Causa: O erro pode ocorrer nos eventos S-2299 ou S-1200, ocorre quando a empresa tem classificação tributária 21 de pessoa física, porém o tipo de CAEPF está a opção 3 - Segurado especial;
Solução 1: Se a empresa for classificação 21 - Corrija o tipo de CAEPF para 1 - Contribuinte Individual ou 2 - Produtor Rural.
Solução 2: Caso a empresa tenha classificação tributária 22 - Corrija a classificação dentro no sistema e envie a correção através do S-1000 pela central do eSocial.
Causa: O erro é causado no evento S-1210, pois alguma rubrica utilizada em folha, está com a natureza de plano de saúde, mas não foi vinculado a um beneficiário de plano de saúde.
Solução 1: Caso a rubrica seja de fato de plano de saúde, é necessário a inclusão do beneficiário do plano de saúde no cadastro do empregado, vincular o beneficiário nessa rubrica da folha e retificar o evento S-1200, após isso, não dará mais o erro no S-1210.
Solução 2: Caso a rubrica tenha sido enviada com a Natureza errada, é necessário fazer a correção no cadastro da rubrica (Arquivo > Rubricas), enviar o S-1010 e retificar o evento S-1200. Após isso não dará mais o erro no S-1210
Causa: O erro é causado no em qualquer evento que já consta a informação dentro do portal do eSocial. Pode ocorrer por ter sido enviado por uma máquina local, ou por outra contabilidade.
Solução: O evento pode ser excluído direto no portal do eSocial para ser enviado novamente no sistema, ou caso prefira, poderá pegar os recibos constantes no portal para ser incluso no sistema, nesse caso, será necessário um acesso remoto do nosso suporte.
Causa: O erro pode ser causado nos eventos S-2200 ou S-2300, ocorre quando no portal já consta um cadastro com mesma matrícula eSocial que foi informada no sistema.
Solução: Verificar se se trata da mesma pessoa que está tentando enviar, nesse caso, poderá apenas pegar o recibo e informar no sistema, esse procedimento é feito via acesso remoto pelo nosso suporte. Caso seja outra pessoa, deverá alterar no sistema, a matrícula eSocial, pois a mesma não pode ser igual para trabalhadores diferentes.
Causa: O erro pode ser causado nos eventos S-2205, S-2206, S-2210, S-2220, S-2230, S-2240. S-2299, S-2306 ou S-2399. Ocorre quando o evento a ser enviado está com data anterior à admissão constante nos eventos S-2200 ou S-2300.
Solução: Verificar se a data de admissão foi enviada corretamente no S-2200 ou S-2300, caso tenha sido errada, esse evento deverá ser retificado. Caso a data esteja correta, o evento que deu erro deverá ser alterado para uma data posterior à admissão e ai sim, conseguirá fazer o envio.
Causa:
Não foi enviada a Admissão do trabalhador ao eSocial.
Consta algum afastamento no eSocial que foi enviado anteriormente, e não foi enviado o seu retorno.
Solução 1:
Acesse o menu Adicionais > Central do eSocial, selecione o evento S-2200, informe o período da Admissão do trabalhador e clique em Diagnóstico.
No campo Novos, clique em Marcar, clique no Ícone de Agendamentos para o eSocial (Incluir Automaticamente) e clique em Sim;
Acesse a tela de Agendamentos para o eSocial e faça o envio do evento;
Solução 2:
Acesse o menu Arquivo > Trabalhadores, localize o trabalhador e clique em Alterar;
Clique na guia Eventos Trabalhistas > Afastamentos > Afastamentos Temporários;
Nesta tela, localize o penúltimo afastamento do trabalhador, e clique em Alterar;
Clique no ícone do eSocial, na parte inferior da tela, e verifique se o Retorno está com um ícone Verde e o status como Enviado. Caso não esteja, faça o diagnóstico do S-2230 deste período, agende o evento e envie.
Causa: O início deste afastamento não foi enviado para o eSocial
Solução:
Acesse o menu Arquivo > Trabalhadores, localize o trabalhador e clique em Alterar;
Clique na guia Eventos Trabalhistas > Afastamentos > Afastamentos Temporários;
Nesta tela, localize o afastamento do trabalhador que esta sendo enviado, e clique em Alterar;
Clique no ícone do eSocial, na parte inferior da tela, e verifique se o Início está com um ícone Verde e o status como Enviado. Caso não esteja, ele precisa ser enviado.
Acesse o menu Adicionais > Central do eSocial, clique na guia Agendamentos para o eSocial.
Clique no ícone para Incluir;
Informe o Número da empresa, e selecione o evento S-2230.
Clique em Incluir e informe a Matrícula, no campo Sequencial selecione o Afastamento desejado, em Bloco selecione "A - Afastamento" e em Validade Inicio informe o Mês/Ano do Afastamento.
Clique em Salvar, e faça o envio do evento.
Causa: O erro é causado pois está sendo enviado desligamento de trabalhador que consta com afastamento em aberto no eSocial.
Solução: Deve ser verificado o envio dos afastamentos e enviar o S-2230 com o retorno do último afastamento que constar no portal, após o envio desse término o envio do S-2299 será aceito.
Causa: O erro é causado pois a data de admissão do trabalhador está anterior á data de abertura da empresa no CNPJ ou ainda posterior á data de encerramento da mesma.
Solução: Caso a admissão esteja informada errada, deverá ser corrigida no cadastro do trabalhador e enviado o S-2200. Caso seja realmente admissão anterior ao início de atividade da empresa, deverá ser informado o meio de admissão 3 - Decorrente de decisão judicial e informado o número do processo, nessa situação o eSocial aceita o envio do evento com data anterior.
Causa: A natureza informada teve a validade finalizada, pelo eSocial.
Solução:
Acesse o menu Arquivo > Rubricas, clique em Alterar, informe o Número da rubrica apresentada no erro e tecle Enter;
Localize o campo Natureza. A validade desta Rubrica deverá ser checada, junto a Tabela de Naturezas de Rubricas do eSocial (clique aqui).
Após informar a Natureza correta, mova o evento para Agendado e faça o envio novamente.
Causa: O código de outras entidades informado no cadastro da empresa não está condizente com o FPAS indicado.
Solução: Acesse o cadastro da empresa e confira o código de outras entidades informado. Caso a empresa seja do simples ou MEI, esse código deve ser 0000 caso contrário, deve ser compatível com o FPAS indicado. Caso esteja errado, faça a correção e envie novamente o evento S-1020.
Causa: A rubrica não foi enviada para o eSocial, ou foi enviada com uma validade posterior ao mês que esta sendo enviado.
Solução:
Acesse o menu Adicionais > Central do eSocial;
Informe o Mês que esta sendo enviado o evento de Folha de Pagamento ou Rescisão, e clique em Diagnóstico;
No campo Novos, clique em Marcar, clique no Ícone de Agendamentos para o eSocial (Incluir Automaticamente) e clique em Sim;
Acesse a tela de Agendamentos para o eSocial e faça o envio do evento;
Causa: O erro é ocasionado por falta do envio do evento S-1005 onde consta a informação do estabelecimento da empresa (CNPJ) ou CNO em caso de obras.
Solução: Acesse o menu Adicionais > Central do eSocial e faça o diagnóstico do evento S-1005. Faça o envio e após a transmissão, envie o evento que estava com erro novamente.
Causa: O erro ocorre quando o evento fica protocolado, normalmente por alguma instabilidade no eSocial.
Solução: Nesse caso deverá ser feito um acesso remoto pelo nosso suporte para mover o evento protocolado para agendado novamente, sendo assim será possível fazer o envio do mesmo novamente.
Causa: O Tipo de lotação eSocial, informado no cadastro da lotação, está incompatível com a Classificação Tributária da Empresa.
Solução:
Acesse o menu Arquivo > Empresas, clique em Alterar, informe o Número da empresa e tecle Enter;
Clique na guia Dados Complementares > Complemento, e verifique a Classificação Tributária da Empresa;
Acesse o Menu Arquivo > Lotações, clique na lotação apresentada no erro e clique em Alterar, tecle Enter. Localize o campo Tipo de Lotação eSocial, e verifique se esta compatível com a Classificação Tributária da Empresa.
Ex.: Caso a Classificação Tributária da empresa seja 99 - Pessoas Jurídicas em Geral, o Tipo de Lotação eSocial NÃO pode ser o 21 - Escritório, Consultório, Estabelecimento Rural, Obra de Construção Civil Própria (PF), pois esse tipo de lotação se destina a Pessoas Físicas e não a Pessoas Jurídicas.
Causa: Pode ser causado por instabilidade no portal do eSocial, quando o certificado utilizado é procuração.
Solução: Aguardar o portal ser reestabelecido.
Causa: O erro ocorre quando está tentando enviar a retificação de algum evento que não consta no portal ou consta com número de recibo diferente do sistema.
Solução: Conferir no portal do eSocial se o evento consta lá, se constar, confirmar o número de recibo entre o site o sistema, se o evento constar no site e a diferença for o número do recibo, nosso suporte deverá fazer um acesso remoto para igualar esses dados. Caso não conste mais o evento no portal, também será corrigido via acesso remoto para que o recibo seja retirado do sistema.
Causa: O erro ocorre no evento S-1299, nesse caso é necessário verificar se houve movimento ou não de remuneração na competência.
Solução 1: Se tiver movimento de remuneração na competência: Altere o cadastro da empresa, clique no ícone do eSocial, clique no evento S-1299 e altere a competência em questão, marque o evento S-1200 e envie o evento novamente.
Solução 2: Se não tiver movimento de remuneração na competência: Altere o cadastro da empresa, clique no ícone do eSocial, clique no evento S-1299 e altere a competência em questão, desmarque o evento S-1200 e envie o evento novamente.
Causa: O erro ocorre no evento S-1299, nesse caso é necessário verificar se houve movimento ou não de pagamento no mês que está sendo enviado.
Solução 1: Se tiver movimento de pagamento no mês: Altere o cadastro da empresa, clique no ícone do eSocial, clique no evento S-1299 e altere a competência em questão, marque o evento S-1210 e envie o evento novamente.
Solução 2: Se não tiver movimento de pagamento na competência: Altere o cadastro da empresa, clique no ícone do eSocial, clique no evento S-1299 e altere a competência em questão, desmarque o evento S-1210 e envie o evento novamente.
Causa: O erro ocorre quando tenta mexer em algum evento de remuneração ou pagamento em uma competência que já consta como fechada no eSocial.
Solução: Nesse caso para fazer qualquer alteração é necessário reabrir a folha, enviando o evento S-1298. Para isso, acesse o cadastro da empresa, clique no ícone do eSocial, selecione o evento S-1298 e inclua a competência que será aberta. Envie o evento S-1298 pela central.
Causa: O erro ocorre na exclusão de eventos de admissão, mas consta algum tipo de alteração enviada para o esocial, além da admissão.
Solução: Verificar dentro do portal do eSocial, a guia movimentações trabalhistas e fazer a exclusão do evento que tiver sido enviado após a Admissão.
Causa: O erro ocorre no envio do evento S-2299, porém o trabalhador tem algum outro evento enviado com data após o desligamento, que pode ser Alterações cadastrais ou contratuais, afastamentos, folhas, etc.
Solução: Verificar dentro do portal do eSocial, a guia movimentações trabalhistas e fazer a exclusão do evento que tiver sido enviado após a data de desligamento.
Causa: O erro é causado quando o código do FPAS informado no cadastro da empresa, não condiz com a classificação tributária da empresa, enviada ao eSocial no evento S-1000.
Solução: Verifique a informação da classificação tributária enviada no evento S-1000 e confirme se o FPAS indicado no cadastro, corresponde a essa classificação, caso a informação enviada no S-1000 esteja incorreta, corrija primeiramente esse evento para depois conseguir fazer o envio do S-1020.
Causa: O erro ocorre ao tentar enviar o S-1298 de um período que ja se encontra aberto no eSocial.
Solução: Mova o evento para Desistente, e prossiga com o envio dos demais eventos.
Causa: O evento S-2230 está sendo enviado com data posterior à data atual, sendo um afastamento diferente de férias.
Solução: Nesse caso, deverá aguardar a data mais próxima para fazer o envio do evento.
Causa: Foi informado uma incidência de IRRF, dentro do cadastro da rubrica, que não é mais aceita pelo eSocial.
Solução:
Acesse o menu Arquivo > Rubricas > Alterar, digite o número da rubrica que apresentou o erro e tecle Enter.
Na parte inferior da tela, clique na Aba Incidências e clique em Alterar. (caso exista mais de uma incidência cadastrada, selecione a que está vigente)
No campo IRRF, selecione a incidência correta. A Validade da Incidência do IRRF desta Rubrica deverá ser checada, junto a Tabela de Códigos de Incidência Tributária da Rubrica para o IRRF (clique aqui).
Salve o cadastro da Rubrica.
Acesse novamente a Central do eSocial, mova este evento para Agendado e faça o envio novamente.
Causa: O erro ocorre no evento S-2299, quando a data do aviso prévio está anterior à admissão do trabalhador enviada no S-2200 ou ainda posterior ao desligamento.
Solução: Acessar o cadastro do trabalhador, e na guia Desligamento verificar o campo Data do aviso Prévio. Faça a correção para a data correta e tente enviar o evento novamente.
Causa: O erro ocorre no evento S-1005, quando não existe na base de dados a informação do FAP da empresa, o FAP não é mais enviado no S-1005, mas nessa situação ele deve ser preenchido.
Solução: No cadastro da empresa, clique em Dados Complementares, previdenciária e preencha o campo da alíquota do FAP da empresa, logo na frente, tem um ícone de forçar o envio para o eSocial, marque esse ícone e salve o cadastro da empresa. Ao enviar o S-1005 o erro será sanado.
Causa: O erro ocorre no evento S-1020, pois no caso de Lotação que é empreitada, a informação do CPF do proprietário não deve ser informada.
Solução: Altere a lotação apontada no erro, clique na guia Empreitada Parcial e no campo Proprietário, retire a informação do CPF, deixando o campo em branco.
Causa: Esse erro é causado quando há alguma informação inválida que o esocial não aceita, como por exemplo, rubrica com valor negativo em folha, número de recibo incorreto, nome do trabalhadore em branco, etc.
Solução: Entre em contato com o nosso suporte, para que, através do print da mensagem de erro possamos identificar o campo para a correção.
Causa: O erro é causado no evento S-1210 quando o trabalhador tem dependente para dedução de imposto de renda, porém esse dependente não consta no cadastro dele dentro do eSocial;
Solução: No cadastro do trabalhador, inclua um evento S-2205 para que seja enviado esse dependente ao eSocial, com a data do primeiro dia do mês que ocorreu o erro no evento S-1210, após a inclusão, envie o S-2205 pela central e em seguida, envie o S-1210.
Causa: O erro é causado pela informação do campo Matrícula S-8200 no cadastro do trabalhador, preenchida de forma incorreta.
Solução: Acesse o Cadastro do trabalhador, na guia Dados Contratuais > Admissão, campo "Matricula do e-social S-8200" tem informação preenchida. No caso tem que deixar em branco e depois poderá enviar o S-2200.
Causa: O erro é causado pois houve mudança do layout do esocial para a versão 1.3, porém tem eventos de remuneração S-1200 ou S-2299 enviados com a versão anterior a essa.
Solução: É necessário fazer a retificação dos eventos de remuneração enviados na versão anterior. Nesse caso, envie o S-3000 para excluir o S-1210, após a exclusão dele, marque a opção de retificar no S-2299 no cadastro dos trabalhadores que tiveram rescisão no mês 01/2025. Na central do esocial, selecione o evento S-1200 e clique no ícone de retificação. Agende tanto o S-1200 e o S-2299, envie os eventos e em seguida, envie o S-1210. Após isso tente enviar novamente o S-1299 que o erro será sanado.
Causa: Isso ocorre pois o evento foi agendado e após o agendamento existe alguma inconsistência que impede o envio dele.
Solução: Mova o evento para desistente e faça o diagnóstico dele novamente, o sistema apresentará a inconsistência que deverá ser corrigida para que o evento seja agendado sem erros.