O início

Exposição de algumas imagens que ilustram acontecimentos do curso de História da UCS, com ênfase nas experiências estudantis. As fotos foram cedidas por egressos e complementadas com imagens do acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.

O início

O curso de História surgiu em 1960, vinculado à antiga Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, mantida pela Mitra Diocesana. Posteriormente, em 1967, a Faculdade de Filosofia, junto com outras instituições de Ensino Superior da cidade, passou a integrar a UCS. A primeira turma do curso teve apenas mulheres matriculadas, no total de dezenove, sendo elas: Carmem Bertocchi, Carmem Maria Pozza, Cleci Eulália Favaro, Edit Maria Corso, Imgard Cecília Bornheim, Ires Rosa Beux, Lice Maria Signori, Lourdes Ponzi, Mafalda Segamfredo, Maria Conceição Abel, Maria de Jesus C. Soares, Maria Edna Mussoi, Maria Luiza Gremo, Noeli Maria Balen, Onorina Mariana Pedron, Rachel Grazziotin Mano, Rosa Maria de Moraes, Yone Oliveira, e Zelinda Cecília Regla.

Foto com algumas alunas da primeira turma do curso de História da antiga Faculdade de Filosofia (que deu origem à UCS). Também presentes alguns professores da Faculdade, como Dom Benedito Zorzi (ao centro, à esquerda) e Pe. Plínio Bartele (diretor da Faculdade, ao centro, à direita), e a secretária da Faculdade, Sueli Bascú (à direita, sentada). Foto: Pastori. Acervo: IMHC-UCS.

Entre os primeiros professores do curso de História, na Faculdade de Filosofia, estiveram: Astrogildo Fernandes (lecionava História do Brasil), Ruy Rubens Ruschel, Irmão Dionísio, Fernando La Salvia (Pré-História), Loraine Slomp Giron (História da América), Nize Campos (Antropologia), Padre Pedro Rizzon (História da Igreja) e Ulysses de Gasperi (Economia).

Fernando La Salvia. Acervo: IMHC-UCS.
Ulysses de Gasperi. Acervo: IMHC-UCS.
Loraine Slomp Giron.Acervo: IMHC-UCS.

O funcionamento do curso de História, nos primeiros tempos, ocorreu no Colégio São José, no centro da cidade, até a conclusão da construção de um edifício exclusivo para os cursos da Faculdade de Filosofia. O novo prédio, denominado de Edifício Santa Teresa, foi erguido na rua Os Dezoito do Forte, em frente ao Colégio do Carmo. No local, além do curso de História, também foram instalados os demais cursos da Faculdade, como o de Filosofia, de Letras e de Pedagogia. Ainda, passou a funcionar no prédio a Faculdade de Ciências Econômicas, instituição também vinculada à Mitra Diocesana.

Construção do Edifício Santa Teresa, localizado na rua Os Dezoito do Forte, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval. Foto: Estúdio Real. Acervo: IMHC-UCS.
Edifício Santa Tereza, localizado na rua Os Dezoito do Forte, em frente ao Colégio do Carmo. Década de 1960. Acervo: IMHC-UCS.
Biblioteca da Faculdade de Filosofia, localizada no Edifício Santa Tereza. Vê-se: Nelson Ramos (1); Loreno Dal Sasso (2); Inês Scotti (4). Década de 1960. Foto: Studio Real. Acervo: IMHC-UCS.
Formatura dos alunos da Faculdade de Filosofia. (1964-1965). Foto: Foto Arte. Acervo: IMHC-UCS.

Pela Faculdade de Filosofia foram formadas poucas turmas no curso de História, já que o seu funcionamento, antes de ser incorporada à UCS, durou somente sete anos. As aulas, contudo, continuaram a funcionar nos prédios da antiga Faculdade, no centro da cidade, até a UCS adquirir o prédio do antigo Colégio Sacrè Coeur de Marie, no bairro Petrópolis, transformando-se, mais tarde, no Bloco A. Também na década de 1970 a UCS recebeu, por doação do Estado do RS, a área da antiga Estação Experimental de Viticultura e Enologia, área que hoje forma o Campus Sede. No início da década seguinte, foi erguido o Bloco H.

Formandos do curso de História do ano de 1965. Identificados: José Bett (1); Cleone Ferreira dos Santos (2) Mércia Tergolina (3); Antonio Baggio (4); Diva Orsi Vieira (5); Janete Ada Montanari (6); Padre Sérgio Félix Leonardelli (7); Neuza Maria Sghlinghi (8); Miriam Toniazzi (9); Irmã Pretto (10). Acervo: IMHC-UCS.
Cerimônia de Formatura de História da antiga Faculdade de Filosofia. Janete Ada Montanari (1); Irmã Pretto (2); Diva Orsi Vieira (3); Maria Tereza Andognini (4); Antonio Baggio (5); Loreno Dal Sasso (6); Madre Maria Eucaristia Daniellou (7); Dom Benedito Zorzi (8); Padre Sérgio Félix Leonardelli (9); Maria Helena Grazziotin - secretária (10). Acervo: IMHC-UCS.
Prédio do Bloco A do Campus Universitário da UCS no bairro Petrópolis, década de 1970. No prédio, funcionaram, por um tempo, as aulas do curso de História, até serem transferidas para o Bloco H. Acervo: IMHC-UCS.

O Bloco H

Quantas lembranças um prédio é capaz de evocar? Talvez o Bloco H seja a síntese e o elemento de maior identidade do curso de História da UCS. E isso não apenas porque é o 'H' de História, uma perfeita coincidência. A construção do prédio foi concluída em 1982, e logo se destinou a sediar o curso. Na passagem do tempo, o cenário foi se constituindo com a 'cara da História', com destaque, na memória dos estudantes, aos quadros de formatura pelos corredores, à decoração do Centro Acadêmico, e aos pinheiros no entorno, cuja sombra de suas copas frondosas servem para os encontros, as trocas e as conversas antes e durante os intervalos das aulas. Outro aspecto que caracteriza o H é a diversidade de quem circula por lá: diversidade etária, étnica, de classe, de gênero, de pensamento, de origem, de grau acadêmico... Aventando hipóteses, o Bloco H é mais que apenas um prédio, mas uma espécie de portal: portal do tempo, pelo estudo das sociedades do passado (a partir das indagações do presente), e portal para a transformação acadêmica, profissional e pessoal, pois, como afirmam os egressos, quem entra, dificilmente sai igual.

O Bloco H em 1989 e em 1982. Foto: Maria da Graça Soares. Acervo: IMHC-UCS.

Pouca gente sabe, mas, antigamente, a lancheria que atendia ao Bloco H ficava localizada no interior do prédio, no primeiro pavimento (conforme mostra a foto). Como espaço de convívio, a lancheria é lembrada por muitos egressos. Os mais novos lembram especialmente do Bar Pali, que existe há décadas, em um quiosque entre os blocos H e E. O local reúne, antes das aulas e nos intervalos, os estudantes e os professores da área das Humanidades.

Lancheria no interior do Bloco H, em 1982. Foto: Maria da Graça Soares. Acervo: IMHC-UCS.
Auditório do Bloco H em 1982. Foto: Maria da Graça Soares. Acervo: IMHC-UCS.

O Auditório do Bloco H é um dos espaços usufruídos pelo curso em que o conhecimento histórico é apresentado e debatido, por meio de palestras, semanas acadêmicas, simpósios, congressos... Historiadoras/es e intelectuais do país e convidados internacionais são recepcionados no local para a exposição das suas pesquisas, para audição e trocas com plateia qualificada. Em algumas lembranças dos egressos, serviu até mesmo para a realização de provas de disciplinas, ou para a apresentação do Seminário dos Estágios.

Seminário sobre a Segunda Guerra Mundial e seus reflexos locais. Auditório do Bloco H, maio de 1985. Foto: Mario André Coelho de Souza. Acervo: IMHC-UCS.

Galeria de imagens

Obras de construção do Bloco H, dezembro de 1981. Acervo: IMHC-UCS.
Bloco H ao fundo, visto a partir do antigo estacionamento onde hoje existe o Centro Cívico. 1985. Acervo: IMHC-UCS.
Vista do Bloco H a partir da área de convivência em frente ao Bloco E. 1982. Acervo: IMHC-UCS.
O Bloco H visto de outro ângulo. Na área da imagem à direita, foi construído o Bloco L e, acima, o Ambulatório Central (Centro Clínico). 1993. Foto: Berenice da Silva. Acervo: IMHC-UCS.
O Bloco H no ano 2000. Foto: Berenice da Silva. Acervo: IMHC-UCS.
Bloco H em 2017. Foto: Anthony Tessari. Acervo: IMHC-UCS.
Vista aérea do Campus Sede da UCS em 1992, com destaque para os blocos H, E e F. Acervo: IMHC-UCS
Vista aérea do Campus Sede da UCS, contemplando o Bloco H (à esquerda), Centro Cívico, Centro de Convivência, passarela e UCS Teatro. 2017. Foto: Aldo Toniazzo. Acervo: IMHC-UCS.

Navegue utilizando os botões