1. Relê a história da Noite de Natal que correra “tão mal”. Resume-a.
2. Explica por que razão começa o Perú a “andar com tremuras, tonturas, dores de cabeça”?
3. Como é que as lágrimas da Perua dão sabor ao peru, no Natal?
4. Que efeito produz a História do Perú no Rei? Transcreve a frase que o comprova.
5. Chegamos ao fim desta “História Maluca”. Todos cantam e, a certa altura, faz-se referência à "História Maiúscula”. Que História é essa?
6. Encontra uma palavra que possa substituir a expressão “contadores de falsas histórias verdadeiras”.
7. Tal como Manuel António Pina refere na nota introdutória (em jeito de prólogo) “Algumas pessoas são de opinião que o resultado (este texto, como outros que tenho escrito) não é bem teatro; inclinam-se para reconhecer neste texto, e nos outros textos, uma estrutura mais “poética” que dramática [...] Queira, pois, o leitor chamar a esta “História…” o que entender (teatro, ou outra coisa qualquer); eu chamei-lhe ‘história com reis, etc.’, mas quem sabe qual é o seu verdadeiro nome?”
7.1. E tu, sabes? Ainda tens dúvidas, não é? Consideremos, porém, que se trata de texto dramático, pois apresenta algumas das características desse modo literário e foi representado. Vamos, então, descobrir o que sabes sobre vocabulário de teatro? Clica em https://bit.ly/teatro_vocabulário e diverte-te com este desafio!
E, já agora, faz o Quiz, para que possas recordar a estrutura e as características do texto dramático em https://quizizz.com/join?gc=25965094