A leitura do Manual de Boas Práticas é vital para garantir a qualidade e segurança no laboratório. Preencher documentos corretamente é essencial para resultados confiáveis. Conformidade com as diretrizes promove excelência operacional, credibilidade dos dados e segurança dos envolvidos.
Coordenação de Estação Experimental - COEXP
Coordenador: Ronaldo Folmann Santos
Contato: (46) 3520-2631/2632
E-mail: coexp-fb@utfpr.edu.br
Equipe: Camila da Rosa Vanin; João Paulo Fernando Mileski; Magalí Aparecida Schllemer; Raquel Ludwich Orben; Sinara Queli Welter Nardi.
Links práticos:
Autorização para Utilização dos laboratórios em Finais de Semana, Feriados e Horários Alternativos;
Portaria Normativa GADIR-FB/UTFPR nº 3, de 21 de outubro de 2021 - Dispõe sobre as regras para a utilização dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e atualiza e consolida a normativa pertinentes.
1. Estas normas aplicam-se a todos os usuários dos laboratórios.
2. Os alunos deverão desenvolver suas atividades nos horários de funcionamento dos laboratórios.
3. Para a utilização nos finais de semana, feriados ou fora dos horários de atendimento dos laboratórios, é necessário requerer uma autorização do orientador, em formulário específico (ANEXO III). O acesso ao campus só será permitido mediante a apresentação dessa autorização. O orientador deverá enviar o requerimento à Coordenação de Estação Experimental - COEXP. Recomenda-se a presença do(a) professor(a) orientador(a) durante o desenvolvimento dessas atividades.
4. Deve-se respeitar os horários destinados à realização de aulas práticas em cada laboratório. Não é permitida a utilização dos laboratórios quando os mesmos estiverem reservados para aulas práticas, quando o técnico laboratorista estiver organizando ou após o preparo da aula prática. Portanto, é necessário observar o cronograma de uso dos laboratórios afixado semanalmente nas portas de acesso.
5. Não é permitida a entrada e permanência nos laboratórios sem o uso de jaleco, roupas, calçados adequados, e demais Equipamentos de Proteção Individual- EPIs (óculos de proteção, luvas, máscaras, entre outros) conforme a especificidade que a atividade prática requerer. Cabe a cada usuário providenciar o seu EPI. Durante a permanência nos laboratórios, utilizar os cabelos amarrados.
6. Não é recomendada a utilização de quaisquer aparelhos de som e imagem nas dependências dos laboratórios (notebook, tablet, celular etc). Em caso de utilização, a COEXP não se responsabiliza por eventuais danos aos aparelhos.
7. É proibido beber ou comer nos ambientes de laboratórios, exceto para fins de pesquisa.
8. Os usuários deverão ter conhecimento prévio acerca das normas de utilização do laboratório, equipamentos e utensílios diversos dos quais fará uso.
9. Cabe ao orientador ensinar e acompanhar os alunos durante a realização dos experimentos; informar ao aluno sobre os riscos e perigos e garantir que o aluno realize seus experimentos sem comprometer sua a segurança, a dos demais usuários e das instalações.
10. Cabe ao orientador zelar pelo bom uso dos equipamentos, instruindo o aluno sobre a forma correta de utilização, evitando que ocorram danos em virtude do mau uso. Em caso de dúvida, solicitar auxílio de um técnico de laboratório.
11. Qualquer alteração no funcionamento dos equipamentos deve ser comunicada imediatamente aos laboratoristas.
12. Em caso de danos em materiais de consumo ou permanente (vidrarias e utensílios) em decorrência do mau uso, será solicitada reposição/reparo do material ao orientador e/ou usuário, para que não cause prejuízo ao andamento das demais atividades. A reposição/reparo será solicitada quando: o material for único ou a quantidade disponível for insuficiente para uso; não estiver previsto na lista de materiais de reposição anual do laboratório; sua falta prejudicar a realização das aulas práticas e demais atividades laboratoriais.
13. Cabe ao usuário lavar, secar e guardar vidrarias nos locais indicados em cada laboratório, além da limpeza de bancadas e cubas de lavagem após o uso. Também deve deixar limpos balanças e demais equipamentos utilizados, em boas condições de uso para o próximo usuário.
14. A solicitação de reagentes deve ser realizada com antecedência, inclusive pelos docentes. Os pedidos devem ser efetuados em formulário específico. Retirada e devolução de reagentes devem ser feitas na sala das balanças.
15. Todos os frascos de reagentes e meios de cultura devem ser pesados (com tampa) antes e após o uso, para controle do almoxarifado, e registradas as quantidades nas fichas disponíveis ao lado das balanças.
16. O usuário deve prever antecipadamente a utilização dos equipamentos, efetuando as reservas em formulário específico. No caso de dúvidas, solicite orientação dos técnicos de laboratório.
17. Nos laboratórios de pesquisa, as reservas deverão ser efetuadas por meio da plataforma eletrônica Sistema de Agendamentos dos Laboratórios. Para ter acesso ao portal, basta acessar o site, https://laboratorios.fb.utfpr.edu.br, com seu login e senha institucional. No caso de dúvidas, solicitar orientação aos técnicos de laboratório (coexp-fb@utfpr.edu.br) ou DIRPPG (dirppg-fb@utfpr.edu.br).
18. Quando for necessário manter algum equipamento ligado por várias horas ou dias, o usuário deverá fazer a identificação com a data de início e término do experimento. Qualquer equipamento que estiver ligado e não identificado será desligado no término do expediente dos laboratórios.
19. Nenhum equipamento deve ser removido dos laboratórios sem autorização prévia dos técnicos de laboratório e do servidor responsável pelo patrimônio.
20. Não é recomendada a remoção de utensílios, vidrarias e outros materiais dos laboratórios. Entretanto, se houver necessidade, o usuário deverá responsabilizar-se pela devolução dos materiais aos locais de origem.
21. Os alunos de Iniciação Científica e de pós-graduação, bem como os docentes, podem fazer uso das autoclaves para esterilização de materiais, desde que não interfiram na programação das aulas práticas. Os orientadores são responsáveis por treinar alunos que manipularão a autoclave a fim de evitar acidentes. Na ausência ou impossibilidade do orientador, o aluno deve solicitar aos técnicos de laboratório para que façam a orientação adequada.
22. Após a esterilização, cabe ao aluno retirar os materiais da autoclave, sendo que os materiais contaminados devem ser imediatamente descartados e deve ser efetuada a limpeza das vidrarias. Quaisquer dúvidas, solicitar aos técnicos de laboratório da COEXP.
23. Quaisquer materiais como meios de cultura, soluções e outros que não estiverem devidamente identificados (com nome do material, usuário, data de início e término do experimento) serão descartados.
24. Após o uso dos laboratórios, certificar-se de que os registros de gás e água estão devidamente fechados e que os equipamentos utilizados foram desligados.
25. Em caso de acidentes, comunicar imediatamente aos técnicos de laboratório, orientador e, caso necessário, ao setor médico.
26. A inobservância de quaisquer itens anteriores, bem como das normas gerais para utilização dos laboratórios, será comunicada ao orientador, por meio de Relatório de Ocorrências, o qual deverá ser devolvido assinado pelo aluno e pelo professor, obedecendo ao prazo máximo de 5 dias úteis.
27. Em caso de reincidência ou não devolução do relatório de ocorrências assinado com a justificativa, o usuário poderá ser impedido de utilizar os laboratórios. Além disso, tais ocorrências podem gerar pendências ao orientador, com possíveis implicações à participação em editais promovidos pela DIRPPG/PROPPG, DIRGRAD/PROGRAD e DIREC/PROREC.
28. É obrigatório o preenchimento e entrega desse ANEXO à COEXP, assinado pelo orientador e aluno. Este termo deve ser atualizado/renovado todas as vezes que houver qualquer alteração no tipo de atividades de pesquisa (alunos de iniciação científica a TCC, ou pós-graduação). Após a entrega do termo, o usuário estará autorizado a utilizar as dependências dos laboratórios.