Apesar de sua diversidade, um conceito que podemos aplicar para defini-lo é como possibilita a interação de seus usuários na construção do conhecimento através de aplicações tecnologicamente diversificadas. Um "espaço" virtual o qual atualmente seu uso é como base de apoio imprescindível não apenas para ensino EaD (Ensino a Distância), bem como para o ensino semi-presencial.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares criados para o ensino e aprendizagem e tem como características a interação de diversas tecnologias com o intuito de representar o mais fielmente possível o ambientes educacional e agregar recursos e formas eficientes de aprendizagem ao processo de ensino dando uma abordagem baseada na colaboração. ( Dias, 2003).
Existem inúmeros AVAs pelo ciberespaço tais como:
O Google Sala de aula é um pacote gratuito de ferramentas de produtividade que inclui e-mail, documentos e armazenamento. O Google Sala de aula foi desenvolvido de forma colaborativa com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os alunos.
Você quer saber todas as novidades sobre o Google Sala de aula? Consulte O que há de novo no Sala de aula para se manter informado sobre os lançamentos de recursos. Siga o Google for Education no Google+ ou no Twitter e inscreva-se no blog do Google for Education.
Fonte: Central de ajuda da Google
https://support.google.com/edu/classroom/answer/6376881?hl=pt-BR
No mundo da computação, wiki passou a ser usado como nome genérico de websites colaborativos, ou seja, aqueles cujo conteúdo pode ser modificado pelo usuário. O termo foi criado em 1994 pelo programador americano Ward Cunningham, que desenvolveu o primeiro software wiki e o batizou de WikiWikiWeb. Note-se que as iniciais dialogam com o www de world wide web (rede mundial de computadores), mas Cunningham garante que sua inspiração foi mais prosaica: limitou-se a copiar o nome dos ônibus expressos do aeroporto de Honolulu, Wiki-Wiki, uma expressão regional havaiana que significa “rapidinho”. Cunningham queria destacar a rapidez e a simplicidade de seu programa.
O exemplo mais conhecido de uma WiKI, é a Wikipedia.
Fonte: Site Veja
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/wiki-e-um-sucesso-mas-o-que-e-wiki/
O PBworks (antes conhecido por PBwiki) é uma ferramenta eletrônica comercial para construção de páginas web de fácil manejo e uso por usuários leigos. Ela permite que múltiplos usuários editem e alterem seu conteúdo através de um sistema de múltiplas autenticações simultâneas.
Dada a crescente difusão de modalidades de educação à distância, torna-se cada vez maior a buscar por ferramentas que permitam, de forma simples, o trabalho colaborativo entre alunos, tutores e professores. O PBworks então, se insere no contexto educacional como uma ferramenta de fácil manejo, exigindo poucos conhecimentos técnicos, e permitindo a interação dinâmica entre seus membros através de páginas da web construídas para este fim em questão de poucos minutos.
Fonte: Wikipédia
EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO: