Estudos e  Pesquisas

2022

TCC-  Curso de Graduação em Psicologia/ UFC

Instrumento gerador de mapas afetivos com crianças do bairro Antônio Justa: o que elas têm a falar sobre o território 

Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de descrever como é a relação de crianças do bairro Antônio Justa com o seu território. Ele tem a estratégia de destacar a potência dos afetos como categoria de análise dos processos de vulnerabilização que os moradores de um território vive e, a partir disso, discutir como o processo de desenvolvimento pode ser inserido dentro dessa discussão. Por isso, o estudo tem como base a Psicologia Ambiental Transacionalista, entendendo o ambiente na dinâmica dos espaços com quem o ocupa, além da Psicologia Social de base SócioHistórica que se aprofunda na temática da afetividade com Sawaia e, por fim, a teoria do desenvolvimento de Vygotsky, que o entende como um processo dialético do social com o particular. Para se atingir os objetivos, a pesquisa tem natureza qualitativa, pois busca-se atingir conteúdos subjetivos, usando o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos de Bomfim como estratégia para a coleta de dados. A aplicação do instrumento foi adaptada, tendo em vista o público participante. Com isso, foram desenvolvidos dez encontros com as crianças que participam das atividades da biblioteca Sonho Azul no bairro Antônio Justa. Sete desses encontros abordaram os temas do instrumento, sendo eles as características sociodemográficas, o desenho, os significados e os sentimentos em relação ao desenho, os mapas cognitivos, as qualidades, a metáfora e a escala Likert. Os outros três encontros foram usados para integrar o grupo, finalizar as atividades e fazer uma troca de experiências intergeracional, levando uma moradora para falar sobre a história do bairro. Desse modo foi possível coletar os dados de maneira vivencial e responsável. Apesar da escala não ter sido aplicada com sucesso, é possível observar que os dados apontam para uma baixa Estima de Lugar das crianças com o bairro, pois a maioria não o significa, sendo o maior foco das representações e falas as casas e as relações familiares e de amizade. 

2022

 Resumo - XV SEMANA DE HUMANIDADES/ UFC

Contação de história: uma atividade de incentivo à leitura na Biblioteca Comunitária Sonho Azul 

Resumo: A contação de histórias é uma das atividades utilizadas pelas bibliotecas para aproximar as crianças da literatura. Neste contexto, o presente trabalho visa apresentar a série "Contação de histórias Sonho Azul", criado pela biblioteca Comunitária Sonho Azul. 

2021

XXIX Encontro de Extensão 

Programa Locus: diálogo e incursões na Colônia Antônio Justa em tempos de Covid-19

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo explicitar as ações desenvolvidas pelo Programa Locus (ação de extensão do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental), bem como seus resultados. Dentro do contexto da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, a prática das atividades de extensão adaptaram-se à nova realidade. 

2019

8º CBCSHS Igualdade nas Diferenças 

Fortalecimento e auto-organização da comunidade Antônio Justa (Maracanaú-CE) no enfretamento dos determinantes sociais de saúde

Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Projeto de Intervenção proposto pelo Curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Escola Fiocruz de Governo, executado na Comunidade Antônio Justa -Maracanaú. O relato traz também um estudo histórico da formação do bairro, bem como detalha a execução, as dificuldades, os resultados da experiência e as lições aprendidas a partir da proximidade com a comunidade. 

2019

XXVIII Encontro de Extensão 

Colônia Antônio Justa: memória, luta por direitos e resistência

Resumo: O presente trabalho faz uso da metodologia bibliográfica e discorre sobre a Colônia Antônio Justa, situada no município de Maracanaú, no estado do Ceará, sua narrativa histórica e situação na atual.