A linhagem dos deuses romanos — com, é claro, algumas consonâncias com o panteão grego.
As origens do casal que sobreviveu ao dilúvio dos deuses e que repovoou o mundo após a devastação das águas. Sua ascendência divina dá mais destaque ao seu caráter pio.
Não é clara a diferença entre as "Clímenes" que aparecem na mitologia; podem se tratar da mesma figura, por vezes, ou não.
Os descendentes do casal refundador e a origem dos povos da Hélade.
É a partir da descendência de Heleno que se formam, mitologicamente, os povos helênicos — por isso recebem seu nome, os “helenos”, i.e. como os gregos chamavam a si mesmos.
O filho do sol, morto pelo avô, Júpiter Tonante, agora repousa no solo árido — fruto da queima dos raios paternos e do avô. Suas irmãs, as Helíades — lit. filhas do Sol, Hélios — choram lágrimas de âmbar em sua memória e seu amante, Cicno, vertido em ave, agora canta melancolicamente enquanto foge dos raios que tomaram seu amado.
O pai que se torna lobo pelo rei dos deuses e a ninfa, sua filha, que se torna ursa pelo crime do deus, vítima da rainha das deusas — seu filho, neto do lobo, também encontra o mesmo destino. Ambos, mãe e filho, agora residem na morada eterna, mas na tortura de nunca descansarem — plano que Juno engenhosamente armou.