1. Muito bem, concluída que foi mais esta etapa antes do texto, vamos ler com olhos de ver e cabeça para pensar, ainda que “de pernas para o ar”, pois, se não te importas, começamos pelo fim que é uma forma tão boa como qualquer outra para começar! Folheia o livro e para na p. 34. Aí lerás:
Galinha, Rei, Bobo
É uma História Maluca mas, embora pareça,
Não é mais Maluca que as Histórias Sérias.
Os Pantomineiros inventam os que lhes vem à cabeça.
Os Trampolineiros têm cabeças aéreas.
1.1. Quais serão, afinal, as palavras e expressões mais importantes deste excerto? Elas encontram-se assinaladas de uma forma especial. Já descobriste qual é? Regista-as no teu caderno, indicando a razão pela qual são importantes.
1.2. Há duas palavras neste excerto que talvez desconheças. O que fazemos nesses casos? Pois bem, repara nestas entradas do Dicionário que encontramos na Internet e no qual podemos confiar:
1.3. Agora que já conheces melhor o significado destas duas palavras, porque é que esta história será uma "História Maluca"?
1.4. O que significará a expressão “mais Maluca que as Histórias Sérias”? Escolhe a opção correta.
A - significa que esta história é a mais maluca de todas.
B - significa que algumas histórias sérias também são malucas mas esta é mais
C - significa que esta história é mesmo muito maluca.
1.5. Consegues lembrar-te de uma história séria que conheças? Por que pensas que se trata de uma “história séria”? Explica lá isso muito bem!
1.6. Antes de concluirmos esta parte, lançamos-te um último desafio: já inventaste alguma coisa? O quê?
Escreve uma Carta a um amigo em que fales dessa invenção.
1.7. E… já agora… conheces alguém que tenha uma “cabeça áerea"? O que significa isso?
N.B. Das questões acima, o Professor deverá escolher quais as que servirão apenas para orientar a interação oral entre ele e os alunos (com eventual tomada de notas no caderno) e as que poderão resultar numa pequena atividade de Escrita.
Só as AE de 7.º ano, contudo, é que referem “Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: resumo, exposição, opinião, comentário, biografia e resposta a questões de leitura.”, o que nos parece ser uma lacuna nas AE de 2.º ciclo e, como tal, sugerimos a sua antecipação.