Informativo do trabalho de Gustavo Marchetti, na Aliança Bíblica Universitária do Brasil
Informativo do trabalho de Gustavo Marchetti, na Aliança Bíblica Universitária do Brasil
REFRAÇÃO
Como havia dito no informativo anterior, como catalizador da Inciativa Logos y Cosmos, que é uma iniciativa da IFES-CIEE (International Fellowship of Evangelical Students - Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos), fui à Seropédica para um encontro com estudantes onde pude ministrar uma oficina sobre a importância do Sabá para nosso campo missionário (saiba mais sobre o projeto na aba ILC). Destaco aqui alguns pontos que nortearam essa conversa com os estudantes:
1) Afirmar a importância do descanso no ambiente acadêmico significa afirmar que uma outra ciência é possível, uma ciência que vise a criação do novo e não a repetição mercadológica do saber, que visa comungar com as formas não-humanas de vida, e não a maneira exploradora e dominadora que se tornou um paradigma dominante no mundo ocidental;
2) afirmar que outras relações são possíveis, garantindo condições trabalhistas e de estudos que não explorem servidores e professores universitários à sua exaustão, nem exponham estudantes a um ritmo frenético em busca de méritos individualmente conquistáveis, é possível olhar para o estudante ao lado como um amigo, não um competidor, um rival;
3) outra forma de fazer missão é possível, num tempo onde as técnicas e métricas, influência e eficiência têm sido o parâmetro para nosso fazer missionário, ainda é possível sermos anunciadores de "boas novas de grande alegria" ao invés de conquistadores de almas e administradores de casos de sucesso.
GRAÇA COMUM, ALEGRIA INCOMUM
Esse foi o título do Treinamento Micro Regional que realizamos em Seropédica - RJ. Destaco a seguir algumas formas em que essa alegria incomum se manifestou para mim neste evento:
1) o sabor da distância, da saudade: Aprender a saborear os encontros e as partidas, desfrutar de cada um desses momentos tem sido enriquecedor. Muita gente que encontrei no TMR, só voltarei a ver em alguns meses, ou ano. Mesmo na escassez de nossos contatos, a simples lembrança destas, revela a profundidade e sinceridade do afeto que nos une. Obra divina. Partir o pão com esses irmãos e irmãs foi revigorante e encorajador.
2) alegria partilhada: é preciso mencionar como as histórias dos estudantes me conquistaram e alegraram. Ver e ouvir suas pequenas e grandes conquistas pessoais e profissionais, vê-los "chegar lá", foi motivo de alegria para mim, mas não pelas conquistas em si, e sim pela maneira com que chegam. Tem sido minha "coroa e glória" poder participar da bonita trajetória de algumas e alguns estudantes.
Enquanto isso....
Aproveitamos as férias da Ju para termos um tempo com nossas famílias em um sítio em Marechal Floriano - ES. Há muitos anos não tínhamos uma oportunidade como essa e foi, sem dúvida uma experiência renovadora.
No TMR reencontrei amizades recentes, mas após esse encontro vivi outros encontros, com amizades mais antigas. A fidelidade de Deus entre nós, ao longo de nossas histórias nos nutre ainda hoje. A alegria se manifesta aqui ao ver que nossos velhos amigos estão bem. Um doce sabor. Nossas filhas e filhos brincando juntos, um café e caminhada pelas ruas do Rio de Janeiro, pequenas alegrias que renovam.
PEDIDOS DE ORAÇÃO
Peço oração pelas viagens e encontros que farei nas próximas semanas e pela mobilização de recursos para este ministério (na aba Mobilização de Recursos, você pode acompanhar uma versão atualizada dessa parte do meu trabalho). Irei à Curitiba por ocasião do Programa Grão de Mostarda (PGM), entre os dias 23-26 de outubro. É um programa de mentoria com os mestres e amigos Valdir Steuernagel, Osmar Ludovico e Ziel Machado, e sempre uma oportunidade de crescimento e encontros renovadores. Na semana seguinte, irei para o encontro realizado pela IFES e Iniciativa Logos y Cosmos, com o tema "Academia, Fé Cristã e Sociedade", que acontecerá em Quito, entre os dias 31 de outubo e 03 de novembro. Embora sejam experiências enriquecedoras, e estou muito animado pelos aprendizados que virão, lidar com a distância de casa é sempre desafiador para mim.