Quando se pensa em autoestima é pouco provável a associação a ansiedade. Vamos definir primeiro o que é ansiedade para que possamos entender a relação entre estes dois aspectos:
Você sabe o que ansiedade e autoestima?
A ansiedade se caracteriza por um conjunto de sensações corpóreas e pode ser gerada por diversos fatores externos como uma entrevista de emprego, uma viagem ou alguma outra situação do cotidiano que te gere um emaranhado de emoções juntas. Preocupação, medo, nervosismo, autocrítica são algumas das consequências da ansiedade.
Agora como definir algo tão complexo como a autoestima, autoestima não é só questão de auto aceitação e amor incondicional a si mesmo e as suas imperfeições. Autoestima vai muito além disso.
Veja bem:
Sabe qual a melhor forma de se amar e se aceitar do jeito que és tendo o amor próprio como base para seu relacionamento com você. É através do aprendizado, o autoconhecimento poder enxergar e abraçar suas falhas, assim poderá desfrutar do seu amor próprio.
Agora vamos a relação de tudo isso aí acima:
A ansiedade pode fazer com que você sofra por antecipação diante de alguma situação do cotidiano, e quando isso acontece perdemos a capacidade de avaliar com clareza a situação. Prejudicando assim a vida pessoal e profissional. Nestas situações a possibilidade de você levar em consideração a opinião alheia aumenta significativamente, como por exemplo as críticas sobre algo que você realize.
Você já passou pela seguinte sensação: "Sentir calafrios ao pensar sobre como seus amigos ou familiares vão agir se você tomar uma determinada decisão?" ou "Acha que você tem que ter um corpo X (obrigatoriamente) e uma alimentação exemplar, sem nenhuma escorregada?" ou " Que tenha que ser educado com a sociedade o tempo todo, cumprimentando com um sorriso amigável?" estas e outras situações mostram como a ansiedade vai agindo e a partir da nossa percepção do mundo e de como recebemos as criticas como um todo assim podemos minar com nossa estima, nosso autocuidado emocional.
Eu diversas vezes me peguei pensando e conversando comigo mesma o que costumamos chamar de voz interior, quantas vezes me peguei com essa voz , mas o que cabe aqui é avaliar se essa voz tem falado coisas positivas ou negativas para você?
Precisamos nos atentar a cada detalhe do nosso corpo e da nossa mente, essa sabedoria organismica que temos e muitas vezes negligenciamos. Se escute.
Abraços!
Imagine que cada um de nós somos um barco, uns são maiores, outros menores, uns utilizam remos, outros motor, uns são pintados, outros ainda na madeira crua.
Estamos dividindo o mesmo oceano, o mesmo sol, a mesma tempestade, porém uns se desesperam perdem o controle do barco e se afogam, outros vão no seu ritmo compreendendo cada movimento e calculando todos os movimentos, apenas mantendo o controle, outros apreciam ali cada experiência e vão aprendendo a lidar com a mudança pouco a pouco.
Quantas vezes nós perpassamos por diversas experiências e não nos aprofundamos e contemplamos cada uma delas, se você hoje pudesse está guiando cada um destes barcos em meio a uma tempestade o que você faria?
1. Entraria em desespero.
2. Buscaria calcular e controlar cada movimento.
3. Apreciaria a experiência.
Não tem resposta certa ou perfeita, a resposta certa é a que faz sentido pra você.
E está tudo bem perder o controle, nem sempre podemos lidar com tudo.
Assim como planejar e calcular os movimentos também. Mas se não nos permitir estar inteiro não conseguimos apreciar genuinamente a experiência. Independente da sua escolha, busque compreender a si mesmo e a toda situação em que você se encontre.
Nada melhor do que se sentir Livre.
Quando nos sentimos livres carregamos em nós a leveza e a alegria de podermos ser. Porém a liberdade pode ser conquistada em pequenos momentos e experiências do dia a dia, quer um exemplo claro disso: Quando saímos de um trabalho que não nos faz bem e embarcamos em algo que realmente faz sentido.
Você consegue perceber isso em você, você se sente livre?
Benefícios da Liberdade
A liberdade te permite ser autentica.
A liberdade te permite escolher de acordo com o que faz sentido pra você.
A liberdade te permite ser.
Mas, cuidado para não se cobrar em excesso lembre-se tudo é um processo ao qual precisamos passar para alcançar aquilo que desejamos. Aceitando nossa realidade e percebendo nossas possibilidades.