O Google disponibiliza várias ferramentas para educação. Nesta seção iremos abordar alguns dos seus recursos como por exemplo o Gmail, Google Drive, Google Earth, YouTube, Google Sites e como se aplicam à educação.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Um dos mais populares serviços de correio eletrônico do mundo, o Gmail é o cliente de e-mail do Google. Disponível não somente em versão web como também em aplicativos de dispositivos móveis. Com mais de 350 milhões de usuários ativos, continua fazendo muito sucesso desde que foi lançado, em março de 2004.
O Google drive foi exposto ao mundo em 24 de abril de 2012. Apresenta o conceito Cloud Computer, ou, computação em nuvem. Oferece gratuitamente 15 GB de armazenamento no início e permite uma ótima colaboração, tanto entre professores/alunos quanto entre alunos/alunos.
O Google Earth foi desenvolvido pela Keyhole, Inc, que foi comprada pela Google em 2004. Antes chamado era Earth Viewer, e foi renomeado em 2005. Hoje o Google Earth está disponível em duas versões: Google Earth e Google Earth Pro. O Google Earth é uma ótima ferramenta para aulas de História e Geografia.
O Youtube foi criado em Fevereiro de 2005 e foi comprado pelo Google em 9 de Outubro de 2006. É atualmente a maior plataforma de distribuição digital de vídeos e considerada uma poderosa ferramenta de sala de aula.
O Google Sites é uma ferramenta on-line para criar sites da web personalizados com facilidade, dispensando conhecimentos de programação. Teve seu lançamento inicial em 28 de fevereiro de 2008. Em junho de 2018, a Google apresentou uma reconstrução completa da plataforma Google Sites.
Acadêmicos: