “paraíso industrial” escreveu um memorialista, no segundo, lamentam que o “progresso” teria destruído a paz e tranquilidade do passado da pequena comunidade, o paraíso idílico comunitário e harmônico, e por fim, existem os memorialistas que em certos momentos superaram a escrita celebrativa (RAMOS, 2014) ou pessimista e denunciam a destruição patrimonial, ambiental e falta de uma política de preservação municipal. Outro meio pela qual podemos observar as expressões identitárias são nas disputas pela memória e patrimônio no jornal Folha de Maracanaú, principalmente na coluna Carta do Leitor. Essa coluna periódica nos mostra que os consumidores, leitores, pessoas comuns (CERTEAU, 2014) não são passivas ante as transformações socioculturais e os debates sobre memória, identidade e patrimônio do município. Ao contrário, os moradores, antigos e migrantes, fazem questão de opinar e marcar suas posições, analisando o cotidiano, comportamentos e acontecimentos a partir de suas vivências e memórias, afetivas e identitárias. Não obstante, o fato da maioria da população ser constituída por migrantes gerou especulações sobre a falta do sentimento de pertencimento dos habitantes com a cidade, uma das minhas ideias centrais é que a característica migrante da maioria da população ainda não foi suficientemente considerada nas análises dos vínculos dos moradores com o município. São justamente essas trajetórias translocais que produzem em Maracanaú narrativas de identidades multifacetadas que extrapolam fronteiras, entre as origens e o destino. Os migrantes, maioria sertanejo e interiorano, não negam suas duplas filiações identitárias e quando analisam Maracanaú, seu cotidiano, seu patrimônio e seus sentimentos de pertencimentos o fazem considerando suas origens, reais ou idealizadas. Em todo caso, a imprensa, os livros de história local e o patrimônio público foram instrumentos utilizados pelo poder público e movimentos sociais para construir um sentimento de pertencimento e coletividade dos moradores com a cidade.
2024
Dissertação- Mestrado em Ensino de História (UFC)
Resumo: Este trabalho investiga o uso da História Local e da Educação Patrimonial no Ensino de História, com ênfase na aplicação desses conceitos para promover uma consciência histórica crítica entre os estudantes. O trabalho está estruturado em quatro capítulos que exploram diferentes dimensões da pesquisa. O primeiro capítulo apresenta o contexto da pesquisa, focando na EEMTI Adahil Barreto Cavalcante e no Conjunto Timbó, onde ocorre a experimentação didática. Analisa-se o ambiente escolar, o ensino de História na instituição e as memórias escolares associadas. O segundo capítulo oferece um panorama histórico da cidade de Maracanaú, abordando sua emancipação, industrialização e os usos da cidade. Examina as disputas de memória e as narrativas oficiais e subalternizadas que moldam a percepção histórica local. No terceiro capítulo, são articulados os conceitos de História Local e Educação Patrimonial, discutindo suas potencialidades e desafios no Ensino de História. O capítulo detalha a experimentação didática desenvolvida, que culmina na elaboração de uma sequência didática apresentada no quarto capítulo. Esta sequência didática visa promover a conscientização histórica dos estudantes através do contato com os espaços da cidade, utilizando a História Local e a Educação Patrimonial como ferramentas metodológicas. Portanto, propomos uma abordagem que busca fortalecer o ensino-aprendizagem de História ao contextualizar o aprendizado e conectar os estudantes com sua realidade histórica local. A dissertação oferece um recurso educacional em formato de sequência didática, propiciando a possibilidade de integração entre História Local e a Educação Patrimonial no currículo escolar para fomentar uma compreensão crítica e situada da História.
2023
TCC - Curso Interdisciplinar em Humanidades / UNILAB
Resumo: O seguinte projeto pretende analisar o processo de estigmatização do Bairro Antônio Justa em Maracanaú-CE. Busca, através de uma pesquisa sobre as percepções dessa marca social de antigos e novos moradores do bairro Antônio Justa, bem como, de seus vizinhos, perceber o processo a partir de moradores quando estavam isolados no Hospital em função da doença. Visando à obtenção dos resultados, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa, descrevendo e explicando os dados a serem colhidos através de levantamento com a expectativa de proporcior informações para o contexto acadêmico e profissional de diversas áreas envolvidas com questões sociais. Para fundamentar teoricamente, buscaremos refletir a partir dos escritos de Cunha (2005), Dalmaz e Alexandre Netto (2004), Duarte (2004), Elias e Scotson (2000) e Goffman (1983). Os resultados preliminares alcançados mostram que o estigma é usado como uma forma de controle social.
2023
Dissertação- Mestrado em Políticas Públicas em Saúde / Fiocruz
Resumo: A hanseníase é uma doença que atinge pele e nervos, transmitida por uma bactéria – o Mycobacterium leprae – e carregada de estigma e preconceito devido a sua construção histórica, social e cultural e configura-se como problema de saúde pública. No mundo, foram diagnosticados 208.619 casos novos de hanseníase, sendo o Brasil responsável por 28.660 casos novos. Este estudo objetivou analisar o processo de reintegração social dos egressos da Colônia Antônio Justa, em Maracanaú-Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso por meio da observação direta e de entrevistas com roteiro semiestruturado, aprovada pelo Comitê de Ética, CAAE: 56090022.8.0000.8027. Os participantes da pesquisa foram 10 egressos da ex-Colônia Antônio Justa residentes nos bairros adjacentes de Maracanaú-CE. Realizado a coleta de dados no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Utilizou-se a análise temática, onde emergiram as categorias: diagnóstico e internação compulsória, Colônia Antônio Justa – um sistema dentro do sistema, Alta, reinserção social e os desafios enfrentados pelos egressos do isolamento; as sequelas do isolamento compulsório. Concluiu-se que esta pesquisa pretende contribuir com a compreensão da realidade dos egressos nos dias atuais e gerar reflexões sobre políticas públicas que possam garantir o acesso à direitos básicos como à saúde e assistência social, considerando todos os prejuízos causados as pessoas isoladas compulsoriamente e que as impedem de exercer sua autonomia e dignidade.
2023
Revista Rasura #2
A revista apresenta um texto sobre a colônia escrito pela socióloga e escritora, Edna Martiniano.
2022
TCC- Curso de Graduação em Psicologia/ UFC
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de descrever como é a relação de crianças do bairro Antônio Justa com o seu território. Ele tem a estratégia de destacar a potência dos afetos como categoria de análise dos processos de vulnerabilização que os moradores de um território vive e, a partir disso, discutir como o processo de desenvolvimento pode ser inserido dentro dessa discussão. Por isso, o estudo tem como base a Psicologia Ambiental Transacionalista, entendendo o ambiente na dinâmica dos espaços com quem o ocupa, além da Psicologia Social de base SócioHistórica que se aprofunda na temática da afetividade com Sawaia e, por fim, a teoria do desenvolvimento de Vygotsky, que o entende como um processo dialético do social com o particular. Para se atingir os objetivos, a pesquisa tem natureza qualitativa, pois busca-se atingir conteúdos subjetivos, usando o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos de Bomfim como estratégia para a coleta de dados. A aplicação do instrumento foi adaptada, tendo em vista o público participante. Com isso, foram desenvolvidos dez encontros com as crianças que participam das atividades da biblioteca Sonho Azul no bairro Antônio Justa. Sete desses encontros abordaram os temas do instrumento, sendo eles as características sociodemográficas, o desenho, os significados e os sentimentos em relação ao desenho, os mapas cognitivos, as qualidades, a metáfora e a escala Likert. Os outros três encontros foram usados para integrar o grupo, finalizar as atividades e fazer uma troca de experiências intergeracional, levando uma moradora para falar sobre a história do bairro. Desse modo foi possível coletar os dados de maneira vivencial e responsável. Apesar da escala não ter sido aplicada com sucesso, é possível observar que os dados apontam para uma baixa Estima de Lugar das crianças com o bairro, pois a maioria não o significa, sendo o maior foco das representações e falas as casas e as relações familiares e de amizade.
Resumo - XV SEMANA DE HUMANIDADES/ UFC
Resumo: A contação de histórias é uma das atividades utilizadas pelas bibliotecas para aproximar as crianças da literatura. Neste contexto, o presente trabalho visa apresentar a série "Contação de histórias Sonho Azul", criado pela biblioteca Comunitária Sonho Azul.
XXIX Encontro de Extensão
Programa Locus: diálogo e incursões na Colônia Antônio Justa em tempos de Covid-19
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo explicitar as ações desenvolvidas pelo Programa Locus (ação de extensão do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental), bem como seus resultados. Dentro do contexto da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, a prática das atividades de extensão adaptaram-se à nova realidade.
Mestrado - História - URCA
Leprosários no Ceará: patrimônio difícil e ensino de história
Resumo: O presente trabalho aborda como os leprosários no Ceará foram edificados, e a possibilidade de utilização como recurso didático para o ensino de história local. A partir da hanseníase trabalho as práticas médicas, curas e a religiosidade e culminando com a proposição de uma atividade em homenagem à cultura popular e religiosa dos nordestinos envolvendo São Lázaro, São Roque, São Cosme e Damião, e Santo Expedito, santos católicos populares, evocados para buscar cura em moléstias.
Dissertação (Mestrado) Unilab
Memória, educação e resistências das pessoas atingidas pela hanseníase no Ceará 1928 - 2018
Resumo: O presente trabalho lança um olhar sobre as experiências das pessoas atingidas pela hanseníase, através das memórias e narrativas dos sujeitos que vivenciaram o adoecimento de lepra/hansen e foram separados da convivência em sociedade. Entende-se a doença como fenômeno biossocial que incorpora e reafirma valores estruturados em sociedade hierárquica, desigual, que constitui modos de ser e estar dos corpos em múltiplas culturas, ao longo dos tempos, em diversos espaços. Com foco nas memórias, foram entrevistados os participantes do isolamento na Colônia, líderes do MORHAN do Núcleo Redenção e dos internados no Educandário Eunice Weaver, que hoje buscam a reparação do Estado pela separação da família.
8º CBCSHS Igualdade nas Diferenças
Fortalecimento e auto-organização da comunidade Antônio Justa (Maracanaú-CE) no enfretamento dos determinantes sociais de saúde
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Projeto de Intervenção proposto pelo Curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Escola Fiocruz de Governo, executado na Comunidade Antônio Justa -Maracanaú. O relato traz também um estudo histórico da formação do bairro, bem como detalha a execução, as dificuldades, os resultados da experiência e as lições aprendidas a partir da proximidade com a comunidade.
XXVIII Encontro de Extensão
Colônia Antônio Justa: memória, luta por direitos e resistência
Resumo: O presente trabalho faz uso da metodologia bibliográfica e discorre sobre a Colônia Antônio Justa, situada no município de Maracanaú, no estado do Ceará, sua narrativa histórica e situação na atual.