A meta geral do treinamento de habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) é ajudar os indivíduos a mudar padrões de pensamentos, comportamentais, emocionais e interpessoais associados com os problemas da vida cotidiana. Esse treinamento é oferecido para pessoas maiores de dezoito anos e é recomendado para pessoas com problemas de regulação emocional, com ou sem diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. 

Você já conhece o treinamento? Ele é composto por quatro módulos:

Mindfulness: a atenção plena auxilia a estar presente no momento presente, percebendo o que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor. Aqui, você pratica o seu foco e busca se centrar.

Efetividade Interpessoal: nos ajudam a manter e melhorar os relacionamentos nas mais diversas situações. Aqui, você aprende a se relacionar com pessoas próximas e com estranhos.

Regulação Emocional: maior efetividade em controlar e modular as emoções, mesmo que o completo controle emocional não possa ser alcançado. Aqui, você entende que somos o que somos, e as emoções são parte de nós. 

Tolerância ao mal-estar: capacidade de tolerar e sobreviver a situações de crise sem piorar as coisas. Aqui, você pratica aceitar e viver plenamente a sua vida, mesmo quando ela não é como você gostaria.

Conheça as treinadoras

Treinadora: Camila Wolf. Psicóloga. Especialização em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pela Elo Psicologia. Treinadora de Habilidades DBT para adultos e adolescentes. Formação em Bom Manejo Clínico (GPM) para Transtorno de Personalidade Borderline pela Harvard Medical School e Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) pela Universitat Autònoma de Barcelona. Líder certificada de grupos de Family Connections (Conexões Familiares) , Paradigma/National Education Alliance for Borderline Personality Disorder. Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP (Ambulim). Psicóloga Perita do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e Assistente Técnica.

Co-treinadora: Letícia Lopes. Economista (PUC-SP) e psicóloga. Especialista em Neurociências (FMUSP). Criadora da página "Border, e agora?" e autora de livro homônimo. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental - TCC, Terapia Comportamental Dialética - DBT (inPBE) e Psicopatologia (cursos livres). Formação em Bom Manejo Clínico (GPM) para Transtorno de Personalidade Borderline pela Harvard Medical School. Líder certificada de grupos de Family Connections (Conexões Familiares), Paradigma/National Education Alliance for Borderline Personality Disorder.

Estrutura do treinamento

Semana 01 Orientação e mindfulness

Semana 02 Mindfulness

Semana 03 Mindfulness

Semana 04 Habilidades de tolerância ao mal-estar

Semana 05 Habilidades de tolerância ao mal-estar

Semana 06 Habilidades de tolerância ao mal-estar

Semana 07 Habilidades de tolerância ao mal-estar

Semana 08 Habilidades de regulação emocional

Semana 09 Habilidades de regulação emocional

Semana 10 Habilidades de regulação emocional

Semana 11 Habilidades de regulação emocional

Semana 12 Habilidades de efetividade interpessoal

Semana 13 Habilidades de efetividade interpessoal

Semana 14 Habilidades de efetividade interpessoal

Semana 15 Habilidades de efetividade interpessoal

Semana 16 Encontro de encerramento

Cronograma de 16 semanas, adaptado de Soler. - Linehan, M. M. (2018).  Treinamento de habilidades em  DBT: manual de terapia comportamental dialética para o terapeuta. Artmed Editora.

Atenção: O Grupo de Habilidades DBT acontece exclusivamente online. Não será permitida a gravação dos encontros, ou seja, é preciso participar ao vivo nos dias e horários previamente estabelecidos. O melhor aproveitamento dos conteúdos requer a participação ativa dos inscritos.

Na plataforma, temos aulas gravadas com todo o material teórico do treinamento, para que o aluno possa assistir caso queira revisar as habilidades ou se perder algum encontro ao vivo. É um curso a parte, oferecido como bônus aos nossos alunos. 

Em caso de desistência, em até 7 dias a partir do momento da compra, o valor pago será devolvido. Após esse período, o reembolso não será possível. No entanto, você permanece com acesso a todo material do curso durante 1 ano a partir da data de compra.

Referências bibliográficas

O treinamento de habilidades comportamentais baseia-se em um modelo de tratamento chamado de terapia comportamental dialética (Dialectical Behavior Therapy, DBT). A DBT é uma terapia cognitivo-comportamental que foi desenvolvida originalmente para indivíduos cronicamente suicidas, diagnosticados com transtorno da personalidade borderline (TPB).

O treinamento de habilidades comportamentais é indispensável quando as habilidades necessárias para resolver problemas e alcançar as metas desejadas não se encontram disponíveis no repertório comportamental do indivíduo. Ou seja, quando em circunstâncias ideais (nas quais o comportamento não sofre a interferência de medos, motivos conflitantes, crenças irrealistas, etc.), a pessoa não consegue gerar ou produzir as respostas comportamentais necessárias. 

Na DBT, o termo “habilidades” é usado como sinônimo de “competências” e inclui, em seu sentido mais amplo, habilidades comportamentais, cognitivas e emocionais junto com a integração dessas habilidades, que é necessária ao desempenho eficaz. A efetividade é aferida pelos efeitos diretos e indiretos dos comportamentos. O desempenho eficaz pode ser definido como aquele no qual os comportamentos levam a um máximo de resultados positivos com um mínimo de desfechos negativos. Assim, o termo “habilidades” é usado no sentido de “usar meios hábeis”, bem como no sentido de responder às situações de modo adaptativo ou efetivo.

O treinamento de habilidades pode ser conduzido por psicoterapeutas, conselheiros, gestores de caso, assistentes sociais, equipes de comunidades terapêuticas e enfermeiros psiquiátricos (em contextos de internação). Psiquiatras e enfermeiros podem ser treinadores de habilidades muito efetivos. Além disso, indivíduos carismáticos que passaram pelo treinamento e superaram suas próprias dificuldades também podem se tornar excelentes cotreinadores e conselheiros de habilidades e conselheiros dos pares.

Atenção: O treinamento de habilidades DBT não é e não substitui psicoterapia individual.

INVESTIMENTO:

O investimento para participar no Grupo de Habilidades DBT é de R$497 mensais (ou, à vista, com desconto, R$1849)

As vagas são limitadas para melhor funcionamento do grupo.

Em caso de desistência, em até 7 dias, o valor pago será devolvido. Após esse período, em caso de desistência, o reembolso não será possível. No entanto, você permanece com acesso a todo material do curso durante 1 ano.

O grupo não substitui tratamento psicológico/psiquiátrico e/ou psicoterapia individual. O foco do treinamento são as habilidades e tarefas relacionadas, não se tratando de um grupo de terapia em grupo para discutir questões pessoais

Problemas com cobrança, pagamento e afins, deverão ser tratados diretamente com o suporte da plataforma Hotmart.

As formas de pagamentos aceitas são cartão de crédito, boleto e pix.

Participantes devem ter 18 anos ou mais.

No caso de dúvidas, entre em contato:

 Pelo Instagram @camilawolf_psi ou @bordereagora 

Ou por email camilawolfpsi@gmail.com / bordereagora@gmail.com