Inglaterra

Nome, bandeira, localização e países da fronteira

O nome Inglaterra deriva da palavra “Englaland” (England), cujo significado é “Terra dos Anglos”.  Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente (século V).

Está localizada na ilha da Grã-Bretanha, no oeste da Europa. O país faz parte do Reino Unido, juntamente com Escócia (Norte), País de Gales (Oeste) e Irlanda do Norte (Ilha da Irlanda, ali ao lado), fazendo fronteira com Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste, a leste e ao sul estão o Mar do Norte e o Canal da Mancha.


Sua bandeira representa a Cruz de São Jorge, considerado o santo padroeiro do país desde pelo menos o século XIV. Além de ter sido oficializado como o patrono da Inglaterra, a figura de São Jorge é atribuída à proteção dos soldados, o que é baseado tanto nas histórias heróicas por detrás da figura desse santo quanto na utilização de um símbolo semelhante ao estampado na bandeira inglesa pelos solados do país durante o movimento da Terceira Cruzada no século XII.

Bandeira da Inglaterra
Os Anglos-Saxões
Terceira Cruzada. Século XII
Localização da Inglaterra.

Cultura

Lazer:

Um dos grandes hábitos dos ingleses é beber após o expediente em pubs e conversar por horas ou assistir esportes no qual o país e todo apaixonado, como rugby, golfe e principalmente por futebol. A Inglaterra em uma longa história e a mistura desse aspecto com a modernidade é bem visível. Há muitos museus para conhecer em todas as cidades da Inglaterra e diversos prédios com uma arquitetura que mais parece uma obra de arte.


Além disso, nos dias de sol, fazer um piquenique nos parques ou nos jardins é um passeio típico de lá. Os parques ficam lotados quando está calor e, nessa época, há também muitas atrações na rua, como feirinhas gratuitas de comida e de produtos diferentes.

Gastronomia:

O principal prato dos ingleses é o Fish and Chips, que nada mais é do que peixe empanado e frito com batata frita. Você irá encontrar em todo lugar, servido no prato ou enrolado em jornal.

O segundo prato típico de lá é o Bangers and Mash, composto por salsicha e purê de batata. O que varia de um restaurante para outro é o tempero da salsicha e talvez o acompanhamento, mas geralmente é um molho de cebola.

O café da manhã característica marcante da Inglaterra é composto por ovos, feijão, salsicha, torradas, cogumelos e batata.

A tradição do chá das cinco realmente existe no país, eles vêm acompanhados por croissants, doces e bolos. Os scones, biscoitinhos com geleias ou manteiga, também são bem tradicionais.


Literatura e Musica:

Poderíamos escrever até amanhã sobre artistas famosos que impressionaram o mundo e nasceram na Inglaterra. Porém, alguns merecem menção especial, como o cientista Charles Darwin, o autor Shakespeare e a autora J. K. Rowling. Musicalmente, os britânicos também não decepcionam. O país é o lar de várias bandas de rock como The Beatles, Queen, The Rolling Stones, Pink Floyd e outras cantoras como a famosa Adele.


Pub na Inglaterra
O Famoso Fish and Chips.
Willian Shakespare.
Queen, uma das maiores bandas do mundo.

Historia

Os primeiros povos a ocuparem a ilha da Grã-Bretanha, onde está localizada a Inglaterra, foram os celtas. O domínio estrangeiro sobre os territórios britânicos continuou com o Império Romano por volta do século I a.C., do qual o país fez parte até pelo menos o início do século V da era atual.

A partir de então, os anglo-saxões tiveram um papel essencial no que tange à conformação do território inglês como hoje o conhecemos, influenciando diretamente na sua formação sociocultural e política, processo esse que não foi interrompido nem mesmo pela invasão dos vikings no século VIII.

Disputas políticas e territoriais marcaram a história inglesa, culminando em acontecimentos como a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e a Guerra das Rosas (1455-1487). O século XVI foi caracterizado pela expansão territorial inglesa e pela conformação de um reino unificado que agregou Inglaterra, País de Gales e a Escócia sob um mesmo sistema político. A Irlanda do Norte veio a se juntar somente no início do século XIX, formando então o Reino Unido.

Nesse meio, teve início na Inglaterra a Revolução Industrial, que provocou transformações profundas na produção e na forma de trabalho em todo o mundo, além de colocar o país no centro da economia internacional à época.

Junto do Reino Unido, a Inglaterra constituiu colônias nos continentes africanos e asiático entre os séculos XIX e XX no que ficou conhecido como neocolonialismo. Pouco tempo mais tarde, envolveu-se com os conflitos das duas guerras mundiais.

A Inglaterra é hoje considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo e um importante centro financeiro internacional, tendo papel central na política e economia do Reino Unido


Os Celtas.
Algumas Colônias do Império Britânico.
Revolução Industraial no Sec. XVIII.
Rainha Elizabeth II, governou a Inglaterra por 70 anos.

Idioma, Moeda e População


O idioma inglês é uma língua de raiz germânica que surgiu em decorrência da mistura de vários dialetos que conviveram no arquipélago britânico.

O Anglo-frísio e o saxão foram dialetos trazidos à Grã-bretanha por povos germânicos da europa central. O Celta britânico era o dialeto falado pelo povo Celta que ocupava as ilhas britânicas desde 700 a.c.

Inglês antigo: agrupava dialetos diversos que foram trazidos à Grã-bretanha pelos povos saxões. Os reino anglo-saxões possuíam também origens em variadas regiões da europa central e do norte, portanto, também possuíam dialetos distintos.

Inglês médio: foi o dialeto originado a partir das influências das invasões vikings (séculos 8 a 11) e da conquista normanda dos reinos anglo-saxões. Nesse período o inglês sofre acréscimos da língua normanda, uma língua românica e que futuramente daria origem ao francês, e das línguas germânicas setentrionais.

Inglês Modernos: tem como característica uma maior padronização do idioma como um todo. Em linha qual o processo de ascensão das línguas nacionais em detrimento do latim que dominava a vida eclesiástica e acadêmica.


Com mais de 53 milhões de habitantes, a Inglaterra é de longe o país mais populoso do Reino Unido, representando 84% do total combinado. A Inglaterra, tomada como uma unidade e medida em relação aos estados internacionais, seria o 25º maior país em população do mundo. Com uma densidade de 424 pessoas por quilômetro quadrado.


Conhecida como a Libra esterlina, a moeda mais antiga no mundo ainda em utilização, a moeda na Inglaterra é adotada por todos os países do Reino Unido.

Segundo o Corporate Finance Institute (CFI), sua aparição pela primeira vez foi em meados de 1489, durante o reinado de Henrique VII. Contudo, apenas em 1694 começou a rodar oficialmente como cédula no Reino Unido. E foi nesse mesmo ano que o Banco da Inglaterra se estabeleceu.

Sendo assim, remota ao império romano, o nome da moeda vem da expressão “libra pondo” que significa “equilíbrio de peso” no latim. Por lá nunca circulou o Euro, por mais que o país tenha feito parte da União Europeia por mais de 40 anos, tendo deixado de fazer parte oficialmente em 2020.


Nota de 50 Libras.

Capital e Geografia

Londres: é a capital e maior cidade em população do Reino Unido. A história londrina está atrelada à chegada de desbravadores às ilhas Britânicas, entre eles, romanos, anglos e normandos. A cidade cresceu mediante o desenvolvimento do comércio e da indústria. Atualmente é um dos principais centros econômicos de todo o mundo.

Os londrinos desfrutam de elevada qualidade de vida e de moderna infraestrutura de transportes e comunicações.

O território inglês é formado por um relevo suavemente ondulado, além de planícies em torno dos cursos d’água. O maior pico da Inglaterra é o Scafell. Já o maior rio da Inglaterra é o Tâmisa.

O clima da Inglaterra é tipicamente temperado. O país possui invernos bastante frios e verões amenos. As precipitações de chuva são constantes ao longo do ano. Já a vegetação da Inglaterra é formada por florestas temperadas.


Vista Aerea de Londres .

Religião, Esporte e Ranking da FIFA

O Anglicanismo é a religião oficial e a mais seguida na Inglaterra. Cerca de 21% da população inglesa declara ser anglicana. O Anglicanismo é uma religião cristã e surgiu no século XVI dentro do processo de Reforma Religiosa. Ela foi criada pelo rei Henrique VIII.

Depois do Anglicanismo, o Catolicismo (Igreja Católica Apostólica Romana) é a mais seguida na Inglaterra. São cerca de 20% da população.

O Islamismo vem crescendo muito nas últimas décadas em função da grande quantidade de imigrantes de origem árabe que foram morar em solo inglês. Atualmente, cerca de 11% da população da Inglaterra seguem o Islamismo.


Golfe: O golfe, como hoje é praticado, na verdade é uma adaptação de um jogo muito praticado na Roma Antiga: o “Paganica”. Basicamente, ele consistia em bater com um pedaço de madeira em uma bola feita de couro, recheada de lãs e penas. Quem fez a readaptação e criou as novas regras, porém, foram os escoceses – também responsáveis por popularizar a prática em todo o território do Reino Unido.

Rugby: Nascido na Inglaterra, o rugby foi trazido ao Brasil no século 19, através de empresários, estudantes e imigrantes que vinham do Reino Unido. Mesmo existindo registros de esportes parecidos com o rugby, onde pessoas corriam com a bola nas mãos e umas tentavam derrubar as outras para pegar a bola, desde a Era Medieval, o Rugby começou a ser oficialmente jogado em 1845, mas só se tornou profissionalmente reconhecido em 1995.

Tênis: O tênis, na verdade, foi uma invenção dos franceses – mas se difundiu pelo mundo graças aos ingleses. A base do esporte que hoje conhecemos foi um jogo chamado “Jeu de Pame”, muito popular na França do século 13. Nele, os jogadores utilizavam as mãos para rebater bolas contra a parede. No século seguinte, já entraram em cena as primeiras raquetes de madeira.

A Inglaterra esta atualmente da 5º posição do ranking da FIFA, sua melhor colocação foi em 2012 na 3° posição e sua pior colocação foi em 1996 na 27º colocação.


Seleção Inglesa .
TwitterInstagramYouTubeLink