OPERAÇÃO
OPERAÇÃO
De segunda a sexta feira, com o cair da noite, muitos destes guardiões do canal 9, descem pelas 22H em PMR446 e em CB pelas 22H15 ao canal 7 para conversarem uns com os outros localmente e, assim constatarem a operacionalidade ou necessidade de manutenção dos seus equipamentos. Após terminarem as comunicações em canal 7 em CB e em PMR446 com o tom de proteção 85.4Hz, os guardiões regressam ao canal 9 em CB e no PMR446 com o tom de proteção 206.5Hz, onde tendencialmente permanecem à escuta até serem chamados.
Quando fora de casa no seu quotidiano em locais onde devido ao volume, peso ou incompatibilidade com o que vão ou estão a fazer, os guardiões do canal 9 em CB comunicam-se frequentemente em PMR446 canal 9 tom 206.5Hz.
Após as atividades de treino, exercício ou mera conversação via rádio, alguns desligam os rádios, outros mantém-se no canal que estavam mas, os guardiões do canal 9, regressam sempre ao canal 9, onde permanecem à escuta e, terminam sempre um QSO (conversação via rádio) com a expressão de serviço "Guardião regressa a canal 9, terminado".
Os Guardiões do Canal 9, anunciam regularmente a sua presença, premindo o PTT e proferindo a seguinte frase "Guardião em canal 9". Não é muito importante dizer qual o Guardião, mas é importante que do outro lado alguém saiba que se necessitar, pode eventualmente ser escutados pelos Guardiões.
João Paulo Saraiva
Guardião#1