País de Gales, foi o nome dado ao povo bretão pelos invasores anglo-saxões quando eles o expulsaram para o Oeste do Reino Unido. O principado, hoje chamado de Wales em inglês, tem outro nome em galês. Os galeses – the Welsh – chamam seu país de Cymru, que significa “compatriotas”. O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha, e também faz parte do Reino Unido. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda a norte e Oeste.
A bandeira do País de Gales é o dragão vermelho. Ela consiste em um dragão caminhando em um campo verde e branco. Existem diferentes interpretações para esse emblema. A bandeira foi oficializada em 1959, mas o dragão é associado ao País de Gales há séculos. Muitas vezes a bandeira é considerada a mais velha bandeira nacional ainda em uso, embora a origem do dragão como símbolo seja hoje perdida entre história e mito. A teoria mais aceita é a de que os romanos tenham trazido o emblema durante sua ocupação da Grã-Bretanha. As listras verde e branco da bandeira foram acrescentadas pela Casa de Tudor, dinastia galesa que esteve no trono de 1485 a 1603. Verde e branco também são as cores do alho-porro, outro emblema de Gales.
O País de Gales desfruta de uma tradição secular de folclore, poesia, música e intelectualismo. A cultura é bastante distinta de outras partes das Ilhas Britânicas. Ao vir visitar no País de Gales, os visitantes poderão explorar tradições, idiomas e heranças - incluindo os famosos castelos do País de Gales, dos quais existem mais de 600. A arte galesa está em toda parte.
É algo que pode ser visto em uma apresentação da Welsh National Opera, durante a preparação pré-jogo para um jogo de rugby das Seis Nações no Estádio do Principado de Cardiff, ou em um dos vibrantes festivais de música e artes.
O esporte é extremamente importante na cultura galesa, especialmente a união do rugby e o futebol. Três times de futebol jogam na Liga Inglesa de Futebol. O Cardiff FC e o Swansea FC jogaram na PremierLeague.
As refeições tradicionais incluem peixe e batatas fritas, Welsh rarebit (queijo temperado derretido derramado sobre pão torrado), Laverbread (algas marinhas, tradicionalmente servido no café da manhã com um pouco de bacon), cawl (uma sopa de carne), Welsh cakes (um biscoito que é como bolo), bara brith (pão de frutas condimentadas), bem como a salsicha Glamorgan (uma salsicha vegetariana feita de queijo).
Nos tempos modernos, estes são apreciados ao lado de novos favoritos da Índia, América e China, como frango tikka masala, hambúrgueres e chow mein.
Figuras notáveis na cultura galesa incluem os autores Roald Dahl e Ken Follet, os atores Anthony Hopkins, Christian Bale, Michael Sheen, Taron Egerton, Catherine Zeta-Jones, os músicos Tom Jones e Charlotte Church, e quem poderia esquecer o poeta mundialmente famoso Dylan Thomas. O País de Gales também está crescendo em popularidade com estrelas de Hollywood, como Tom Hardy, Forest Whittaker e Lin Manuel Miranda.
Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, local do anfiteatro considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que Impedia a passagem.
O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente. O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionado com os nomes de várias outras regiões europeias onde os povos germânicos tomaram contato com culturas não germânicas.
A conquista de Gales pela Inglaterra não aconteceu em 1066, quando a Inglaterra foi conquistada pelos normandos, mas foi gradual, prolongando-se até 1282, quando o rei Eduardo I de Inglaterra invadiu o país e derrotou em batalha Llywelyn ap Gruffydd, o último príncipe independente de Gales. Eduardo construiu uma série de grandes castelos de pedra a fim de manter os galeses sob controle. Os mais conhecidos estão em Caernarfon, Conwy e Harlech. Gales foi legalmente anexado pelo Decreto de União de 1536, durante o reinado de Henrique VIII de Inglaterra. Desde 1301, o título aplicado no herdeiro aparente do Reino Unido é Príncipe de Gales.
País de Gales possui duas línguas oficiais: o galês e o inglês galês. É, portanto, uma nação bilíngue, como o Canadá. Uma das primeiras características que você percebe é o sotaque, muito particular, além de questões gramaticais e empréstimos linguísticos. Só que o inglês galês não é único, pois apesar de o País de Gales ser pequeno, há variações de sotaque e dialetos nas diferentes regiões do país. No Sul, por exemplo, o idioma lembra o falado em Bristol. Já no Oeste de Gales, o inglês galês é parecido com o inglês da região de Midlands. E no Norte ele sofre a influência do inglês de Merseyside.
População: 3,38 milhões de habitantes (estimativa 2021)
A moeda oficial do País de Gales é a Libra esterlina.
Cardiff: É a capital mais nova da Europa. Foi declarada a capital do País de Gales em 20 de dezembro de 1955. Há um século era o porto mais ocupado de carvão no mundo. Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes.
Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido.
Grande parte do país de Gales é montanhoso, particularmente Gales do Norte e Mid Wales (Médio Gales). As Brecon Beacons (único local onde costuma nevar todos os anos), a sul, e Snowdonia a norte, são unidas pela Cordilheira Câmbrica (daí se dá o nome da era geológica). O ponto mais alto de Gales situa-se em Snowdon.
O cristianismo é a maior religião do país de Gales. Até 1920 a igreja estabelecida era a Igreja da Inglaterra, mas a partir de 1920 a Igreja é desestabelecida no País de Gales , ainda anglicana, era autogovernada. Wales também tem uma forte tradição de inconformismo, incluindo o metodismo.
A maioria dos adeptos da religião organizada no País de Gales segue a Igreja no País de Gales ou outras denominações cristãs, como a Igreja Presbiteriana do País de Gales, o Catolicismo, as igrejas Batista e Metodista e a Ortodoxia Oriental.
Outras religiões podem ser filiadas ao budismo, hinduísmo, judaísmo, islamismo, sikhismo e druidismo, com a maioria das pessoas não-cristãs galesas encontradas nas grandes cidades de Cardiff e Swansea.
O País de Gales é famoso por sua paixão pelo futebol e pelo rugby, participa do torneio Six Nations desde a sua criação. Cardiff, a animada capital do País de Gales, é a casa do Millenium Stadium (também conhecido como Principality Stadium), sede do time de rugby galês.
O país de Gales atualmente se situa no 19º no rank FIFA com 1569.8 pontos.