Câmpus Itajaí - Departamento de Engenharia Elétrica - Bacharelado em Engenharia Elétrica

Smart chessboard

Alunos: Gabriel Slongo Rocha e Mariana Charão da Fonseca.

Orientadores: Prof. Ênio dos Santos Silva e Prof. Sergio A. B. Petrovcic, Dr. Eng.

Conclusão

A elaboração desse trabalho envolveu diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de Engenharia Elétrica, indicando o teor multidisciplinar do projeto. Nesse protótipo houve a integração entre hardware e software, foi utilizada uma tecnologia de fácil acesso e desenvolvimento, o Arduino. Acredita-se que projetos como esse viabilizam, capacitam e encorajam novos desenvolvedores a se aventurar na criação de projetos tecnológicos.

Analisando a gerencia do projeto houveram várias experiências associadas a administração dos problemas previstos e imprevistos para um projeto de engenharia que envolva a integração de diversos componentes que foram utilizados, tais como: escolha de um sensor adequado, a posição correta do sensor para ser o mais eficiente possível, encontrar a melhor forma de realizar a solda para não danificar o sensor, entre outros problemas encontrados ao decorrer do processo.

Apesar de parte do protótipo não ter sido desenvolvida, os resultados obtidos foram satisfatórios, o Smart Chessboard é capaz de identificar as peças e imprimir a jogada, demonstrando assim que uma partida de xadrez entre dois jogadores pode ser realizada e armazenada.


Dificuldades encontradas

Devido a pandemia de Covid-19 e o distanciamento social não foi possível acessar o laboratório de projetos do campus o que não permitiu a realização do projeto em um local adequado, pelo mesmo motivo apenas um vez foi possível utilizar o multímetro para testar continuidade. Além disso, para desencapar os fios foram utilizados alicates e estilete em vez do desencapador de fios do laboratório, o que teria economizado tempo.

Outra dificuldade encontrada foi a compra de materiais, mesmo o sensor Reed Switch estar a venda em muitas lojas de eletrônicos eles estavam em falta nos estoques pois as lojas não conseguiam comprar matéria prima para produzi-los, o mesmo aconteceu com as engrenagens.

Por fim, o tempo designado para a implementação da lógica foi superior ao previsto o que acabou interferindo no desenvolvimento completo do protótipo.

Sugestões para trabalho futuros

  • Implementação do movimento das peças de forma automática;

  • Implementar o comando de voz;

  • Criar uma placa dedicada para os sensores.