O projeto "ATPBR - Atlas Tumoral da População Brasileira" tem como objetivo estruturar uma plataforma segura para o armazenamento e compartilhamento de dados multi-ômicos tumorais. A centralização de dados em uma plataforma web amigável fortalece a colaboração e a disponibilidade de dados para pesquisadores em todo o país e favorece o estudo das bases moleculares dos diferentes tipos de tumores em nossa população.
Este repositório abrigará os dados multi-ômicos que serão gerados durante a vigência deste projeto, incluindo dados ômicos de indivíduos brasileiros associados ao câncer de mama, pênis, próstata, orofaringe, dentre outros. Estes tipos de câncer são caracterizados por sua alta malignidade e representam um desafio significativo para a saúde pública. A diversidade genética da população brasileira pode influenciar a predisposição genética e as características moleculares desses tumores, tornando crucial a investigação detalhada dessas doenças em nosso contexto.
A integração de dados multi-ômicos, clínico-patológicos e sociodemográficos de pacientes brasileiros e aplicação de abordagens de aprendizado de máquina, permitirá identificar biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e resposta ao tratamento de relevância clínica, promovendo a medicina de precisão no Sistema Único de Saúde.