Entrevistas

Aqui estão reunidos alguns depoimentos em áudio em que egressos contam algumas experiências no curso, como no Programa de Iniciação à Docência (Pibid), na confecção do jornal dos estudantes, iniciativas após a diplomação, e sobre atuação em espaços de memória.

Experiências no Pibid

Além de ser responsável pela formação de grande parte dos professores que atendem os estudantes, seja da rede pública ou privada de Caxias do Sul e região, o curso de História da UCS teve participação direta em algumas escolas da rede pública por meio do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com a atuação de estudantes bolsistas e de professores de escolas em projetos que agregaram valores às comunidades. O Pibid é uma iniciativa de nível federal do Programa de Formação de Professores do Ministério da Educação, que disponibiliza bolsas da Capes, para estudantes e professores no desenvolvimento de projetos de formação docente que funcionam na forma de parcerias entre a rede pública de ensino e as instituições de ensino superior. Apesar de ter sofrido algumas alterações importantes com as mudanças de administrações do MEC ao longo dos anos, o programa mantém a sua estrutura básica de funcionamento. O curso de História teve participação em dois projetos do Pibid: o projeto História UCS, dividido entre dois grupos, no turno da manhã, voltado ao Ensino Médio e, à tarde, ao Ensino Fundamental, e o projeto Interdisciplinar, que dividia-se entre bolsistas do curso de História e de Sociologia.

Algumas turmas do Pibid História da UCS.
Coordenadora do curso Eliane Cardoso fala sobre o projeto do Pibid que coordenou.
Paulo Marmentini, egresso do curso de História, fala sobre a experiência no Pibid como professor de escola.
Erick da Silva Porto, egresso do curso de História, fala sobre a experiência no Pibid como bolsista.

Trazemos nesta página alguns relatos de participantes desses projetos, que nos contam um pouco de suas experiências e falam sobre a importância que esse trabalho teve, tanto no nível da formação quanto de integração da Universidade com as escolas e, assim, com as comunidades da cidade.

Eliane Machado Correa Cardoso - Coordenadora do curso de História da UCS e coordenandora do Projeto do PIBID História UCS nos anos de 2017 à 2019. Explica a estrutura do PIBID, sua forma de funcionamento e comenta, através de suas experiências no projeto, os ganhos trazidos pelo PIBID aos bolsistas e estudantes envolvidos.

Paulo Marmentini - Professor da rede municipal de educação de Caxias do Sul e professor supervisor do Pibid na E.M.E.F. Tancredo de Almeida Mendes por aproximadamente 3 anos. Comenta a ampliação de possibilidades docentes trazidas pelos projetos e o impacto que eles trouxeram para os estudantes, e para a própria estrutura da escola em si, assim como a qualificação da formação tanto aos bolsistas quanto aos estudantes das escolas.

Erick da Silva Porto - Acadêmico do Curso de História da UCS e ex-bolsista do PIBID durante os anos de 2016 e 2017. Comenta a importância da experiência do Pibid como um contato docente mais profundo e mais abrangente que os estágios curriculares e as diferentes realidades encontradas nas duas escolas trabalhadas.

Jornal dos estudantes de História

Os estudantes do curso de História publicaram, por um período, um jornal do Centro Acadêmico, intitulado Baseado na História. Algumas edições podem ser conferidas aqui no site, na aba "Documentos Históricos". Sobre a feitura do material, a egressa Francine Brandalise contou em um áudio como era esse processo. Escute!

Francine Brandalise, egressa do curso de História, fala sobre a produção do jornal do Centro Acadêmicos dos Estudantes de História.

Atuação de egressos em espaços de memória

Os estudantes do curso de História tem a oportunidade de realizar o estágio não obrigatório na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, atuando na Secretaria de Cultura - Divisão de Museus Municipais, que são o Museu Municipal de Caxias do Sul, Museu Ambiência Casa de Pedra, Monumento Nacional ao Imigrante, Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial e Memorial Atelier Zambelli. Estes espaços museais desenvolvem a preservação, a investigação e a comunicação, tanto das memórias quanto dos patrimônios socioculturais que representam a complexa historicidade da região. O acadêmico de História tem a oportunidade de atuar nesses espaços, aliando os conhecimentos adquiridos no curso, como a prática de mediar uma visita, e participam da construção do conhecimento que se encontra valorizada por meio de pesquisas multidisciplinares e de projetos educacionais permanentes que incentivam tanto a curiosidade quanto a troca de saberes entre os mais diversos públicos dos museus.

Itamar Ferreto Comarú fala sobre a atuação na direção dos Museus Municipais.
Ludimila Zan fala sobre as experiências em espaços de memória como Diretora do Museu em 2017.
Arthur Vieira fala sobre as experiências em espaços de memória como estagiário.

Itamar Ferreto Comarú, egresso do curso, está atualmente à frente da direção da Divisão dos Museus Municipais de Caxias do Sul. Em seu áudio, destaca as experiências durante o curso que contribuíram para a sua formação e para o trabalho que realiza hoje. É também mestre pela UCS, e onde cursa o doutorado em Educação.

Ludimila Zan, egressa do curso, atuou como Diretora da Divisão dos Museus Municipais. Relata a importância dos estudantes de História que atuaram como estagiários nos espaços de memória, trazendo qualificação e experiência para os espaços e para o curso de História.

Arthur Vieira, Acadêmico do curso, concluiu seu estágio não obrigatório na Divisão de Museus Municipais de Caxias do Sul entre 2018 e 2020, atuando no Museu Municipal. Em áudio, relata a importância do trabalho nos espaços de cultura para o incentivo e a valorização da história de nossa cidade, alinhando a teoria adquirida em sala de aula com a prática do trabalho patrimonial. Enfatiza a importância desses espaços, que precisam ser mais divulgados para receber a toda a comunidade caxiense, não somente estudantes e turistas.

Iniciativas após a formação: Gurias da História

As egressas Angela Sbersi e Caroline Capellini se conheceram na UCS, e dividem a paixão pela História. Após a passage, pelo curso de História, decidiram criar um projeto para compartilhar um conteúdo de maneira democrática e compreensível na Internet, utilizando o poder de difusão das mídias sociais. Assim, surgiu a página no Instagram e no Facebook Gurias da História, onde publicam conteúdo acessível, didático, gratuito, relevante, criativo e prático sobre História e historiografia, para que todos tenham acesso ao conhecimento. Siga e acompanhe as publicações: @guriasdahistoria

Angela Sbersi e Caroline Capelini, egressas do curso de História, falam sobre o projeto que leva a História para fora da sala de aula direto para a timeline das redes sociais.

Navegue utilizando os botões